Como se inicia uma necrose?

Perguntado por: imaldonado . Última atualização: 28 de abril de 2023
4.6 / 5 12 votos

Acontece, geralmente, quando células que fazem parte do sistema nervoso são danificadas.

Necrose de tecidos pós cirurgias
Quando a necrose está relacionada ao ato iatrogênico, ela acontece até 12 horas após o procedimento, pois a vascularização do tecido é interrompida devido a lesão iatrogênica do vaso, não suprindo o tecido desejado.

O espectro de cores indicativo de necrose é:

  1. branco/opaco – traduzido pela palidez ou opacidade da mucosa e da pele, decorrente de eventos isquêmicos;
  2. vermelho escuro/azulado/roxo/negro – escurecimento, em caso de necrose hemorrágica;
  3. amarelo/marrom – típico da supuração, na necrose liquefativa.

Mudança de coloração
Dessa forma, temos o seguinte: Vermelho escuro/roxo/negro – Indica necrose hemorrágica; Branco/opaco – Decorre de eventos isquêmicos, traduzidos pela opacidade da mucosa e da pele; Amarelo/Marrom – Indica necrose liquefativa, típico da supuração.

A reversão usual no caso de princípio de necrose é o uso da hialuronidase, feita pelo profissional que executou a harmonização, logo após os primeiros sinais de isquemia local. A hialuronidase dissolve o preenchedor, revertendo assim a obstrução dos vasos, devolvendo a circulação sanguínea para a área.

Devemos sempre evitar o “peso” dos produtos sobre os vasos, o que pode levar a uma condição de isquemia prodrômica à necrose. A compressão exofídica ou endofídica depende da técnica utilizada e do excesso de produto no local mas em ambas a evolução é sempre desastrosa: necrose.

Tipos de necrose

  • Necrose de coagulação. A principal causa é a hipóxia, como ocorre nas isquemias arteriais ou venosas, exceto no cérebro. ...
  • Necrose liquefativa. ...
  • Necrose caseosa. ...
  • Necrose gordurosa ou esteatonecrose. ...
  • Necrose gangrenosa. ...
  • Necrose fibrinóide. ...
  • Veja também: ...
  • Referências bibliográficas:

Os Tipos de Necrose

  • Necrose de Coagulação. Neste tipo de necrose os tecidos apresentam uma textura firme, pois supostamente a lesão desnatura as proteínas da membrana e as enzimas evitando a proteólise das células mortas. ...
  • Necrose de Liquefação. ...
  • Necrose Gangrenosa. ...
  • Necrose Caseosa. ...
  • Necrose Gordurosa. ...
  • Necrose Fibrinóide.

Necrose caseosa: Nesse tipo de necrose, o tecido afetado apresenta uma aparência de massa granular branca, que lembra muito ricota. Ela é encontrada com frequência em casos de tuberculose. Necrose gordurosa: Esse é um tipo especial de necrose que ocorre em áreas de destruição de gorduras por causa da ação de lipases.

O que pode causar a necrose? Podemos dividir as causas em agentes físicos, agentes químicos e agentes biológicos que alterem as funções vitais da célula. Os agentes físicos estão relacionados a trauma mecânico, variações de temperatura, variações de pressão atmosférica, radiação e choque elétrico.

Características microscópicas: Variam conforme o tipo morfológico da necrose. Só constatáveis quando o organismo como um todo sobrevive, e após 3 a 8 horas da cessação dos processos metabólicos e atividades vitais. ("Necrofanerose").

Necrose Seca (de coagulaçao) Desbridamento Hidratação Papaína 10% gel Hidrogel c/ ou s/ alginato ou Hidrocolóide placa ou Gaze úmida com SF Realizar escarotomia antes da aplicação do produto e se necessário desbridamento mecânico para acelerar o processo (Enfermeiro ou Médico).

Feridas necrosadas (não isquémicas)
O tecido necrótico consiste numa acumulação de células, tecido e resíduos celulares mortos.

A pele pode ter um aspecto pálido no início, mas rapidamente se torna vermelha ou bronze, quente ao tato e, por vezes, inchada. Depois, fica violeta, frequentemente com o desenvolvimento de grandes bolhas cheias de líquido.