Como segurar as lágrimas?

Perguntado por: apereira . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.1 / 5 15 votos

Abra bem os olhos, assim eles vão secar um pouco. Da mesma forma, olhe para cima enquanto faz isso para ajudar qualquer lágrima em formação a voltar para trás. Pressione a língua contra o céu da boca. Contrair os músculos da boca e concentrar-se em forçar a língua para cima pode ajudar a segurar as lágrimas.

Para dizer a verdade, tem alguns momentos que nem a gente sabe o motivo de estar chorando, não é mesmo? Seja por lamento, saudade, êxtase, alegria ou tristeza, o fato é que não são poucas as vezes em que não conseguimos segurar as lágrimas. As razões podem ser sociais, de sobrevivência ou até filosóficas.

Emoção contida não faz bem ao organismo. Pessoas que tentam abafar a emoção podem ter reações físicas, como alteração da pressão arterial, problemas digestivos. Chorar alivia a dor, a tensão e faz bem. É importante deixar as lágrimas caírem.

O choro sem motivo por si só, nem sempre é um fator negativo, as lágrimas expressam muitas emoções, entretanto, um choro normal leva aproximadamente 2 minutos e, quando compulsivo, pode chegar a 15 minutos. Então, crises de choro e depressão são consideradas coisas diferentes.

Como controlar as emoções e não chorar?

  1. Aprender a identificar e reconhecer suas emoções. ...
  2. Antecipar as emoções e reconhecer os gatilhos. ...
  3. Conversar com alguém. ...
  4. Respiração. ...
  5. Verbalização. ...
  6. Relaxamento. ...
  7. Praticar uma atividade física. ...
  8. Pensamentos positivos.

Separamos 4 dicas práticas que vão te ajudar a se manter calmo durante uma discussão ou conflito.

  1. Respire fundo. ...
  2. Concentre-se no seu corpo. ...
  3. Mantenha um tom de voz. ...
  4. Saiba escutar. ...
  5. Desenvolva sua Inteligência Emocional.

De acordo com as pesquisas, o choro produz uma espécie de analgésico natural quando é formado e libera uma série de hormônios no nosso organismo. Essas substâncias, como a ocitocina e a endorfina, trazem uma sensação de bem-estar e ajudam a apaziguar a dor física e emocional.

Muitas pessoas evitam chorar para não demonstrarem certa fraqueza. Mas quem se faz de durão ou durona demais pode acabar jogando contra a própria saúde. É assim que a ansiedade e doenças psicossomáticas podem surgir.

As lágrimas saem dos nossos olhos principalmente quando estamos tristes, não é mesmo? Isso ocorre porque uma área do nosso cérebro, chamada sistema límbico, passa essa informação de tristeza pra frente até ela chegar à estrutura que fabrica as lágrimas – a glândula lacrimal.

Por que, quando temos vontade de chorar, sentimos um “nó” na garganta? Quando a gente chora e principalmente ao tentarmos segurar o choro, há um estado de tensão. Com isso, a musculatura do pescoço fica contraída, dando a sensação de aperto.

Causas da dor de cabeça
A razão pela qual nossa cabeça dói depois de chorar é devido à desidratação. O choro faz com que o corpo perca água e provoque o desconforto. Quando choramos, nossos canais lacrimais liberam uma combinação de óleo e muco. Algumas dessas lágrimas fluem pela cavidade nasal e saem pelo nariz.

Abra bem os olhos, assim eles vão secar um pouco. Da mesma forma, olhe para cima enquanto faz isso para ajudar qualquer lágrima em formação a voltar para trás. Pressione a língua contra o céu da boca. Contrair os músculos da boca e concentrar-se em forçar a língua para cima pode ajudar a segurar as lágrimas.

A acetilcolina produzida durante o choro ainda diminui a freqüência cardíaca, dilata as pupilas, aumenta a salivação e o diâmetro dos vasos sanguíneos. Por causa disso, a região do nariz incha, levando a uma resistência à passagem do ar. E, com a secreção acaba entupindo!

Diz-se que o “pai do choro” foi Joaquim Callado Jr., um exímio flautista mulato que organizou, na década de 1870, um grupo de músicos com o nome de “Choro do Callado”. Os historiadores concordam, em geral, que o chorinho brasileiro é um estilo peculiar de interpretar diversos gêneros musicais.

Aqui estão os diferentes tipos de depressão que são mais comuns.

  • Depressão maior. A depressão maior é o tipo mais grave de depressão. ...
  • Distimia. Entre os tipos de depressão, a distimia é menos grave que a depressão maior. ...
  • Depressão ansiosa. ...
  • Depressão Psicótica. ...
  • Depressão pós-parto.

Pode ser um momento pontual de tristeza, alterações hormonais que provocam problemas de humor, falta de vitamina, alterações químicas do corpo, ou mesmo depressão.

Ficar triste é uma condição normal da vida. Esse sentimento está ligado à vivência de situações que geram angústia ou frustração. Sentir desânimo e melancolia depois de perder um emprego, tirar nota ruim em uma prova ou terminar um relacionamento, por exemplo, é comum.