Como se escreve telemarketing correto?

Perguntado por: nguterres . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Conjunto de actividades de marketing feitas por telefone ou por outros meios de comunicação à distância. Plural: telemarketings. Origem etimológica:palavra inglesa. Plural: telemarketings.

Particularmente, gosto da definição de Theodore Levitt que define marketing como “conquistar e manter clientes“. Então, o telemarketing significa conquistar e manter clientes à distância, utilizando o telefone.

Suporte ou Helpdesk: fornecer auxílio em casos de problemas técnicos com o produto. SAC ou atendimento ao consumidor: seu papel principal é tirar dúvidas e resolver problemas e reclamações dos consumidores. Marketing: responsável por receber feedbacks, oferecer promoções e divulgar novos serviços para os clientes.

Exemplo de CV de Operador de Telemarketing

  1. Agilidade no atendimento das solicitações dos clientes;
  2. Facilidade na comunicação;
  3. Foco no atendimento empático e ético;
  4. Atenção para a língua falada e escrita;
  5. Habilidade para lidar com situações desafiadoras.

Porém, a verdade é que cada um deles representa um conceito diferente de atendimento ao cliente. Enquanto o telemarketing tem o objetivo de vender produtos e serviços ou iniciar a prospecção de clientes, o teleatendimento foca no atendimento resolutivo, oferecendo suporte até mesmo após a venda.

O Operador de Telemarketing faz a comunicação com o cliente por meio de uma conversa telefônica. Ele faz esse atendimento com o objetivo de esclarecer dúvidas, registrar informações e ofertar produtos ou serviços.

Analista de service desk. Gerente de atendimento ao cliente. Analista de atendimento ao cliente.

A indústria do Marketing por Telefone (Telephone Marketing – daí a abreviação para telemarketing), que tanto pode ser ativo quanto receptivo, está passando por uma maior exposição política e de mídia, tanto no Brasil quanto nos EUA.

SAC é a sigla que significa “Serviço de Atendimento ao Consumidor”. É um canal que serve o consumidor tirar dúvidas, dar sugestões, obter informações, receber reclamações de clientes e resolver problemas relacionados a uma empresa e/ou seus produtos.

Além disso, o operador de telemarketing precisa conhecer bem o produto ou serviço que está oferecendo, ter habilidades de comunicação e persuasão, ser capaz de lidar com objeções e reclamações dos clientes, seguir scripts e procedimentos da empresa e ter conhecimentos básicos de informática e atendimento ao cliente.

As principais aplicações do telemarketing são as seguintes:

  • Serviço de atendimento ao cliente;
  • Vendas / captação de encomendas;
  • Pesquisas ou estudos de mercado;
  • Cobranças;
  • Agendamento de visitas de vendedores;
  • Actualização de cadastro.

A linguagem usada com o cliente deve ser formal, jamais podem ser utilizadas gírias como “ok”, “mano”, “é isso aí”, “tá bom”, ou qualquer outra. Vícios de linguagem também têm que ser evitados, falar “compareça pessoalmente”, por exemplo, é incorreto.

R$ 1.024,00

No cargo de Operador de Telemarketing Receptivo se inicia ganhando R$ 960,00 de salário e pode vir a ganhar até R$ 1.233,00. A média salarial para Operador de Telemarketing Receptivo no Brasil é de R$ 1.024,00. A formação mais comum é de Ensino Médio (2º Grau).

Ligar para pessoas usando uma lista telefônica específica para vender produtos ou solicitar doações. Atender chamadas de clientes em potencial. Utilizar roteiros para fornecer informações sobre os recursos, preços, etc. do produto e apresentar seus benefícios.

Facilidade para conversar
A comunicação é uma das competências mais importantes para um profissional de call center. É preciso que ele tenha habilidade para conversar com o cliente do outro lado da linha — ou do computador —, além de saber ouvir e entender as dores dele a fim de apresentar soluções adequadas.