Como se escreve Hiperrequintado?

Perguntado por: emagalhaes . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 7 votos

O hífen permanece quando o prefixo termina com r (hiper, inter e super) e a primeira letra do segundo elemento também é Exemplos: hiper-requintado, super-resistente.

De acordo com a nova ortografia, a regra base indica que o hífen é utilizado quando o prefixo termina com a mesma letra que começa a segunda palavra ou quando a segunda palavra começa com h.

Hiperconectado - com todos os seus amigos nas redes socais e nos [...] mensageiros instântaneos mais populares.

O hífen é usado para ligar verbo e pronome oblíquo átono quando há mesóclise ou ênclise.

  1. Ex. em mesóclise (intercalado no meio do verbo): conhecer-me-ão, falar-nos-emos.
  2. Ex. em ênclise (após o verbo): casei-me, ofereceram-lhe.

1.6 Em qualquer tipo de locução o hífen deixou de ser empregado. Aero; agro; anti; auto; arqui; circum; co; contra; des; entre; ex; hidro; hiper; in; inter; mini; pan; pós; pré; pró; pseudo; sub; semi; super; tele; ultra; vice.

No entanto, se as consoantes não forem iguais, não se utiliza o hífen: hipermercado, intermunicipal, superproteção.

HIPER e INTER exigem hífen diante de palavras iniciadas pelas consoantes H e R. Exemplos: Hiper-habilidade / inter-relação / super-homem.

A forma correta é SUPERINDICO, superindicou. O ABC da Língua Culta resume: SUPER é um prefixo. Indica 'excesso; aumento; posição acima, em cima ou por cima; superioridade; em seguida.

Por exemplo: anéis, fiéis, papéis, pastéis, céu, chapéu, troféu, véu, destrói, herói, faróis e sóis. O acento também desaparece nas paroxítonas com “i” e “u” tônicos que formam hiato (sequência de duas vogais que pertencem a sílabas diferentes) com a vogal anterior, que, por sua vez, faz parte de um ditongo.

A forma correta é escrever dia a dia sem hífen. Segundo o Novo Acordo da Língua Portuguesa, com uso obrigatório desde 2016, não se usa mais hífen em palavras ligadas por uma preposição.

“Alto-mar” – parte do mar distante do litoral e de onde não se avista terra – escreve-se com hífen: Veleiro alemão à deriva em alto-mar foi rebocado. Outro exemplo: Eles estavam em alto-mar.

Hiper-reatividade é uma palavra derivada de hiper-reativo.

Ela se refere ao fato da pessoa estar conectada o tempo inteiro a algum dispositivo tecnológico, como smartphones, notebooks, computador, entre outras opções. Desse modo, quem está “hiperconectado” tem necessidade de estar conectado à internet e às redes sociais o tempo todo.

4) Quanto ao modo como se junta a outras palavras por prefixação, usa-se o hífen apenas em dois casos: a) quando o elemento seguinte se inicia por h: hiper-hepático, hiper-hidratação, hiper-humano; b) quando o elemento seguinte começa com a mesma consoante com que se finda o prefixo: hiper-rancoroso, hiper-realismo, ...

Ficou na dúvida? Como se diz no futebol, a regra é clara: em palavras compostas por justaposição que formam uma unidade semântica, ou seja, em termos que se unem dando origem a um novo significado, o uso do hífen é obrigatório. Dessa forma, GUARDA-CHUVA, com hífen, é a grafia correta.

7. Usa-se hífen com os prefixos pré, pós, pró (tônicos e acentuados com autonomia). pré-escolar, pré-nupcial, pós-graduação, pós-tônico, pós-cirúrgico, pró-reitor, pós-auricular. Se os prefixos não forem autônomos, não haverá hífen: predeterminado, pressupor, pospor, proativo, propor.

No geral, as locuções não possuem hífen, mas algumas exceções continuam por já estarem consagradas pelo uso: cor-de-rosa, arco-da-velha, mais-que-perfeito, pé-de-meia, água-de-colônia, queima-roupa, deus-dará.