Como se escreve a vista e a prazo?

Perguntado por: lcruz . Última atualização: 22 de maio de 2023
4.5 / 5 15 votos

Voltemos ao foco do artigo. A dúvida nos assalta porque, se o correto é venda a prazo – havendo aí apenas a preposição pura (a) –, deveria suceder o mesmo com venda a vista. Dissemos bem: deveria. Hoje, contudo, o modo mais apropriado de escrever é venda à vista.

As compras à vista são aquelas em que o valor é pago de uma só vez. Pode ser no crédito ou no débito, mas a compra é paga integralmente. Já quando o cliente paga a prazo, ou parcelado, o valor é dividido em meses. Essa explicação é básica, mas já deixa bem claro como funcionam os dois formatos.

Como a crase é a contração da preposição a com o artigo feminino a, não se usa crase diante de palavras masculinas: a prazo, a pé, a cavalo, a lápis.

Pagamento à vista é o pagamento do valor total do produto em uma parcela, de uma só vez. Todos os pagamentos por boleto bancário são à vista, mas dá pra pagar nesta condição pelo cartão de crédito também.

A venda a prazo é uma grande opção para quem não pode desembolsar o valor total, dessa forma o valor é dividido em parcelas. Nesse tipo de compra as financeiras costumam cobrar juros, baseados no valor do produto, juros que são embutidos nas prestações.

O que é À vista:
Normalmente, esta expressão é usada no sentido de imediatismo do pagamento de algo. Por exemplo, quando se diz que determinado produto foi pago à vista, significa que a totalidade do seu valor foi descontada de uma só vez.

Então, por exemplo, mesmo que se escreva a prazo (subst. masc.), escreve-se à vista, com acento.

À vista, com acento indicador de crase, é uma locução adverbial que pode ter diferentes significados. Um deles é para se referir a algo que está diante dos olhos, na presença de alguém, algo que ocorreu ao alcance da vista, está aparente, visível, à mostra.

Quando usar a vista? A vista é simplesmente a junção do artigo definido a com o substantivo feminino vista, que pode significar o sentido ou órgão da visão, bem como o ato de ver ou a paisagem. Pode significar ainda uma opinião sobre um assunto e o aspecto de alguma coisa, entre outros.

As duas opções tem suas vantagens e desvantagens. Por exemplo, à vista as chances de você ficar inadimplente são menores, pois você paga o produto na hora. Por outro lado, a vantagem de pagar parcelado é que você pode comprar produtos mais caros e ir pagando aos poucos.

Usa-se «em vista de» (e não «em vista a») e «com vistas a» (ou «com vista a»), mas não se trata de locuções sinónimas. A primeira significa «tendo em conta que (acontece/se faz alguma coisa)», enquanto a segunda é equivalente a «tendo por finalidade (alguma coisa/fazer alguma coisa)».

À toa, à vista, à disposição, à espera de, à mão, à medida que, às pressas, à tarde, às vezes, às voltas com, à vista disso, à vontade, dar à luz, etc. Não há crase antes de palavra em sentido genérico.

Crase é a contração da preposição a com outro a, que pode ser artigo definido, pronome demonstrativo ou o a inicial dos pronomes aquela, aquele, aquilo. É indicada pelo acento grave. Como regra geral, só se usa crase antes de palavras femininas. A exceção são os pronomes demonstrativos aquele e aquilo.

- Obrigatória sempre que tiver artigo “a” antecedendo palavra feminina. - Quando houver locução adverbial de tempo, modo e lugar. - Na presença de locução prepositiva “de”. - Na presença de locuções conjuntivas “à medida que” e “à proporção que”.

VENCIMENTO À VISTA: o vencimento ocorre no momento apresentação do título ao sacado, que poderá ser feita no prazo de até 1 ano a contar da emissão (art. 34, LUG).

A descrição de pagamento nada mais é do que a informação detalhada sobre uma transação financeira, como transferências via TED ou DOC, além de pagamento de boletos e contas. No Brasil, ela pode ser feita através da maior parte dos bancos por um campo onde é permitido comentar sobre a operação.

O pagamento à vista é a modalidade mais conhecida e prática de fazer uma compra. De forma simples, basta ter o dinheiro suficiente para a compra, e pronto! Você não precisa se preocupar em ter que pagar posteriormente. Fica sem dívida e pode desfrutar sem problemas do bem que acabou de comprar.

Sim, é possível aos lojistas e prestadores de serviços vender de forma parcelada e receber a quantia à vista. Para isso, podem ser utilizadas as maquininhas de cartões de crédito ou as plataformas de pagamento, também conhecidas como “gateways de pagamento”, que funcionam de forma similar a uma maquininha virtual.

Como cobrar no dia do vencimento
Esse é o último lembrete e, assim como toda a comunicação, deve se manter amigável. Comunique que essa é a data de vencimento para o pagamento e relembre o meio de pagamento escolhido previamente.