Como se escreve o nome falecido?

Perguntado por: ngouveia . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.4 / 5 3 votos

substantivo masculino Aquele que morreu; o finado.

"De cujus" é uma expressão forense que se usa no lugar do nome do falecido, e autor da herança, nos termos de um inventário. Usa-se 'de cujus' para masculino e feminino, portanto não recebe flexão de gênero.

Significado de Defunto
substantivo masculino Pessoa falecida; morto, falecido, cadáver.

Significado de Falecido
adjetivo Morto. substantivo masculino Aquele que morreu; o finado.

NÃO. O piloto brasileiro não "faleceu". MORREU. Só falece aquele que sai da vida naturalmente, ou por velhice.

Quando o pai ou mãe de um dos noivos é falecido, recomenda-se acrescentar no convite as palavras in memoriam ao lado do nome. Seja qual for o estilo dos convites, se eles mencionarem o nome dos pais, como é comum, essa é uma ótima alternativa.

Sucessão legítima
Os bens são destinados em primeiro lugar aos herdeiros descendentes: filhos, netos e bisnetos concorrendo com o viúvo (a). Em segundo lugar são chamados os herdeiros da linha ascendente: pais, avós e bisavós concorrendo com o viúvo (a).

Assim, juridicamente falando, entende-se por Espólio todo o conjunto dos bens e direitos deixados por um falecido, que é chamado legalmente de “de cujus“, uma expressão em latim utilizada até hoje para se referir ao falecido.

Herdeiros necessários (descendentes): filhos, netos e bisnetos. Herdeiros ascendentes: pais, mãe, avôs, bisavôs e cônjuges. Herdeiros colaterais: irmãos, sobrinhos, primos e tios.

Herdeiro só responde por dívida até o limite da herança. É muito comum que as pessoas achem que as dívidas deixadas pelo parente que morreu passem paras os herdeiros, mas não é assim que funciona. Quem responde pelas dívidas é o patrimônio deixado pelo falecido.

O espólio é um termo que vem do latim espolium, que significa despojo ou algo que tenha sobrado. A palavra é usada para definir bens que uma pessoa reuniu em vida e deixou para seus herdeiros, sem considerar dívidas ou outras obrigações.

O inventário é essencial para regularizar a situação da pessoa que faleceu e pode ser feito de forma extrajudicial em cartório da localidade onde a pessoa falecida vivia. Porém, só pode ser feito dessa forma se todos(as) os(as) herdeiros(as) estiverem de acordo e forem maiores de idade.

Pode estar relacionado a um sentimento de culpa, por não ter estado mais presente em sua vida, demonstrado o quanto ele era importante e assim por diante. Em grande parte dos casos, é o mesmo sentimento que existia pelo pai quando ele estava vivo que retorna na forma de sonho.

Sonhar com pessoas falecidas também pode ser interpretado como uma manifestação do luto ou da saudade que uma pessoa está sentindo. Esses sonhos podem ser uma maneira de processar as emoções relacionadas à perda e, em alguns casos, podem trazer consolo ou conforto.