Como corrigir solo fraco?

Perguntado por: oportela . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

Vamos listar aqui boas práticas de recuperação do solo degradado e os benefícios que elas podem trazer à lavoura.

  1. Rotação de culturas. ...
  2. Recuperação de pastagens. ...
  3. Cordões de vegetação permanente. ...
  4. Introdução de leguminosas. ...
  5. Manejo Integrado de Pragas (MIP) ...
  6. Reflorestamento e florestamento. ...
  7. Descarte correto de embalagens.

Três melhores estratégias de correção do solo para otimizar a adubação potássica

  • 1.1 1) Promover o aumento da atividade microbiana do solo.
  • 1.2 2) Ajustar o pH do solo através da calagem.
  • 1.3 3) Neutralizar elementos tóxicos que inibem a absorção de potássio pelas plantas com a aplicação de gesso.

calcário dolomítico

Em solos que necessitam de calagem, e cujo teor de magnésio está abaixo do recomendado, o ideal é utilizar o calcário dolomítico. Isto é devido à concentração de magnésio, que é acima de 25%, e ao teor de óxido de cálcio varia de 25% a 35%.

O calcário, por meio da alta quantidade de Cálcio (Ca), também atua como estimulante para o desenvolvimento e crescimento radicular. Isso significa que, com o aumento do desenvolvimento radicular, o Ca contribui aumentar a eficiência da absorção de água e de outros nutrientes essenciais.

Corretivos da acidez dos solos são produtos capazes de neutralizar (diminuir ou eliminar) a acidez dos solos e ainda carrear nutrientes vegetais ao solo, principalmente cálcio e magnésio (Alcarde, 1992).

Os processos pedogenéticos são estudados em duas vias: I) o modelo de processos múltiplos, baseado em quatro processos básicos de formação do solo: adições, perdas, transformações e translocações; II) o modelo de processos específicos, que considera as características dos diferentes tipos de solos, como resultado da ...

Se o solo for pobre em nutrientes, então será necessário a utilização de fertilizantes para o seu fortalecimento. Assim, será possível ter uma produção mais efetiva e saudável. Quando o solo está bem manejado, geralmente máquinas pesadas não circulam pela lavoura se estiver úmido, pois fica tende a ficar mais denso.

As espécies mais utilizadas em Santa Catarina são aveia, nabo forrageiro, azevém, ervilhaca, crotalária, mucuna, tremoço, centeio, milheto e trigo, entre outras. A presença das plantas de cobertura, tanto vivas quanto na forma de palha, é capaz de evitar a temida erosão do solo.

Quando há a derrubada ou queima destas florestas para implantação de pastagens ou culturas agrícolas, quase toda a matéria orgânica do solo é perdida, juntamente com os nutrientes nela retidos, daí a dificuldade em se estabelecer agricultura produtiva nestas áreas e a importância da manutenção das florestas.

Utilizando a fórmula: M (%) = 100 - V%. Elevando o V% da CTC a pH7.0 é a mesma coisa que elevar o pH do solo. Com isto há diminuição da saturação por Al³+ e geração de mais pontos de troca de cátions dependentes de pH.

As cinzas são outra dica sobre como adubar a terra, já que são ricas em potássio, fósforo e outros sais minerais. Elas ainda ajudam a afastar as pragas das hortas, porque alteram o pH do solo. Porém, tome cuidado: é preciso evitá-las em solos que já são ácidos. Para aplicá-las, você pode utilizar a “água de cinza”.

Qual o método mais utilizado para se identificar o solo? Dentre as técnicas mais utilizadas para a realização de sondagens em solos, temos a Sondagem à percussão ou SPT (Standart Penetration Test), onde todos os seus procedimentos são padronizados pela NBR 6484/2001.

Se você for plantar plantas ornamentais ou frutíferas, misture meio a meio: pedrisco ou areia grossa com terra vegetal e húmus ou compostagem. Então, fica a dica: para preparar uma mistura de solo, é legal conhecer qual planta você vai cultivar naquele solo e saber as necessidades daquela planta.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

A substância demora 90 dias para começar a ser absorvida pelo solo e corrigir a acidez, os efeitos mais amplos são sentidos em cerca de um ano e meio após a aplicação. A substância tem uma reação de solubilidade lenta.