O que a palavra homônima tem igual a outra?

Perguntado por: acampos . Última atualização: 19 de janeiro de 2023
4.2 / 5 18 votos

Assim, os homônimos são palavras que possuem a mesma pronúncia (às vezes, a mesma escrita) e significados distintos.

Palavras homônimas ou homônimos são palavras que são pronunciadas da mesma forma, mas têm significados diferentes. Existem três tipos de homônimos: homônimos perfeitos, homófonos e homógrafos. As relações de homonímia são estudadas pela semântica.

Homônimas (Brasil)/ Homónimas (Portugal) são palavras que possuem a mesma grafia e a mesma pronúncia, mas significados diferentes. Exemplos: O canto do pássaro é maravilhoso. O canto da casa está pintado de novo.

Chamamos de homonímia o fenômeno das palavras que apresentam a mesma estrutura fonológica, os mesmos fonemas, a mesma acentuação e ainda assim apresentam significados completamente divergentes!

Homônimos perfeitos têm grafia e som iguais, mas significados diferentes. Ex.: vale (substantivo) e vale (conjugação do verbo “valer”). Homógrafos têm grafia igual, mas som e significados diferentes. Ex.: colher (substantivo, talher) e colher (verbo, recolher).

Homófonas (homo: mesmo; fono: som) - pronúncias iguais, grafias diferentes. Não pare agora... Tem mais depois da publicidade ;) Homógrafas (homo: mesmo; grafia: escrita) - escritas iguais, sons diferentes.

O que é Palavra:
É uma manifestação verbal ou escrita formada por um grupo de fonemas com uma significação. Do latim parábola. Palavra é um conjunto de sons articulados que expressam ideias e são representados por uma grafia, formada por uma reunião de letras, que quando agrupadas formam as frases.

São exemplos de palavras homófonas, isto é, palavras que possuem a mesma pronúncia, mas a grafia diferente: I. chácara e xácara.

A aliteração é uma figura de linguagem, mais precisamente uma figura de som (ou de harmonia). É definida pela repetição de fonemas consonantais num enunciado. Isso significa que esses sons podem ser parecidos ou iguais e, geralmente, estão localizados no início ou no meio da palavra.

As principais características que distinguem um som de outro som são três: altura, intensidade e timbre. Altura: A altura do som diz respeito à sua frequência. Sons altos são aqueles que apresentam grandes frequências, também chamados de sons agudos.

Dentre formas de reproduzir e/ou imitar o som da chuva, ou trovões, pode-se citar:

  1. jogar líquidos sobre determinadas superfícies;
  2. chacoalhar objetos metálicos.

Xará: significado
E essa acepção foi mantida em português. Por isso, ao nos referirmos a pessoas que têm o mesmo nome próprio, dizemos que elas são xarás e, ainda, que uma é xará da outra. Existe também outra forma de se utilizar o vocábulo xará: como vocativo.

As palavras homônimas são aquelas que possuem significados diferentes, mas são parecidas ou iguais tanto na escrita quanto na pronúncia. Com significados completamente diferentes, assim como a escrita, as palavras homófonas são aquelas que possuem a sonoridade igual.

A polissemia ocorre quando uma mesma palavra possui mais de um significado. Um exemplo de polissemia é o termo “tênis”, que pode ser um calçado ou um jogo. A homonímia faz referência a vocábulos que possuem a mesma pronúncia e/ou grafia.

Que ou quem tem o mesmo nome que outrem ou que outra coisa. Confrontar: homófono, homógrafo. Grafia no Brasil: homônimo. Grafia no Brasil: homônimo.

Significado de Homônima
Homônima é o feminino de homônimo.

Homônimos são palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da mesma forma, como cem e sem. Parônimos são também palavras que apresentam significados diferentes, mas que são pronunciadas da forma parecida, como comprimento e cumprimento.

Sinonímia – relação que ocorre quando diferentes palavras e expressões possuem um sentido semelhante, ou seja, são sinônimas.

De maneira geral, podemos dizer que os sinônimos são palavras de mesma classe gramatical que possuem significados idênticos ou muito próximos. Uma palavra é considerada sinônima de outra quando pode substituí-la em diferentes contextos sem que haja alteração de sentido.

Logo, podemos compreender que palavras homônimas são aquelas cuja grafia e/ou grafia é a mesma, mas o significado diferente. Consideramos parônimos palavras que possuem grafia ou pronúncia parecidas (não iguais) mas significado diferente.

Dividem-se em homônimos perfeitos e homônimos imperfeitos. Homônimos perfeitos são palavras diferentes no sentido, mas idênticas na escrita e na pronúncia. Homônimos imperfeitos, que se dividem em : Homônimos homógrafos, quando têm a mesma escrita e a mesma pronúncia, exceto a abertura da vogal tônica.