Como se forma o ouro no solo?

Perguntado por: lfogaca . Última atualização: 25 de maio de 2023
4.5 / 5 4 votos

Geólogos já sabiam que o ouro costuma se formar quando água rica em minerais escorre pelas fendas de rochas que estão entre 5 e 30 quilômetros abaixo do solo.

Assim como outros metais, o ouro surgiu a partir de uma fusão nuclear. Acredita-se que, há bilhões de anos, elementos complexos como ele resultaram da combinação de elementos mais simples a altas temperaturas, como o hélio e o hidrogênio. Isso ocorreu durante a formação do Sistema Solar.

Como o ouro é produzido no Universo
A colisão de estrelas de nêutrons — corpos que são remanescentes de supernovas antigas ou grandes estrelas — têm a capacidade de criar essas partículas com um número maior de nêutrons do que prótons.

No nosso planeta, há ouro em tanta abundância que, teoricamente, poderíamos banhar cada porção de terra com uma camada de 50 centímetros de espessura, segundo cálculos recentes.

O ouro ocorre em aluviões e em veios de quartzo associados a rochas intrusivas ácidas. É encontrado também como teluretos e ligas naturais, pois geralmente contém algo de prata. Forma série isomórfica com a prata, ou seja, a mistura ouro-prata pode ocorrer em todas as proporções.

Para encontrar ouro em grandes quantidades ou minas de ouro os métodos mais comuns são:

  1. Mapeamento Geológico;
  2. Prospecção Geoquímica na pesquisa mineral;
  3. Geofísica para ouro;
  4. Sondagem na mineração;.
  5. Modelagem Geólogica 3D.

Minas Gerais é o maior estado minerador brasileiro, possuindo 40 das 100 maiores minas de extração do Brasil. Na região centro-sul de Minas está localizado o Quadrilátero Ferrífero, que tem extensão de aproximadamente 7 mil quilômetros quadrados, possuindo como principais minérios o ouro, o manganês e o ferro.

1 kg de ouro vale R$ 304550,00 hoje.

Vamos começar já respondendo à principal pergunta: Não, o ouro não possui prazo de validade. Sua validade é indeterminada.

Resumo sobre ouro
Atualmente, é obtido por meio do processo de cianetação e, após isso, via precipitação com zinco ou adsorção com carvão ativado.

Observe que, devido às ondas eletromagnéticas, o sensor magnético é afetado por equipamentos eletrônicos. O detector de metais não detecta ouro, prata e moedas feitas de cobre. São classificados como não ferrosos, que não possuem campo magnético.

A origem do ouro
Não se sabe ao certo qual é a origem exata desse precioso item, no entanto, existem hieróglifos egípcios de 2600 a.C que descrevem o metal, também citado inúmeras vezes no antigo testamento da bíblia sagrada.

Ródio

Ródio, o metal mais caro do mundo || Galvânica FC Joias.

Dessa maneira, convencionou-se que o ouro 24K, considerado 100% puro, equivale a 999 pontos de ouro (escala européia). O ouro puro tem 24K, e 75% de 24 é igual a 18. Assim, uma joia que possui 75% de ouro puro é uma joia de 18K (750/1000). Os outros 25% da joia correspondem ao metal ou metais que farão parte da liga.