Como se inicia às considerações finais de um trabalho?

Perguntado por: vtaveira2 . Última atualização: 31 de janeiro de 2023
4.8 / 5 17 votos

Como começar as considerações finais? Comece as considerações finais retomando o contexto do seu problema de pesquisa e as contribuições do seu trabalho na área.

Escreva um texto claro e com no máximo 5 linhas. Termos como “analisar”, “avaliar” e “compreender” são ótimos para verbos para considerações finais.

Conclusão ou Considerações finais: Em versal, a 3 cm da borda superior, à esquerda, escreve-se CONCLUSÃO ou CONSIDRAÇÕES FINAIS. O texto inicia-se a 2 espaços duplos do título CONCLUSÃO ou CONSIDRAÇÕES FINAIS. É a lista que contém as obras consultadas para a realização da pesquisa.

Consideração é um substantivo feminino que significa o ato ou efeito de considerar. Por considerar entendemos tanto a ação de refletir sobre algo, ou ter respeito por uma pessoa. Exemplo: "Eu tenho imensa consideração pelo seu pai".

Conclusão é uma dedução extraída dos resultados do trabalho. Algo definitivo. Considerações finais indica que o resultado do trabalho possibilita reflexões, sem uma conclusão definitiva ou com resultado suscetível de revisões.

Como fazer uma conclusão em 6 passos:

  1. Seja breve e vá direto ao ponto.
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal.
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias.
  4. Ressalte a ideia principal.
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir.
  6. Evite clichês.

De forma geral fiquei bastante satisfeito com o meu estágio. Pude aprender bastante, mas também pude aplicar bastante do que já havia aprendido. Conheci novas pessoas e aprendi como me relacionar com elas no ambiente de trabalho para que tanto o meu rendimento como o deles fosse o melhor possível.

O que é Conclusão:
Conclusão é o ato de finalizar ou concluir uma ideia, processo, texto, trabalho e demais atividades que requerem um término para uma sequência de etapas. A conclusão é uma das partes essenciais que compõe uma redação, por exemplo.

De forma simplificada, a introdução, além de informar o conteúdo dos parágrafos seguintes, também precisa motivar o leitor a continuar a leitura. Ou seja, ela é um convite para que o texto seja lido até o final. Por essa razão, é fundamental apresentar o tema de forma esclarecedora e atrativa.

Esta é a parte final da pesquisa. Para Cervo, Bervian e da Silva (2007), nesta seção, o autor deverá realizar uma síntese dos elementos constantes no texto do trabalho, unindo ideias e fechando as questões apresentadas na introdução do trabalho.

Aos amigos/familiares ______ e ______, por todo o apoio e pela ajuda, que muito contribuíram para a realização deste trabalho. Aos meus pais e irmãos, que me incentivaram nos momentos difíceis e compreenderam a minha ausência enquanto eu me dedicava à realização deste trabalho.

Como fazer uma conclusão de TCC?

  1. Apresentar resumo do tema. Na conclusão de um trabalho de TCC, é muito importante que o assunto principal da pesquisa seja retomado. ...
  2. Indicar a relevância do tema. ...
  3. Mostrar resultados e conclusão geral. ...
  4. Disponibilizar informações sobre objetivos traçados. ...
  5. Apresentar sugestões.

Considerações finais
Na conclusão, a ideia é avaliar os resultados da pesquisa e verificar se os objetivos foram alcançados. Recomenda-se retomar pontos apresentados na introdução do trabalho, até mesmo como forma de tornar o texto mais acessível para o leitor.

As instruções para a confecção do portfólio prevêem uma seção denominada “Considerações Finais”, onde o autor deverá fazer uma síntese do que foi possível refletir e aprender, avaliar o seu desempenho como aluno e indicar o que deverá buscar no futuro para se aprimorar em relação às temáticas discutidas no módulo.

Significado de Considerações
substantivo feminino plural Análise ou opinião fundamentada sobre algo ou alguém que é objeto dessa análise: juiz apresentou suas considerações sobre o processo. Pensamento ou reflexão feita após uma análise muito profunda: apresento minhas considerações sobre a pesquisa.

Pensar ou examinar com alguma atenção (ex.: antes de decidir, tive em consideração todas as opiniões recebidas).

Agora, resta saber: o correto é CONCLUSÃO ou CONSIDERAÇÕES FINAIS? A Associação Brasileira de Normas Técnicas (ABNT) considera a “conclusão” parte do texto acadêmico. Porém, as considerações finais também são classificadas como conclusão. A diferença na nomenclatura, geralmente, tem relação com o estágio da pesquisa.

Na parte final, ou seja, na conclusão do texto, devemos fazer um apanhado geral das ideias que foram desenvolvidas durante as duas partes iniciais do texto e arrematá-las.

Há diferentes indicações nas normas da ABNT, sendo que a apresentação de trabalhos acadêmicos, possuem como exigência uma estrutura a base de “Introdução”, “Desenvolvimento” e “Conclusão'. Já para relatórios técnicos é obrigatório a estrutura de um “Introdução”, um “Desenvolvimento” e “Considerações Finais”.

Ela precisa ter 5 elementos:

  • Ação (o que?)
  • Agente (quem?)
  • Efeito (para quê?)
  • Modo (como?)
  • Detalhamento (explicação e exemplos)

Tipos de conclusão

  1. Dedução. Um dos tipos de conclusão é a que é feita por dedução. A dedução é uma decorrência de todo o raciocínio desenvolvido ao longo da redação. ...
  2. Intervenção/solução. Outro exemplo dentre os tipos de conclusão é a intervenção. ...
  3. Síntese. A última técnica dentre os tipos de conclusão é a síntese.