Como se joga o truco limpo?

Perguntado por: imorgado . Última atualização: 19 de maio de 2023
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O Truco é disputado em mãos. Cada mão vale inicialmente 1 ponto, e ganha o jogo a dupla ou trio que fizer 12 pontos. Para jogar uma mão, cada jogador recebe três cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”) e a carta seguinte em seus 4 diferentes naipes são as Manilhas.

Os jogadores devem alternar suas posições na mesa entre adversários e parceiros. As partidas/quedas de truco paulista são disputadas em melhor de três jogos, onde o objetivo de cada jogo é fazer 12 pontos. A dupla ganha a queda quando vence dois jogos. É preciso ganhar mãos para ganhar os pontos.

MANILHAS - São as cartas mais fortes do jogo, na seguinte ordem: paus, copas, espadas e ouros. PARTIDA - Vence a partida a dupla que atingir 12 pontos. Os pontos são conquistados em cada turno (de 3 rodadas cada).

Só aqui no Brasil, temos pelo menos três formas de jogar: O Truco Paulista, o Truco Mineiro e o Truco Gaudério.

Lembrete: o jogador ou a dupla que pediu Truco não pode pedir seis, essa regra igualmente vale para o nove e doze. Em caso de empate - Pode acontecer de uma ou mais rodadas ficar empatadas, daí segue-se a seguinte regra: - Se o empatar na primeira rodada quem ganhar a segunda vence.

Para jogar uma mão, cada jogador recebe 3 cartas. No final da distribuição das cartas, vira-se uma carta do baralho para cima (a “vira”), definindo-se as Manilhas. Em cada rodada, um jogador deve colocar uma de suas cartas na mesa, e o jogador com a carta mais forte vence a rodada.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. Dessa forma, as mãos são feitas sucessivamente, até que uma das duplas chegue a 12 pontos. A mão de 10 já começa valendo 4 pontos.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro.

Ou seja, a carta mais forte de uma rodada de truco sempre será a manilha de paus, seguida pela de copas, espadas e ouros. Todas as outras cartas que não são manilha na rodada não são divididas pela força do naipe.

*O jogador que estiver cortando o baralho tem direito a queimar APENAS 9 cartas, queimando 10 ou mais, o embaralhamento se reinicia com todas as cartas. Caso alguma carta possa ser vista pelos jogadores durante a distribuição a mesma será queimada, independente de qual seja a carta, e uma nova será distribuída.

O que é o “vira” do Truco Paulista? No Truco Paulista, ao final da distribuição das cartas, o distribuidor sempre vira uma carta para todos da mesa. Com base nesta carta virada, a carta acima será a manilha, e a cada rodada as manilhas mudam.

No Truco paulista utiliza-se a regra de “manilha móvel”, sendo a carta do valor seguinte ao valor da carta Vira. Por exemplo: se a vira for 6, a manilha é a 7; se a vira for 7, a manilha é a Dama; se a vira for 3, a manilha é a 4 e assim por diante.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

Truco Paulista
É o tipo de truco mais comum nas jogatinas, tanto online, como em competições. É utilizado o baralho francês (que pode ser o 139 ou o NEO, por exemplo), com 40 cartas (exclui-se os 8, 9, 10 e os curingas) com duas duplas.

Trucar somente verbalmente, não é permitido sinais, (ex. Mostrar 3 dedos, apontar para o adversário, balançar a cabeça, etc.) A ação só será validada se for usada as palavras, conforme ação do momento (TRUCO, 6 ou MEIO PAU, 9 e 12). Não será permitido o uso de artimanhas, como turco, suco, ou Jorge, etc...

Significado de Truco
substantivo masculino Certo jogo de cartas em que tomam parte quatro pessoas; truque. adjetivo [Brasil: SP] Diz-se de pessoa decidida, valente. substantivo masculino e feminino [Brasil: SP] Essa pessoa. T. de mano: truco em que tomam parte apenas duas pessoas.

Regras gerais: um jogador só pode aumentar o valor da aposta na seguinte ordem: 3, 6, 9 e 12. Por exemplo, ele não pode pedir 9 se o jogo está valendo 3 nem pedir 6 se o jogo vale 1.

A dupla que trucar na última rodada pode empachar (empatar) a carta do adversário para ganhar a mão: ou seja, quem truca na última NÃO é obrigado a matar a carta, e se fez a primeira e empachou a última ganhou a mão normalmente; EXCETO quando a primeira estiver EMPATADA (vale a maior): neste caso quando a partida for ...

Manilhas são as cartas com maior valor no Truco. No Truco Mineiro, as manilhas são fixas. O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

O Truco Paulista, que é o mais comum nas jogatinas, no qual se utiliza o baralho francês (exclui-se os 8, 9, 10 e os coringas) com duas duplas.

  1. 1- Não jogue sozinho. Lembre-se de que é necessário ter um parceiro, afinal, é um jogo de parcerias, certo? ...
  2. 2- Conheça os naipes. ...
  3. 3- Não aceite todos os trucos. ...
  4. 4- Aprenda os sinais. ...
  5. 5- Blefe e manipule seus adversários.
  6. Blefar é a arte de somar mais pontos para a sua conta e ser o grande vencedor. ...
  7. 6- Treine muito.