Como se faz a cor preta?

Perguntado por: ipacheco . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.3 / 5 15 votos

O preto pode ser produzido misturando-se partes iguais de vermelho, amarelo e azul num godê. Você também poderia misturar cores complementares, como azul com laranja, vermelho com verde, ou amarelo com roxo. Combinar azul e marrom produzirá um preto mais encorpado.

Veja quais são as misturas de cores primárias que dão origem às cores secundárias:

  1. Amarelo + vermelho = laranja.
  2. Vermelho + azul = roxo ou violeta.
  3. Azul + amarelo = verde.

Vermelho + verde = Amarelo.

Portanto, apenas a combinação de feixes de luz nessas sete cores, não a combinação de cores de tinta, resulta na cor branca. Isso significa que, se você tentar misturar tintas com pigmentos nas cores vermelha, amarela e azul, só vai conseguir uma cor cinza-escuro ou uma outra bem próxima do preto.

“Dá maior resistência à cor, contra agentes como vento e chuva; também é importante misturar cola branca PVA à tinta, que estabiliza a liga da cal com o pigmento”, explica. Para manipular todos esses materiais, é indicado usar máscara de proteção, óculos e luvas látex.

Significado da cor Preta
O preto é a cor mais poderosa e neutra. Tende a ser associada à elegância e força. Assim como o violeta, essa cor transmite a sensação de mistério, além de ser relacionada ao medo, curiosidade e, algumas vezes, memória emocional. Além disso, é considerado um tom masculino e impessoal.

Essa cor recebe o nome de “Jane's Grey”. É um tom de cinza frio que podemos deixar bem escuro usando pouca água na mistura.

As cores primárias são vermelho, amarelo e azul. Elas recebem esse nome porque são consideradas cores puras, ou seja, existem sem a necessidade de misturar outras cores.

As cores podem ser formadas por meio da pigmentação e por meio da luz. Nas artes, definimos como cores primárias aquelas que não podem ser obtidas mediante mistura de nenhuma outra cor. Essas cores são o amarelo, o azul e o vermelho. É por meio da mistura dessas três cores que obtemos as outras.

As cores primárias são as chamadas cores verdadeiras. Elas são representadas pelo vermelho, amarelo e azul e não são produzidas a partir da mistura de outros pigmentos coloridos. Pelo contrário, as cores primárias são responsáveis pela formação de novas cores e uma variedade de tons.

Já a união do azul com vermelho é o roxo, enquanto o laranja é o resultado da junção de vermelho e amarelo. Da mistura de cores primárias com cores secundárias, nascem as cores terciárias.

Verde e rosa dá que cor? Apesar de rosa e verde ser uma combinação comum em padrões estéticos de moda e decoração, o resultado dessas cores misturadas será algo muito mais próximo de um marrom, do que um rosa esverdeado ou um verde rosado.

Azul + Roxo = Azul-arroxeado.

O cinza azulado combina uma base cinza com o azul.

O Círculo Cromático ou Círculo de Cores é composto por doze cores, sendo: Três são primárias (azul, amarelo e vermelho) Três são secundárias (verde, laranja e roxo) Seis são terciárias (vermelho-arroxeado, vermelho-alaranjado, amarelo-esverdeado, amarelo-alaranjado, azul-arroxeado, azul-esverdeado)

Assim, se misturarmos o branco com o preto surge o cinza, uma cor neutra que contém pouco reflexo.

A língua portuguesa, ao contrário de todas as demais línguas românicas, é a única que tem duas definições para a cor negra, a negra e a preta. Se dermos uma rápida olhada nos dicionários, veremos que as duas palavras são sinônimas: preto e negro têm o mesmo significado linguístico.

A cor da mistura de preto e marrom é cinza-escuro.

Continuar lendo Como se dá a cor preta?