Como se escreve muitas vezes?

Perguntado por: amoreira2 . Última atualização: 29 de maio de 2023
4.5 / 5 13 votos

Quando não há um conjunto preexistente, ou quando ele é amplo demais, a locução “muitas vezes” vira um simples sinônimo de “frequentemente, de forma assídua ou repetida”, e nesse caso a preposição de passa de elemento funcional a partícula expletiva – e, convenhamos, um tanto pedante e viciosa.

1 frequentemente, constantemente, regularmente, muito, várias vezes, sempre, amiúde, amiudadamente, seguidamente, sistematicamente, reiteradamente, continuamente, continuadamente, incessantemente, ininterruptamente. Escreva textos incríveis em segundos com nossa nova ferramenta de Inteligência Artificial.

Ambas formas de escrever “muitas vezes” e “muitas das vezes” estão corretas, porém é muito importante utilizá-las verificando o contexto. Muitas vezes tem como significado repetição de algo, o que acontece frequentemente ou algo rotineiro.

Isolar elementos repetidos no enunciado
Muitas vezes, para reforçar o sentido de um termo, repetimos essa palavra ou locução no enunciado. Geralmente, trata-se de um advérbio, de uma conjunção ou de um adjetivo. Nesses casos, a vírgula é usada entre os elementos repetidos.

A palavra vezes tem sua origem como plural de vez, sendo vez derivada do latim “vicem”, de “vix”, com o sentido de alternativa, uma coisa após outra.

muitas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

A forma correta de escrita da locução é de vez em quando: De vez em quando rio. De vez em quando choro. De vez em quando penso nele.

1 constante, repetido, continuado, seguido, contínuo, crebro, iterado, reiterado, sequente, sucessivo.

1 bastantes, diversas, várias, tantas, numerosas, abundantes, copiosas, inúmeras, diferentes, variadas, profusas, fartas, múltiplas.

1 no qual, na qual, nos quais, nas quais. Exemplo: O envelope em que eu guardei o dinheiro desapareceu.

Significado de Várias
pronome Em que há excesso, diversidade; numerosas, muitas: tenho várias blusas. Em grande quantidade: várias alternativas foram apresentadas no congresso. [Gramática] Pode ser usado como substantivo ou como adjetivo.

Desta forma: – uma locução adverbial como às vezes não exige vírgula, a não ser que na frase esteja contígua a outra expressão: «À noite, às vezes, faz frio.» – uma partícula ou locução de explicação, correcção, continuação, conclusão, concessão requerem vírgula (ver Bechara, op. cit., pág.

duas vezes {advérbio}
twice {adv.}

A repetição da conjunção e numa mesma frase é possível, não constitui erro e pode ficar a dever-se a intenções de natureza estilística. A conjunção coordenativa e é utilizada para coordenar vários tipos de constituintes, como por exemplo: (i) grupos nominais: «O João e o Pedro foram ao cinema.»