Como ser aprovado no Exame Psicotécnico?

Perguntado por: rdamasio . Última atualização: 16 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 12 votos

Dicas de como passar no teste psicotécnico do Detran

  1. Procure ter uma boa noite de descanso no dia anterior ao teste. ...
  2. Uma ótima dica para ter um bom resultado no teste psicotécnico DETRAN é descansar no dia anterior da prova. ...
  3. Além disso, é recomendável ir bem alimentado.

Psicotécnico reprova? Sim, há três resultados possíveis para o exame psicotécnico: Apto, inapto temporário e inapto. A primeira categoria é óbvia, a segunda é a reprovação em que o candidato mostre desempenho abaixo da média mínima, mas que pode ser adequado em oportunidades futuras.

Normalmente, ao término do teste, o psicólogo já revela o resultado. Mas isso pode variar de estado para estado, pois o avaliador tem até dois dias úteis para disponibilizar a avaliação psicológica.

No exame psicotécnico não há respostas certas ou erradas. O que o psicólogo avalia é a sua atenção, a sua personalidade e como você se sairia em uma situação de emergência.

Posso reprovar no exame psicotécnico? Um teste psicotécnico não é como uma prova com alternativas, pois não existe um jeito certo ou errado de se fazer. O seu intuito é avaliar as condições psíquicas do condutor. Apesar disso, é possível que você não esteja apto a dirigir por conta de uma reprovação nesse teste.

O que cai no exame psicotécnico?

  • Raciocínio lógico.
  • Processamento de informação.
  • Tomada de decisões.
  • Concentração.
  • Memória.
  • Comportamento.

Dos 10% de alunos reprovados todos os dias, a grande maioria perde o exame por causa do nervosismo e do stress da vida moderna. "Alguns casos eles são inaptos devido a dados situacionais, ou seja, dados que estão ocorrendo no momento.

Olá! Você pode fazer sim o teste novamente, mas desde que tenha um espaço de tempo. Mas qual a sua necessidade de faze novamente o teste. O importante é você ter um boa devolutiva do teste com o profissional que aplicou.

No caso de reprovação na perícia psicológica do Detran, é possível refazer o exame quando o resultado for de inaptidão temporária, ou seja, com possibilidade de readequação.

Olá. O teste palográfico é um teste que avalia a parte quantitativa (quantos palos você fez e quanto muda essa produtividade ao longo do teste) e qualitativo (aspectos da personalidade avaliados através da forma que o teste é feito). Não existe uma quantidade mínima para aprovação.

Avalia basicamente concentração, atenção, rapidez e como são feitos os traços. No teste psicológico Setas é avaliado quantidade de setas marcadas, erros e omissões. Espero ter ajudado.

O teste palográfico no processo de recrutamento e seleção é uma avaliação da personalidade do profissional. O teste palográfico permite medir o nível de extroversão, foco e equilíbrio emocional da pessoa candidata.

Apenas pela diferença de traços e com a profissional sendo avisada do transcorrido (falta da folha), não há como eliminar um candidato.

Atenção Vigilantes! O Exame Psicotécnico é uma exigência para realização de sua Reciclagem, se por ventura for reprovado nesse exame, com certeza deve estar com algum problema emocional a ser tratado. Nesse caso a Empresa Não Pode Te Dispensar Por Justa Causa.

A prova teórica do DETRAN tem 30 questões, sendo que para ser aprovado você precisa acertar 70% (21 questões).
...
Como é a prova teórica do DETRAN?

  • Legislação de Trânsito: 18h.
  • Direção Defensiva: 16h.
  • Primeiros Socorros: 4h.
  • Cidadania e Meio Ambiente: 4h.
  • Mecânica Básica: 3h.
  • TOTAL: 45h.

Além disso, a prova também é composta por alguma “pegadinhas”, que o condutor precisa estar muito atento para não cair e acabar se saindo mal no teste.
...
Isso ocorre ao:

  • Opção 1: trafegar a favor do sol;
  • Opção 2: entrar e sair de túneis;
  • Opção 3: circular em via urbana iluminada;
  • Opção 4: dirigir em um dia claro”.

Estude bastante Legislação de Trânsito, direção defensiva, mecânica básica, cidadania, e primeiros socorros, que são os assuntos que mais caem na prova.

Muita gente tem medo de não passar no exame psicológico e ser taxado de doido ou com algum problema. E não tem nada a ver. Muitas vezes, o que leva à reprovação no exame é a pessoa não ter dormido bem, ter ingerido bebida alcoólica antes do exame ou ter trabalhado a noite inteira.

Quem não passa de primeira tem direito a refazer o teste quantas vezes for necessário, mediante o pagamento de uma taxa de R$ 91,83.

Caso tenha reprovado no teste do DETRAN, o ideal é realizar um exame com um oftalmologista. Ele vai diagnosticar o problema e lhe ajudar a resolver sua dificuldade visual, seja com óculos ou algum tratamento.

"Em resumo, quem for reprovado na primeira vez e quiser tentar a segunda, pagará menos. Quem partir para três ou mais tentativas de ser aprovado, terá que fazer mais duas aulas numa autoescola e pagará um pouco mais", diz o presidente do SindCFC, Ygor Valença.