Como se forma uma emoção?

Perguntado por: ecavalcante3 . Última atualização: 4 de maio de 2023
4.8 / 5 11 votos

Basicamente, a emoção é um conjunto de respostas químicas e neurais que surgem quando o cérebro sofre um estímulo ambiental. Já o sentimento é uma resposta à emoção, ou seja, se trata de como a pessoa se sente diante de tal emoção. Portanto, apesar de distintos, emoção e sentimento estão intimamente conectados.

O significado deste termo é a agitação de sentimentos, portanto, é possível constatar que o uso da emoção em uma palestra, um evento ou uma consultoria, por exemplo, tem como objetivo tocar o público-alvo, de maneira que ele se conecte ou até mesmo crie vínculo com o que está sendo discursado.

O primeiro contato com esse universo ocorre através das emoções básicas, que são alegria, raiva, surpresa, medo, aversão e tristeza. Essas emoções dão o contorno e propiciam o desenvolvimento para as emoções complexas que são: constrangimento, empatia, inveja. Essas emoções surgem em torno dos 18 meses aos 24 meses.

Desde 1952 sabe-se que uma região do cérebro chamada sistema límbico, recebe informações externas, transformando-as em emoções. Ativa-se um complexo sistema nervoso e humoral que, através de reações físicas e químicas, controla o funcionamento de vários órgãos, inclusive do coração.

A função das emoções é ser um termômetro, indicando nossa compatibilidades com pessoas e situações, de modo intuitivo, perceptivo e através de experiências vividas.

De acordo com os estudos de Damásio, existe uma cadeia complexa de acontecimentos no organismo que começa na emoção e termina no sentimento. Uma parte do processo se torna pública (emoção) e outra sempre se mantém privada (sentimento). “As emoções ocorrem no teatro do corpo.

Quando se trata de definir os componentes da emoção, a maioria dos modelos teóricos atuais inclui reação muscular interna, comportamento expresso, impressão afetiva subjetiva e cognições.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo emocional competente, isto é, ela está relacionada com alguma coisa que mexe com você, podendo provocar uma sensação agradável ou desagradável.

A emoção é uma reação imediata a um estímulo, é algo que mexe com você e que não envolve pensamento. Já o sentimento envolve um alto grau de componente cognitivo, de percepção e avaliação de algo. Emoção é reação enquanto que sentimento é construção.

"O sentimento pode ser influenciado por coisas que estão além da emoção, como experiências pessoais, crenças, pensamentos e memórias", diz Soares. E são tais itens que podem modificar a forma como cada indivíduo pode reagir e/ou sentir a emoção.

Segundo Paul Eckman, existem 6 emoções básicas universais: medo, nojo, raiva, surpresa, felicidade e tristeza. Eventualmente, Eckman expandiu a lista para incluir emoções como vergonha, excitação, orgulho, satisfação, entre outras. Contudo, todas essas “novas” emoções não são consideradas emoções básicas universais.

A inteligência emocional é uma habilidade cognitiva que nos permite conhecer e controlar as nossas emoções. Através dela conseguimos gerir as nossas emoções e construir relacionamentos mais saudáveis. Se não há equilíbrio, é difícil lidar com os desafios da vida.

Tipos de emoções e sentimentos

  • Alegria.
  • Tristeza.
  • Medo.
  • Raiva.
  • Nojo.
  • Desprezo.
  • Surpresa.

Foram identificadas 27 emoções existentes: diversão, ansiedade, estranhamento, desejo, excitação, temor, medo, horror, tédio, calma, empatia, dúvida, nojo, encantamento, nostalgia, satisfação, adoração, admiração, apreço visual, inveja, romance, tristeza, surpresa, simpatia, triunfo, interesse e alegria.