Como segurar o bebê após amamentar?

Perguntado por: ivilela . Última atualização: 4 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 11 votos

Depois da mamada, é fundamental colocar o bebê em pé para arrotar. E ele precisa ficar em pé no colo, com a cabeça atrás do ombro da mãe e a barriga na altura do ombro. “Vale lembrar que não é em toda mamada que o bebê vai arrotar, porque isso depende da quantidade de ar ingerido.

deixe a criança na posição vertical por cerca de meia hora após a mamada; nesse intervalo de tempo ela pode arrotar ou regurgitar. Se mesmo depois de meia hora você ainda não tiver ouvido um arroto, fique tranquila. O ar sai por gravidade.

Quantas vezes um bebê mama por dia? Não se prenda tanto a números, pois cada criança tem seu ritmo e frequência. Mas para ter uma referência, é esperado que um bebê saudável mame de 8 a 12 vezes por dia por, pelo menos, 15 a 20 minutos por mamada.

Estimular X observar
Por outro lado, devemos ficar atentos pois o excesso de atividades também pode ser prejudicial, fazendo com que a criança fique cansada e estressada. Por tanto, é importante que a criança tenha tempo para tudo: brincar e descansar adequadamente”.

Geralmente, o choro de cólica acontece em um determinado período do dia, o bebê fica muito irritado, fecha as mãozinhas, trata-se de um choro mais forte, mais inconsolável. Já o choro de fome, o bebe chora bastante também mas é um choro mais calmo; e ele dá sinais de que está procurando o peito.

Os pés dos bebês são sensíveis e quando em contato com o sapato durante longo tempo pode machucar e apagar a impressão digital. Já os bebês podem ficar sem meia quando tiverem entre 10 a 18 meses, no período em que começam a andar, como eu disse acima, há muitos benefícios para o bebê ficar sem meia no dia a dia.

O soluço é muito comum em recém nascidos e pode começar antes mesmo do nascimento. Ele nada mais é do que contrações involuntárias dos músculos respiratórios e do diafragma do bebê. Por serem imaturos, esses músculos são estimulados e “irritados” com muita facilidade, gerando o soluço.

A posição certa para o bebê dormir é com as costas apoiadas em uma superfície firme, com a barriguinha para cima. Colocar a criança de barriga para baixo (bruços) ou de lado não deve ser uma opção.

Para saber se o bebê está com frio ou calor, deve-se:

  1. Frio: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele está fria. ...
  2. Calor: sentir a temperatura na barriga, no peito e nas costas do bebê e verificar se a pele, incluindo a do pescoço, está úmida e o bebê suado.

A golfada acontece quando o estômago do bebê fica muito cheio, o que faz com que a válvula que fecha a passagem para o estômago se abra facilmente, o que o leva o bebê a regurgitar o leite.

Deitada de lado
Se você estiver se sentindo cansada, é possível amamentar deitada – só tome muito cuidado para não pegar no sono. A amamentação deitada de lado é uma boa opção se você passou por uma cesárea.

Os seguintes sinais mostram que seu bebê não está recebendo leite suficiente:

  1. Baixo ganho de peso. É normal nos primeiros dias o recém-nascido perder 5% a 7% do peso que tinha ao nascer – alguns perdem até 10%. ...
  2. Fraldas molhadas ou sujas em número insuficiente. ...
  3. Desidratação.

Os padrões de sono do recém-nascido podem variar, com uma grande amplitude de tempo total de sono (10 a 18 horas por dia) e o sono é espaçado durante as 24 horas do dia, sem muita diferença entre o dia e a noite. Os recém-nascidos podem dormir de 2 a 5 horas em uma única vez.

O que faz com que o bebê fique agitado e “brigue” com o peito? Uma causa comum de agitação (fussy), sintomas de cólica é o desbalanço entre leite anterior e leite posterior. Isso pode ser causado por uma pega subótima e mamadas ineficientes ou “inacabadas” ou muito curtas, ou um reflexo de ejeção do leite exacerbado.

Dormir no mesmo quarto dos pais até o primeiro ano de vida é uma das mais recentes recomendações da Academia norte-americana de Pediatria (AAP). A prática, segundo a entidade médica, ajudaria na prevenção à Síndrome de Morte Súbita Infantil.

Como acalmar o bebê – Acompanhe nesses 8 passos!

  1. Mantenha a calma. Um choro de bebê incessante pode deixar os pais realmente exaustos e sem paciência. ...
  2. Balance o bebê ...
  3. Enrole o bebê ...
  4. Coloque o bebê de lado. ...
  5. Faça um som leve. ...
  6. Estimule a sucção para acalmar o bebê ...
  7. Dê um banho quente no pequeno. ...
  8. Mude o ambiente.

Como conseqüência, o feto passa a economizar energias. "O bebê usa alguns mecanismos para se proteger, e um deles é diminuir e até cessar a movimentação", diz a médica. Somado à fadiga, o estresse também contribui para o "cansaço" do feto.

A cólica em bebês, como já explicamos, é mais dolorosa para os pequenos e acompanha alguns outros sintomas. Já os gases, por si só, são normais (até mesmo para os adultos). Eles não são grandes incômodos para o bebê, desde que não haja excesso, o que pode ocasionar a cólica e o desconforto na criança.

OBJETIVO: alertar que o uso da associação dimeticona/homatropina (Espasmo Luftal®) em recém-nascidos e lactentes de até dois meses, pode causar episódios disfuncionais transitórios extrapiramidais.

Aposte nas roupinhas leves e confortáveis
Em primeiro lugar, opte por peças feitas de algodão, que é um tecido leve e muito “respirável”. Ou seja, o algodão permite que o corpinho do pequeno respire durante a noite e não retenha o suor. Assim, se torna muito confortável para ele dormir durante a noite.

Geralmente, para por volta dos 3 ou 4 meses, mas pode durar até os 6 meses de idade. Às vezes, nos bebês em aleitamento materno, a cólica pode ser um sinal de sensibilidade a um alimento da dieta da mãe, especialmente à cafeína.