Como se escreve dia a dia?

Perguntado por: varruda7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.7 / 5 18 votos

Qual é o certo: dia-a-dia ou dia a dia? A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição. Agora, esses termos são interpretados como uma expressão.

Plural: dia-a-dias. Grafia no Brasil: dia a dia. Grafia alterada pelo Acordo Ortográfico de 1990: dia a dia.

Significado de Correria
substantivo feminino Ação de correr, de se mover rapidamente de um lugar a outro. Corrida desordenada; pressa, desordem, corre-corre. Desordem ou confusão em local público, com muita movimentação.

# Não se usa o hífen quando o prefixo termina em vogal e o segundo elemento começa por consoante diferente de “r” ou “s”. # O hífen não deve ser usado quando o prefixo termina em consoante e a segunda palavra começa por vogal ou uma consoante diferente.

1 cotidiano, rotina, quotidiano.

Nunca escreva "dia à dia". Não ocorre crase em expressões com palavras repetidas, quer sejam palavras masculinas ou femininas. Ou seja, assim como "dia a dia", "passo a passo", "cara a cara" e "frente a frente" são exemplos de expressões sem crase.

Por que = Usado no início das perguntas. Por quê? = Usado no fim das perguntas. Porque = Usado nas respostas.

Para saber como se escreve “tem”, vale lembrar que essa palavrinha é uma conjugação do verbo “ter” na terceira pessoa do singular do presente do indicativo — eu tenho, tu tens, ele tem, etc. O verbo ter no plural, ou seja, na terceira pessoa do plural, tem acento circunflexo: “têm”.

Usamos “à” quando estamos nos referindo ao lugar. – Irei à faculdade hoje pois tenho prova. – Todos os trabalhadores foram à reunião após o expediente. Quando nos referimos ao objeto indireto ou complemento nominal.

A forma correta de escrita da palavra é certo, com c no início: Está certo. Deu certo?

Já com verbos transitivos indiretos, que pedem preposição, são usadas as formas preposicionadas do pronome. Com a preposição a: ao qual, aos quais, à qual, às quais. Com a preposição em: no qual, na qual, nos quais, nas quais.

A melhor abreviatura de horas é simplesmente “h”, sem ponto e sem registrar o “s” para indicar o plural: 15h, 19h, 10h15min. (ou 10h15).

Portanto, as duas formas estão corretas. Podemos dizer: “A maioria das pessoas foi”(concordância gramatical) ou “A maioria das pessoas foram” (concordância siléptica ou lógica), embora o mais usual nos meios de comunicação seja a concordância verbal no singular.

1 rotineira, costume, costumeira, hábito, prática, praxe, ramerrame, ramerrão, senda, usança, uso, vezo, cotidiano, escrita, moda, práxis, rito, ritual.

Os termos como e por exemplo transmitem ambos a ideia de exemplificação. Isso quer dizer que a construção “como, por exemplo” configura um pleonasmo. Esse fato não configura um erro em si, pois a redundância trazida pelo pleonasmo pode ocorrer por dois motivos.

Esse termo é um advérbio, que significa ao menos, tampouco, pelo menos. ex1: Não acertei uma questão sequer.

A forma correta de escrita da palavra é couve-flor, com hífen. As palavras couve flor e couveflor estão erradas. Couve-flor é um substantivo composto por justaposição, não havendo alteração dos seus elementos formadores.

Use hífen quando a palavra seguinte começar com h ou com vogal igual à última do prefixo: anti-inflamatório, micro-ondas, auto-observação, anti-herói, anti-higiênico, super-homem, mini-hotel, neo-helênico, co-herdeiro, sobre-humano, pré-história, sub-hepático, auto-hipnose, neo-humanismo, semi-hospitalar, proto- ...