Como se vestir na OAB?

Perguntado por: laparicio7 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 5 votos

Priorize o conforto. Sei que muita gente acha que precisa ir todo formal usando terno e gravata, salto alto ou alguma outra roupa social, mas isso não é verdade. Na verdade eu indico ir com uma roupa confortável e mais casual para que a roupa não seja um fator de estresse nesse dia.

Sendo, portanto, vedado o uso de: calção, short, bermuda, camiseta, blusa com decote acentuado, regata, bonés, chinelos, entre outros”.

O que não usar: Não é muito aconselhável usar apenas roupas informais para o trabalho, como calça jeans, camiseta e tênis. Isso porque, ainda que casual, a roupa do advogado deve transmitir seriedade e a forma como o advogado cuida da sua aparência transmite um pouco da sua personalidade.

Priorize o conforto
Sei que muita gente acha que precisa ir todo formal usando terno e gravata, salto alto ou alguma outra roupa social, mas isso não é verdade. Na verdade eu indico ir com uma roupa confortável e mais casual para que a roupa não seja um fator de estresse nesse dia.

Sempre que for necessário deixar o assento por algum motivo (até mesmo para ir até a lixeira, por exemplo), é preciso chamar o responsável e aguardar a sua permissão. O mesmo é válido para quando é preciso ir ao banheiro, por exemplo.

O branco, usado pelo juiz, significa a imparcialidade na aplicação da lei. A cor vermelha, do Ministério Público, representa o rigor na aplicação da lei. O verde, dos advogados, é a cor da esperança de resolução de conflitos baseada na aplicação da lei.

Cuidado com cores chamativas (ou em excesso)
Se seriedade e sobriedade são os valores que buscamos passar, então essas devem ser as características visuais que devem ser exploradas no cartão de visitas do advogado moderno. Dessa maneira, evite cores chamativas, como laranja, vermelho ou tons neon.

Togas são vestes talares – “talar” vem do latim talus, que significa calcanhar -, vestimentas cujo comprimento vai até os calcanhares. É um traje que simboliza poder, dando especial representatividade a quem os usa. E no caso da vestimenta usada pelo Judiciário, a cor preta enfatiza essas características.

O que levar para comer na prova da OAB

  1. Sanduíche natural. Um belo sanduíche feito com pão integral, queijo, cenoura, alface e um pouco de frango ou outro tipo de proteína da sua preferência é bem rápido de fazer. ...
  2. Suco energético. ...
  3. Frutas naturais. ...
  4. Biscoito integral. ...
  5. Chocolate 70% cacau. ...
  6. Frutas secas.

– Pode levar comida? O examinando pode levar um lanche para comer durante a prova. Afinal, são cinco horas de trabalho duro.

Caneta com corpo de material transparente
Outro item indispensável é caneta esferográfica de tinta preta ou azul, fabricada em material transparente.

Para eles, é uma maneira de enfatizar o anonimato e o distanciamento dos seus interesses pessoais durante o julgamento.

Chinelos, sandálias abertas, sapatos de salto muito alto e tênis são desaconselháveis.

Pode levar bolsa e mochila na prova da OAB? Para OAB o ideal é que você não leve isso, mas a gente sabe que nem sempre é possível ir sem. Neste caso a OAB indica que você deve guardar a sua bolsa/mochila abaixo do seu acento ou do lado dele e não mexer nele durante a prova de forma alguma.

Itens indispensáveis para levar na prova da OAB
Existem dois itens que você deve estar em posse no dia da prova, tanto para primeira quanto para segunda fase: Caneta esferográfica de tinta azul ou preta, fabricada em material transparente; Documento de identidade original com foto.

De acordo com o especialista, tal restrição só pode ocorrer se existisse alguma lei prevendo. “Não existe nenhuma lei que impeça que o candidato adentre o recinto de realização da prova usando bermuda, chinela ou camisa cavada“, comenta Kolbe.

A prova objetiva terá duração de 4 (quatro) horas. É terminantemente proibida a saída do candidato do local do exame antes de decorridas 2 (duas) horas do seu início, qualquer que seja o motivo.

Falta de análise das provas
Outro motivo que pode levar à reprovação no Exame da Ordem é o preparo incorreto para a prova. Alguns candidatos costumam recorrer a provas antigas, aplicadas na sua própria faculdade, como forma de treinamento.