O que acontece se não segurar a cabeça do bebê?

Perguntado por: nsalgueiro . Última atualização: 14 de janeiro de 2023
4.5 / 5 17 votos

“Nessa idade, a criança ainda não tem um tônus muscular cervical adequado, então ela não consegue afirmar o pescoço. Por isso, quando as pessoas não apoiam a cabecinha da criança, ela vai hiperestender o pescoço e, além da dor que pode gerar, também dificulta a passagem do ar pela tranqueia até o pulmão.

Nos primeiros meses de vida, os músculos do pescoço ainda são imaturos e não conseguem suportar o peso da cabeça. Contudo, o enorme desenvolvimento das capacidades mentais e motoras do bebé permitem-lhe adquirir novas competências rapidamente e, por volta 4 meses, já consegue segurar a cabeça.

Faça um círculo de brinquedos em volta do pequeno, quando ele estiver de bruços, para que além da vontade de alcançá-los, ele vá desenvolvendo a capacidade de virar a cabeça e, consequentemente, aumente seu campo de visão.

Como a coluna dos bebês só se firmam por volta dos 6 meses, é nessa idade que eles passam a se sentar sozinhos sem ajuda. Contudo, algumas crianças podem se sentar um pouco antes ou até mesmo um pouco depois, por volta dos 8 meses. É considerado normal que o bebê ainda não se sente sozinho até os 10 meses.

Aos 3 meses, os bebês podem ficar nas cadeirinhas que têm todo o apoio para as costas e também para a cabeça. Entre 5 e 7 meses, podem se sentar com apoio correto para a coluna. Depois dessa idade, já não precisam de suporte para permanecer nessa posição.

Se aos 3 meses notar que o bebê está tendo dificuldade para levantar a cabeça (mesmo que ligeiramente), é importante relatar ao pediatra na próxima consulta. Todo bebê desenvolve suas habilidades de forma diferente; alguns se desenvolvem rapidamente enquanto outros demoram um pouco mais.

Colocar o bebê de barriga para baixo é uma das formas de fortalecer o músculo do pescoço. O pequeno irá se apoiar com segurança em uma superfície plana e levantar a cabeça. Você pode colocá-lo de bruços no chão, em cima de um tapete fofinho e com diversas almofadas em volta.

Um formato normal de cabeça para os pequenos é aquele que tem a região posterior (de trás) arredondada e ambos os lados simétricos. Se você notar alguma assimetria na cabeça do seu bebê, procure um médico especialista.

Devemos procurar manter a cabeça e o pescoço do bebê bem protegidos. Uma forma de garantir isso é manter o bebê na posição vertical, com as costas apoiadas em quem segura, enlaçando seu peito em um dos braços e sustentando a cabeça na outra mão.

Essa diminuição do tônus muscular, de acordo com o médico, não é um problema de saúde em si, mas um sintoma de doenças do cérebro, da medula, dos nervos ou dos próprios músculos. Essas chateações se dão normalmente por falta de oxigênio antes ou depois do nascimento, falhas na formação cerebral e causas genéticas.

Sintomas da Hipotonia Muscular Infantil

  • Atraso no desenvolvimento motor (para andar, por exemplo);
  • Pouco ou nenhum controle sobre os músculos do pescoço;
  • Dificuldade na deglutição e fala;
  • Choro fraco.

Tudo certo, desde que sejam as crianças que demandem ficar desse jeito, em , como deve ser o caso do seu filho. Ou seja, nada de forçar o movimento. Pode deixar, desde que com todo o apoio necessário e por apenas alguns minutos, como se fosse uma brincadeira.

O bebê com 1 mês é um pouco mais ativo que o recém nascido e já consegue levantar a cabeça por pouco tempo quando é colocado de bruços. Durante esta fase, o bebê também já consegue acompanhar movimentos perto de si e fixar para um ponto luminoso.

A partir dos quatro meses, o bebê já está mais espertinho e começa a segurar objetos com as mãos e a se sentar.