Como se faz uma releitura de uma imagem?

Perguntado por: tdantas . Última atualização: 19 de maio de 2023
4.2 / 5 14 votos

Para fazer uma releitura, é preciso conhecer um pouco do artista e da obra: a biografia do artista, os artistas do seu tempo, os mestres que admirava e a técnica que ele usava. Muitos artistas utilizaram a releitura para homenagear outros artistas e para se aperfeiçoarem.

É o processo de produção de um trabalho prático, envolvendo as variadas técnicas das artes visuais ou mesmo de outras áreas do conhecimento, como a música, o teatro ou a dança, onde se recria uma obra de arte a partir da idéia de outra já existente.

A releitura pode ser criada com objetivo de homenagear o artista principal, como forma de crítica de contexto ou situação especifica, ou simplesmente para inspirar um novo contexto na releitura. Encontramos grandes artistas plásticos renomados que fizeram releitura de obras de artes.

Para fazer a releitura de uma obra de arte, algum elemento novo deve ser adicionado. Caso não haja algo diferente da obra original, a obra se torna uma cópia. O elemento não necessariamente precisa ser uma adição de significado. Muitas vezes a intenção das releituras é o humor.

Na releitura de uma pintura podemos utilizar outras formas de expressão artística como o desenho, a escultura, a fotografia ou a colagem. O mais importante é criar algo novo que mantem um elo com a fonte que serviu de inspiração.

Releitura é a ação de interpretar novamente alguma coisa, acrescentando algo novo e original. Em Arte, fazer uma releitura significa utilizar um ou mais dos elementos da obra para criar outra, assim permite reconhecer na releitura a obra original.

O importante ao se trabalhar com releitura de obras de arte é criar algo novo, com um novo olhar sobre a obra. Deve-se estimular o aluno a observar e criar e a releitura é criar uma nova obra, baseada na anterior, com um novo olhar, por isso é que a obra se transforma.

A releitura de Obras de Arte na Educação Infantil tem como objetivo despertar o olhar das crianças para obras de diversos pintores famosos, promovendo o processo criativo de cada criança e possibilitando que elas expressem suas opiniões e desenvolvam a capacidade de pensar, falar e criar, tornando-se produtoras de arte ...

A releitura de obras de arte clássica é um recurso usado para diversos fins; seja no aprendizado de técnicas de desenho e pintura, seja em homenagem ao autor original do trabalho, ou ainda, para fins de revisão de sentidos. É este último o mais interessante para análise.

Seus elementos como: cor, linha, textura, volume, plano, espaço, luz, sombra, movimento, tema.

A leitura das imagens pode se apresentar em três níveis:

  • Nível Instintivo: depende da percepção e é impulsionada por elementos emotivos. Notamos as cores, formas, expressões e emoções imediatas. ...
  • Nível Descritivo: depende da captação das primeiras informações. ...
  • Nível Simbólico: nesse nível é possível extrair o simbolismo.

É cópia ou não é cópia? Releitura não é cópia, mas releitura quer dizer uma nova leitura mesmo, uma ação real sobre ou a partir do objeto, acrescentando, retirando, modificando, ou mesmo realizando-o doentiamente igual.

Nas aulas de Artes, ao usar como referência obras de artistas famosos, o ideal é estimular seus alunos a recriá-las. Além de imprimir uma marca pessoal ao trabalho, eles vão entender melhor o sentido da arte. Buscar inspiração em pinturas e esculturas famosas para criar uma obra é comum entre os artistas plásticos.

A cor é o elemento essencial da pintura. A estrutura fundamental de uma obra é composta pela relação entre as massas coloridas.

Como o próprio nome já diz, a releitura se trata de reler. Então, quando alguém se pergunta o que é releitura, basta entender que fazer uma nova leitura é interpretar a obra e adicionar a sua própria visão à ela.

São cópias "assinadas" com os nomes dos artistas originais, isto é, além de copiar ipsis litteris a pintura, o desenho ou a escultura, copia-se a assinatura do artista ou forja uma assinatura parecida com a original, procurando tratar-se da obra original.

quais são os critérios para identificarmos uma obra de arte

  1. Nome do artista, se conhecido; ou 'Anónimo'.
  2. Tema ou título da obra (sempre que conhecido).
  3. Local de produção.
  4. Data de produção.
  5. Localização actual (pode incluir cidade, museu, colecção, local público, etc.).
  6. Localização anterior (quando conhecida).

Abaporu

Pintado por Tarsila do Amaral em 1928, o Abaporu é atualmente a obra mais famosa e valiosa do Brasil, avaliada em cerca de R$ 30 milhões. Representando um importante marco para a arte brasileira, a tela, pintada a óleo, foi um presente de Tarsila para o marido Oswald de Andrade.

Estimular a criatividade, gosto, habilidades e coordenação através de jogos, histórias, dramatizações e confecção de trabalhos. visuais, pintura, desenho, dobraduras, recorte, colagem, danças, músicas, apreciação de obras de arte, representação teatral e a utilização do corpo como forma de expressão artística.

É possível trabalhar a identidade da criança. Pode-se iniciar fazendo uma apresentação da artista, contando sua história e, depois de apresentar o autorretrato, mostrar imagens da Tarsila, explicando que ela fez sua própria pintura, que aquela imagem reflete como ela se via.