Como se vestir igual a um advogado?

Perguntado por: anogueira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.6 / 5 17 votos

Ao se vestir, a melhor opção é o terno em um tom escuro e bem alinhado, de preferência nas cores preta, grafite (cinza bem escuro) ou azul marinho. A camisa, sempre bem passada, pode ser em tons claros e para completar, uma gravata discreta.

Togas são vestes talares – “talar” vem do latim talus, que significa calcanhar -, vestimentas cujo comprimento vai até os calcanhares. É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa. E no caso da vestimenta usada pelo Judiciário, a cor preta enfatiza essas características.

Escolha roupas confortáveis
O foco principal do aluno do curso de Direito deve estar nos estudos. Por isso, o melhor é investir em peças que proporcionem conforto para passar horas conferindo conteúdos. O look não deve causar incômodos ou deixar o estudante constrangido durante as aulas.

Esse é um post bem rápido, só para ensinar a forma certa de se dirigir a um juiz em audiências: Chame-o de “EXCELÊNCIA”. Essa é a nomenclatura correta. Quando quiser falar com ele, diga “EXCELÊNCIA, PELA ORDEM” e aí você faz o seu requerimento e observações.

Trajes: Homens: paletó e gravata; Mulheres: social. Na impossibilidade de comparecimento no horário indicado, entrar em contato com nosso Call Center (2155-3737) ou com a Comissão de Seleção e Inscrição (3244-2428/3244-2429), para consultar nova data. As sessões são realizadas mensalmente.

Sendo, portanto, vedado o uso de: calção, short, bermuda, camiseta, blusa com decote acentuado, regata, bonés, chinelos, entre outros”.

O que não usar: Não é muito aconselhável usar apenas roupas informais para o trabalho, como calça jeans, camiseta e tênis. Isso porque, ainda que casual, a roupa do advogado deve transmitir seriedade e a forma como o advogado cuida da sua aparência transmite um pouco da sua personalidade.

sim, pode ir de bermuda, desde que não haja um chip preso por debaixo do tecido.

verde

O branco, usado pelo juiz, significa a imparcialidade na aplicação da lei. A cor vermelha, do Ministério Público, representa o rigor na aplicação da lei. O verde, dos advogados, é a cor da esperança de resolução de conflitos baseada na aplicação da lei.

Mercado de trabalho para quem faz faculdade de Direito
O bacharel em Direito pode optar por seguir a profissão de advogado ou buscar uma carreira jurídica e se tornar juiz, promotor ou mesmo delegado de polícia.

Despois de muita pesquisa, tenho o pesar de dizer, que os homens advogados, devem sim, usar conforme determinação legal, de acordo com a localidade, terno e a gravata e roupa social, não porque é costume, mas porque existem expressamente atos ditados pelos Tribunais brasileiros.

O costume passa a ser jurídico quando é consagrado e valorizado pela opinio necessitatis, pela convicção arraigada de que ali existe uma regra de conduta.

Em relação às leis, três são as espécies de costume: secundum legem, praeter legem e contra legem. O costume secundum legem está previsto na lei, que reconhece sua eficácia obrigatória.

Não existe legislação que obrigue a utilização de pronome de tratamento, LOGO, não há ilícito civil ou infração penal em deixar de chamar alguém por pronome de tratamento ou título acadêmico.

Para concorrer ao cargo de juiz é necessário ter o diploma de bacharel em Direito. A inscrição na OAB (Ordem dos Advogados do Brasil) não é necessária, uma vez que no exercício da profissão não é permitido advogar.