Como se joga oito maluco?

Perguntado por: ialmada2 . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 6 votos

Oito maluco é um jogo de cartas criado para 2 ou mais jogadores (recomendado entre 04 e 08) com um baralho completo sem curingas. Podem-se usar mais baralhos caso necessário. O objetivo do jogo é descartar todas as cartas da mão antes dos outros jogadores. Há jogos semelhantes com cartas específicas.

O baralho é um conjunto de cartas que são utilizadas em jogos variados, de acordo com a preferência dos jogadores. Normalmente, o baralho possui 52 cartas, distribuídas em 4 grupos chamados de naipes, os quais possuem 13 cartas de valores numéricos diferentes.

Todos os jogadores tentam conseguir uma mão no valor de 31 pontos (ou o mais próximo possível) do mesmo naipe. Um trio de cartas vale 30,5 pontos. Se for a tua vez podes trocar uma carta com uma das cartas do meio. Se um jogador passar a sua vez, o jogo termina após todos os restantes jogadores terem 1 tentativa final.

4 de paus

O zap, 4 de paus, é a carta mais forte do Truco. Da mais valiosa para a menos valiosa, as manilhas no truco mineiro são: 4 de paus (Zap) > 7 de copas > A de espadas (Espadilha) > 7 de ouros.

O rei é, na maioria dos jogos de baralho, a segunda carta de maior valor, perdendo apenas para o ás. Há, entretanto, muitas situações em que o rei é considerado uma carta de média força, ou mesmo fraca, a exemplo do bastante popular jogo de truco.

O primeiro jogador deve verificar se alguma carta que ele tem na mão é igual a alguma carta da mesa. Se for igual, ele junta as duas cartas em seu monte. Caso a carta seja igual a à carta do topo do monte adversário, ele poderá roubar esse monte, pegando todas as cartas.

O objetivo do jogo é reunir as quatro cartas da mesma espécie e abaixar as cartas na mesa antes que os outros jogadores. O jogador que abaixar as cartas por último perde e deverá beber o copo d'água da partida.

Os naipes são todos de igual valor. Isso quer dizer que nenhum naipe vale mais que o outro. No poker, o Ás é a maior carta e o 2 a menor.

Cada baralho produzido deve ser um baralho completo, ou seja, deve ter exatamente 52 cartas, compreendendo quatro naipes (Copas, Espadas, Ouros e Paus), com treze cartas em cada naipe (Ás, 2, 3, 4, 5, 6, 7, 8, 9, 10, Valete, Dama e Rei).

Regras gerais
Cada um destes naipes contém por sua vez os seguintes tipos de cartas: ás, dois, três, quatro, cinco, seis, sete, oito, nove, dez, valete, dama e rei. Esta ordem completa das cartas é chamada de família. Existem famílias reais e famílias alternadas.

Os jogadores devem sempre ficar com três cartas na mão. cartas que estão na mesa e somando o resultado, até que a soma de 21 ou mais. O jogador que conseguir colocar um carta e formar exatamente 21, ganha a rodada recebendo um ponto ou uma nova ficha.

O jogo desta quarta-feira às 15h entre Liverpool x RB Salzburg terá transmissão ao vivo na ESPN e Star+.

O jogo começa com o narrador pedindo que todos durmam: “Cidade Dorme”, ele diz. Então, uma a um ele chama dos personagens e pede que façam uma ação. O personagem chamado “acorda” e, sem fazer barulho, só com gestos ou apontando continua o jogo.

Dentre elas a ordem de "força" obedece o naipe, da seguinte maneira (do maior para o menor): Paus > Copas > Espadas > Ouros.

Ordem das cartas (da menor para maior): 4, 5, 6, 7, Q, J, K, A, 2, 3.

  • O Jogo. Após a distribuição das cartas, inicia-se uma mão, valendo 2 ponto. ...
  • A Mão. A mão pode ter 3 rodadas. ...
  • Truco. Na sua vez antes de jogar, cada jogador pode pedir truco.

Há o Baralho de quarenta cartas, em que o valete é maior do que a dama, e o de 52 cartas, que é o tipo mais comum.

Embora as cartas dos Arcanos Maiores e os Reis dos Arcanos Menores tenham os mesmos valores, em alguns dos jogos de cartas do tarot o Louco engana o próximo jogador para não seguir um naipe ou jogar um trunfo. Portanto, você pode argumentar que o Louco atua como o trunfo mais poderoso em comparação com os outros.

Em latim, o Ás significa um e o nome foi mantido dessa forma. Nosso baralho inicia no Ás, depois o dois e segue em diante. Outras curiosidades: as cartas reais representam o rei, a rainha e o valete (servo real).

Curinga ou jóquer, também conhecido como coringa ou melé em algumas regiões, é a carta do baralho que, em certos jogos, muda de valor conforme a combinação de cartas que o jogador tem em mãos.

16- O coringa não poderá ser utilizado para completar trinca e somente poderá ser usado um em cada sequência.