Como se formam as rochas magmáticas Extrusivas e intrusivas?

Perguntado por: ecustodio . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.2 / 5 15 votos

O granito (abaixo) é uma rocha magmática intrusiva. Já quando o processo de formação da rocha magmática se dá pelo resfriamento rápido da lava expelida de um vulcão, é chamado de extrusão. Esse tipo de rocha é chamado extrusiva ou vulcânica, um tipo de rocha extrusiva é o basalto (abaixo).

Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).

As rochas intrusivas – também chamadas de plutônicas ou fareníticas – são aquelas que se originam no interior da Terra, quando o magma penetra por entre as fissuras das rochas e solidifica-se.

As rochas intrusivas formam-se no interior da Terra, quando o magma é empurrado para dentro de fendas ou entre camadas de rocha. Exemplos: granito, feldspato, turmalina, sienito, diorito, gabro, peridotito, basalto, etc.

Por esse motivo, são também conhecidas como rochas vulcânicas e eruptivas. Como o processo de solidificação é rápido, não ocorre a formação de grandes cristais. Exemplos: basalto, obsidiana, tufo vulcânico e riólito. Basalto: exemplo de rocha ígnea extrusiva.

Resumo sobre os tipos de rocha
Rochas ígneas são formadas com o resfriamento do magma em superfície (extrusivas) ou em profundidade. Rochas sedimentares são formadas por sedimentos de outras rochas. Rochas metamórficas são o resultado da transformação de outras rochas em condições de elevada pressão e temperatura.

Quando o magma se solidifica no interior da crosta, quer seja próximo ao seu lugar de origem ou longe dele (mas sem extravasar para a superfície), a rocha resultante será denominada de intrusiva.

rocha magmática extrusiva — é aquela formada na crosta terrestre, também conhecida como rocha vulcânica ou efusiva. Tem uma formação acelerada devido ao rápido arrefecimento do magma, o que impede a visibilidade de minerais, pois eles logo se fundem. Os principais exemplos são riolito, pedra-pome e obsidiana.

Rochas Magmáticas Intrusivas: também chamadas de "rochas plutônicas ou abissais", esse tipo de rocha ígnea é formado no interior da crosta terrestre e seu processo de formação é mais lento. Possuem uma textura fanerítica na qual se notam os cristais de cada mineral que a compõe.

  • Petróleo.
  • Rochas Magmáticas.
  • Rochas Sedimentares.
  • Placas Tectônicas.
  • Rochas Metamórficas.
  • O que é relevo, seus tipos e características.

Rochas ígneas intrusivas
Este tipo de rocha se forma lentamente em grandes profundidades da superfície terrestre, quando ocorre a solidificação do magma e se formam grandes cristais.

Entre os tipos de rochas magmáticas estão:

  • Granito;
  • Diorito;
  • Diabásio;
  • Basalto;
  • Obsidiana;
  • Pedra pome.

As rochas formam-se a partir da agregação dos minerais durante milhões de anos. Quando há a junção dos minerais, temos a formação de um composto rochoso. A junção de minerais forma as rochas.

Rochas Ígneas
Também chamadas de magmáticas, são rochas que se formaram pelo resfriamento e solidificação de um magma. Magma é o material em estado de fusão que existe abaixo da superfície terrestre e que pode extravasar através dos vulcões (passando então a se chamar lava).