Como se escreve Pegá-los?

Perguntado por: oconceicao . Última atualização: 16 de maio de 2023
4.5 / 5 12 votos

"Não há pegá-los" significa "Não é possível pegá-los". Quem ler "Os Sertões", de Euclides da Cunha, vai encontrar este trecho, citado por Fernandes: "Não há contê-lo, então, no ímpeto". Outro (belíssimo) exemplo vem de Tristão da Cunha, citado no "Aurélio": "Não há entender mulheres, senhor Aires Ruivo".

Conjugação do verbo: pegar

  1. Presente. eu. pego. tu. pegas. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. pegava. tu. pegavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. pegarei. tu. pegarás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. pegue. que tu. pegues. ...
  5. Futuro. se eu. pegar. se tu. pegares. ...
  6. Pessoal. eu. pegar. tu. pegares. ...
  7. eu. pegaria. tu. pegarias. ele/ ela/ você

Busca por buscá-lá
lá adv. Ali, naquele lugar, naquela situação; aponta um lugar relativamente afastado da pessoa que fala; ali: sente-se lá.

Para é a forma mais correta de escrita da preposição, estando o seu uso sempre adequado. Deverá ser usada na linguagem escrita e na linguagem formal. Pra é a forma mais informal da preposição, devendo apenas ser utilizada na linguagem falada ou em textos informais e descontraídos.

1. Fazer aderir, colar, unir. 2. Agarrar, segurar.

O mesmo que: prendeu, agarrou, cativou, amparou, segurou, grudou, funcionou, transmitiu, contagiou.

  1. Presente (Subjuntivo) eu. pegue. tu. pegues. ...
  2. Pretérito Imperfeito (Subjuntivo) eu. pegasse. tu. pegasses. ...
  3. Futuro (Subjuntivo) eu. pegar. tu. pegares. ...
  4. Futuro (composto) (Subjuntivo) eu. tiver pegado. tiveres pegado. tiver pegado. ...
  5. Pretérito Mais-Que-Perfeito (composto) (Subjuntivo) eu. tivesse pegado. tivesses pegado. tivesse pegado.

Significado de Pega
substantivo feminino Ação de pegar, de segurar pelas mãos. Aquilo que se usa para pegar algo; cabo: pega da panela.

No Dicionário de dificuldades da língua portuguesa, o prof. Cegalla é categórico: a pronúncia correta é pego (ê). Caminhemos para o desfecho. Os que pugnam contra o particípio pego – seja ele fechado “pêgo”, seja ele aberto “pégo” – são vozes que bradam no deserto.

Peguem vem do verbo pegar. O mesmo que: prendam, agarrem, cativem, amparem, segurem, grudem, funcionem, transmitam, contagiem.

Conjugação do verbo: copiar

  1. Presente. eu. copio. tu. copias. ele/ ela/ você ...
  2. Pretérito Imperfeito. eu. copiava. tu. copiavas. ele/ ela/ você ...
  3. Futuro. eu. copiarei. tu. copiarás. ele/ ela/ você ...
  4. Presente. que eu. copie. que tu. copies. ...
  5. Futuro. se eu. copiar. se tu. copiares. ...
  6. Pessoal. eu. copiar. tu. copiares. ...
  7. eu. copiaria. tu. copiarias. ele/ ela/ você

São acentuadas as formas verbais ligadas por hífen a pronomes átonos “-lo(s)” e “-la(s), estejam estes em ênclise ou mesóclise.

"Vão lá, curtem, compartilham!" não está incorreto, embora não me pareça ser a melhor escolha. Se trata, provavelmente, do imperativo polido ou cortês, em que o significado é imperativo, mas a conjugação é feita no presente do indicativo.

Eu estava lá ou eu estive ? "Eu estive ": "estive" é forma do verbo estar, do pretérito perfeito, do indicativo, que vê a ação decorrida num todo, como realizada. "Eu estava lá": o "estava", também é do verbo estar, pretérito imperfeito, modo indicativo.

Ambas as possibilidades estão corretas. A escolha de uma ou outra posição está dependente de regras de cortesia ou de outra natureza. A colocação do pronome eu em último lugar pode ficar a dever-se a uma regra de cortesia, que procura evitar uma atitude de imodéstia: (1) «A Maria, a Rita e eu fizemos este trabalho.»

Antes de respondermos a essa questão, lembre-se de que a conjugação do primeiro verbo é “fui eu”. Não existe a forma “foi eu”, pois o verbo tem que necessariamente concordar com o sujeito (no caso, “eu”).

Fazer, quando exprime tempo, é impessoal, ou seja, não tem sujeito. Portanto, deve-se manter na terceira pessoa do singular: Faz dois anos que nos conhecemos, Ontem fez quinze dias que aconteceu o acidente.