O que é Gardnerella é como se pega?

Perguntado por: anunes . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.1 / 5 2 votos

A Gardnerella vaginalis é uma bactéria que provoca a vaginose bacteriana, uma infecção que acontece na região da vagina. Esta bactéria faz parte da flora normal do organismo da mulher, principalmente das que são sexualmente ativas.

Quando não tratada, a gardnerella pode desencadear em salpingite, endometrite, ruptura prematura de membranas, parto prematuro ou mesmo infertilidade. Homens podem ter inflamações na uretra, prepúcio e glande.

A infecção por Gardnerella é de fácil cura e seu tratamento normalmente é feito com remédios antibióticos, como Metronidazol, Secnidazol ou Clindamicina, tomados em forma de comprimidos, ou aplicados como pomadas na região íntima.

Olá. A Gardnerella é uma das bactérias responsáveis pela vaginose bacteriana. A vaginose é uma alteração da flora vaginal e não é uma doença sexualmente transmissível. A vaginose não aumenta o risco de uma infecção pelo HPV.

Os sintomas incluem cheiro fétido, corrimento amarelado ou acinzentado, coceira ou sensação de queimação na vagina e dor durante contato íntimo, mas pode ser tratada facilmente com antibióticos(1-4).

A vaginose provoca sintomas como corrimento vaginal de odor fétido, semelhante ao de um peixe podre, o qual pode apresentar um aspecto cremoso, fluido ou bolhoso e cor branco-acinzentado.

Pode acontecer de ser uma infecção polimicrobiana, ou seja, por mais de um tipo de agente; portanto, tratar somente a vaginose não elimina totalmente os sintomas. Um bom exame clínico é necessário para esclarecer melhor o diagnóstico e consequentemente definir a melhor forma de tratamento.

Na Candidíase temos o predomínio do fungo Candida albicans, levando o pH vaginal a diminuir, provocando coceira, irritação, edema da mucosa vaginal e dor. Na vaginose temos predomínio de uma espécie de bactérias sobre outras, principalmente a Gardnerella vaginais e, o aumento do pH vaginal.

Geralmente a bactéria Gardnerella mobiluncus é visualizada no exame de papanicolau, também conhecido como exame de colpocitologia, que coleta amostras de secreções e do tecido da região vaginal e do colo do útero, que podem demonstrar lesões ou a presença de bactérias sugestivas desta infecção.

Como tratar: com antibióticos em comprimido e pomadas vaginais, como Metronidazol ou Clindamicina, prescritos pelo ginecologista.

Opções de tratamento caseiro
Garcinia Cambogia combatem as bactérias nocivas que podem aparecer na vagina por reforçar o sistema imunológico. Poderá ser usada em banhos de assento; Vinagre de cidra é levemente ácido e possui pH semelhante ao de uma vagina saudável.

Chá de aroeira
A aroeira é uma planta medicinal que pode ser usada para tratar a infecção vaginal por que possui propriedades anti-inflamatórias e antimicrobianas, combatendo o microrganismo responsável pela infecção e aliviar os sintomas.

Gardnerella vaginalis – A doença
É causada pela bactéria Gardnerella vaginalis. Provoca corrimento forte com um odor desagradável principalmente durante a menstruação e nas relações sexuais.

A sífilis manifesta-se inicialmente como uma pequena ferida nos órgãos sexuais (cancro duro) e com ínguas (caroços) nas virilhas, que surgem entre a 2ª ou 3ª semana após a relação sexual desprotegida com pessoa infectada. A ferida e as ínguas não doem, não coçam, não ardem e não apresentam pus.