Como se escribe Chapel?

Perguntado por: aaraujo . Última atualização: 30 de abril de 2023
4.9 / 5 18 votos

capela {f.}

Regra do ditongo aberto
Os ditongos abertos /éi/, /ói/, /éu/ são grafados com acento agudo apenas quando em sílaba final (chapéu, lençóis, herói), nos monossílabos tônicos (dói, céu) e quando ocorrem na sílaba tônica das palavras proparoxítonas (alcalóidico).

faróis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Plural: pastéis. Ver também resposta à dúvida: tons pastel / tons pastéis / tons de pastel.

girassóis | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Alternativa "c" – Sucuri e caju não pertencem a essa regra, pois são terminadas em “i” e “u”, respectivamente.

A) - Regras básicas (nada muda com a nova reforma ortográfica): 1ª) Proparoxítonas – TODAS recebem acento gráfico: máximo, cálice, lâmpada, elétrico, estatística, ínterim, álcool, alcoólico...

As palavras oxítonas (aquelas cuja sílaba tônica é a última) que terminam em a/as, e/es, o/os, em/ens são acentuadas: carajás, café, invés, parabéns, porém.

Lampiões | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

bombons | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Limão faz limões; embora palavra de etimologia árabe, segue a regra mais geral dos plurais em -ões, desinência que, quando etimológica, corresponde ao latim -ones (p. ex., sermones deu sermões). Por vezes há oscilações, como é o caso de ancião, que tem os três plurais: anciãos, anciães e anciões!

Garis é o plural de gari. O mesmo que: coletores.

O plural da palavra mamão é mamões. Este mamão está docinho! Estes mamões estão docinhos!

coxinhas | Dicionário Infopédia da Língua Portuguesa.

Esta palavra obedece à regra de formação do plural das palavras compostas: vão para o plural ambos os elementos de uma palavra composta por dois nomes (couve e flor). Assim, a forma correta é couves-flores. lage ou laje?

Qual é o plural de mel – méis ou meles? As duas formas são corretas: méis e meles. Segundo a regra, os nomes terminados em -el formam o plural em -éis.

Plural: beija-flores. Origem etimológica:forma do verbo beijar + flor. Plural: beija-flores.

Em contrapartida, os ditongos abertos em palavras paroxítonas NÃO são acentuados. Exemplos: boia, estreia, heroico, ideia, jiboia, paranoia, plateia, etc.

Mesmo a última sílaba sendo aquela pronunciada com mais intensidade, de acordo com as regras de acentuação, nunca acentuamos oxítonas terminadas em “u”. Por isso é que “caju”, “urubu” e “Pacaembu” não recebem acento gráfico.