O que vem primeiro o pensamento ou a emoção?

Perguntado por: vpires . Última atualização: 15 de janeiro de 2023
4.2 / 5 9 votos

Afinal, emoções vêm antes dos pensamentos e a autonomia só é real quando pensamentos e atitudes estão alinhados e não nos vemos 'misturados' com as nossas emoções, ofuscando nosso discernimento.

Ele tem início no córtex cerebral. Fisicamente, o pensamento não é algo tangível, assim como as emoções. Mas o pensamento possui uma base física, que é a rede neural. Ela nada mais é do que um grupo de células cerebrais, os neurônios, que se comunicam, passam informação entre si por sinapses elétricas ou químicas.

O pensamento precede a linguagem, que também é considerada outra forma de pensamento. A etapa das imagens mentais precede a primeira palavra da criança.

Ler, fazer um alongamento leve ou meditar são ótimas alternativas. Deitar-se com a mente ativa só serve para ensinar o corpo que a cama é um lugar para continuar acordado e pensativo. Saia da cama se ainda estiver muito agitado. Não espere mais do que 20 minutos para fazer isso e evite ficar olhando para o relógio.

Para o Espiritismo não existe mente, o que existe é a alma, e a alma é quem pensa. Não existe esse elemento “mente” criado pelo cérebro e que gera o pensamento. Mente, para os materialistas, é uma propriedade da matéria que desaparece com a morte do corpo físico: quando o cérebro morre, a mente também morre.

Reflita bem sobre este assunto e procure alinhar os seus pensamentos e sentimentos com a realidade que deseja criar. Pensando deste modo, a nossa realidade futura também será a manifestação dos nossos pensamentos presentes. Por isso é muito importante que escolhamos sempre o melhor modo de se pensar. Pense nisso.

Pode-se dizer que a emoção influencia o indivíduo numa forma geral. Sentimentos e pensamentos, originam-se no cérebro, e literalmente saem da substância cinzenta e “desembocam” no corpo, por meio dos impulsos nervosos, denominados de sinapses.

As emoções nos fornecem informações, dados sobre os nossos julgamentos, como estamos avaliando alguma situação, pessoas, idéias. A melhor forma é parar de voltar toda a atenção para o externo, para fora e concentrar-se para dentro de si, de forma que você se torne consciente das mensagens enviadas por seu corpo.

De acordo com Paulo Dalgalarrondo em seu livro Psicopatologia e Semiologia dos Transtornos Mentais, o pensamento é constituído por três elementos: conceitos, juízo e raciocínio. Os conceitos são representações mentais sem informações sensoriais sobre um determinado objeto ou ideia.

Sem os pensamentos, não haveria a lei da atração, porque ao pensar, a pessoa se liga ao universo, onde as vibrações e energias circulam, atraindo situações. Dependendo dessas ondas magnéticas, os resultados podem ser positivos ou negativos.

Um estudo publicado na revista Current Biology indica que “pensar demais” pode provocar o acúmulo de glutamato no cérebro, devido ao exercício do controle cognitivo. Ainda assim, os pesquisadores afirmam que é cedo para dizer que muitas horas de trabalho mental cause um acúmulo tóxico da substância no organismo.

A mente cria o pensamento, o cérebro cria a imagem, que gera o sentimento, que leva à ação. A mente cria o estímulo, o cérebro aciona.

Tipos de pensamento: os principais e como identificá-los na...

  • O pensamento reflexivo. O pensamento reflexivo é aquele responsável por aumentar a consciência sobre as ações que praticamos. ...
  • O pensamento crítico. ...
  • O pensamento lógico. ...
  • O pensamento criativo. ...
  • O pensamento prático.

Veja isso: de acordo com um estudo feito na USC (Universidade do Sul da Califórnia), a pessoa média tem cerca de 70 mil pensamentos por dia.