Como as rochas sedimentares podem ser classificadas geneticamente?

Perguntado por: ifurtado . Última atualização: 18 de maio de 2023
4 / 5 11 votos

Geneticamente, as rochas sedimentares podem ser: residuais, detríticas, químicas ou orgânicas.

São classificadas em três formas diferentes
A mais externa delas, chamada de crosta, é composta por três tipos de rochas: magmáticas, sedimentares e metamórficas.

Rochas sedimentares
são formadas a partir da deposição de sedimento de outras rochas ou de matérias orgânicas. A formação dessas rochas tem relação direta com o processo de intemperismo (ação das chuvas, ventos e água) e a erosão que acabam transportando sedimentos para outras partes do relevo.

As rochas sedimentares são rochas formadas pela junção de detritos – chamados de sedimentos – oriundos da fragmentação de outras rochas. Essa fragmentação ocorre graças à ação dos agentes externos ou exógenos de transformação do relevo, em um processo denominado por intemperismo.

Elas são classificadas em ígneas, sedimentares ou metamórficas de acordo com sua formação. Os diferentes tipos de rocha são determinados de acordo com o seu processo de formação.

Sheldon chegou á conclusão de que as características físicas herdadas geneticamente poderiam ser classificadas em três grupos: ectomorfos, endomorfos e mesomorfos. Na maioria das vezes, nosso corpo apresentará características de dois biotipos ao mesmo tempo, sendo que um deles sempre irá prevalecer em relação a outro.

Rochas sedimentares não detríticas surgem pela precipitação química de sais ou pela acumulação de restos orgânicos de animais e plantas. Quando formadas por sais, são chamadas de químicas. Ex.: calcário e evaporito. Se formadas por restos orgânicas, são chamadas de orgânicas.

Rochas sedimentares são formadas a partir da deposição e da litificação de fragmentos de outras rochas da superfície terrestre que sofreram intemperismo e erosão.

As rochas sedimentares clásticas são classificadas principalmente pelo tamanho do grão (granulometria), como grossa (cascalho e conglomerado), média (areia e arenito), fina (silte e siltito; lama, lamito ou folhelho; argila e argilito).

As rochas sedimentares ou rochas estratificadas são um dos tipos de rocha que existem. São formadas por partículas sedimentares e de matéria orgânica que foram compactadas com o passar do tempo. Encontramos esse tipo de rocha nos continentes e no fundo dos oceanos. Elas representam cerca de ¾ das rochas da terra.

Rochas Magmáticas: formadas pelo magma terrestre. Rochas Sedimentares: formadas por partículas de sedimentos. Rochas Metamórficas: formadas pela transformação de alguns minerais.

Os três tipos de rocha existentes são as: rochas magmáticas, rochas sedimentares e rochas metamórficas. Lembre-se que rocha é um agregado natural formado por um ou mais minerais. Seu processo de formação é contínuo e as primeiras rochas surgiram após a formação e resfriamento da Terra.

Rochas sedimentares: são rochas formadas pela deposição e consolidação dos fragmentos de outras rochas. Nestas rochas é comum encontrarmos fósseis. Ex.: arenito e argilito.

Estrutura: maciça. Textura: clástica com grãos de dimensão média e grosseira, subangulosos a subrolados; rocha mal calibrada. Composição mineralógica: clastos de quartzo (qz.), moscovite (mosc.), quartzito (qzt.), feldspato potássico, moscovite.

As estruturas sedimentares formam-se durante a sedimentação, seja por tração, suspensão, floculação ou precipitação. Desse modo, estruturas primárias são elementos que indicam o topo estratigráfico (facing) de uma sucessão sedimentar/vulcânica, ou seja, indicam o sentido de juventude da sucessão (younging).

Em razão dessas diferenças em sua gênese, as rochas magmáticas são divididas em intrusivas (que se formam abaixo da superfície) e extrusivas (que se formam sobre a superfície).