Como Smith ficou conhecido?

Perguntado por: arebelo . Última atualização: 4 de abril de 2023
4.5 / 5 19 votos

Adam Smith é considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores e economistas mais importantes da história. Sua obra influenciou diretamente em áreas como: crescimento econômico, ética, educação, divisão do trabalho, livre concorrência, evolução social, entre outros assuntos.

Adam Smith é um dos mais influentes filósofos e economistas da história. Seu principal trabalho, “Uma Investigação sobre a Natureza e as Causas da Riqueza das Nações”, conhecido popularmente como “A Riqueza das Nações”, é considerado por especialistas uma das obras mais influentes do pensamento econômico moderno.

Em plena época do Iluminismo, Adam Smith tornou-se um dos principais teóricos do liberalismo econômico. Sua principal teoria baseava-se na ideia de que deveria haver total liberdade econômica para que a iniciativa privada pudesse se desenvolver, sem a intervenção do Estado.

Ele é considerado o pai da Economia moderna e o mais importante teórico do liberalismo econômico. Em plena Revolução Industrial – 1776 – ele publicou um livro que é considerado o marco da Teoria Econômica – “A Riqueza das Nações”, o qual serviu de base teórica para a expansão do capitalismo industrial.

O liberalismo econômico é uma doutrina surgida no século XVIII e seu principal representante é o escocês Adam Smith (1723 -1790). O liberalismo econômico defende a não-intervenção do Estado na economia, a livre-concorrência, do câmbio-livre e da propriedade privada.

Karl Marx, intelectual alemão fundador da filosofia comunista.

O surgimento do termo "socialismo" é frequentemente atribuído a Pierre Leroux em 1834, ou a Marie Roch Louis Reybaud na França, ou então na Inglaterra a Robert Owen, que é considerado o pai do movimento cooperativo.

"Adam Smith opinava que os mercados devem se conformar. Ao contrário da interpretação moderna de seu trabalho como laissez faire (deixar o mercado por conta própria), ele acreditava que a liberdade adequada não consiste na ausência de políticas governamentais, mas na ausência de extração de rendas."

Adam Smith foi um filósofo e economista britânico nascido em 16 de junho 1723 na Escócia, considerado o pai do liberalismo, sendo um dos pensadores mais importantes da história.

O filósofo John Locke, do século XVII, é muitas vezes creditado como fundador do liberalismo como uma tradição filosófica autônoma. Locke argumentou que cada homem tem um direito natural à vida, à liberdade e à propriedade, acrescentando que os governos não devem violar esses direitos com base no contrato social.

  • Jean-Jacques Rousseau
  • John Locke
  • Montesquieu
  • Thomas Hobbes
  • David Hume
  • François Quesnay

O filósofo inglês John Locke é o criador do liberalismo político clássico.

Adam Smith, o fundador da escola clássica é tido como o pai da economia política. Nascido na Escócia em 1723 na cidade de Kirkcaldy, estudou filosofia em Glasgow e depois Teologia em Oxford, no ano de 1752 torna-se professor de filosofia na Universidade de Glasgow.

Nesta obra ele defende o trabalho como a fonte da riqueza: “O trabalho foi o primeiro preço, o dinheiro de compra original que foi pago por todas as coisas. Não foi por ouro ou por prata, mas pelo trabalho, que foi originalmente comprada toda a riqueza do mundo”.

Portanto a teoria de Smith é bastante complexa, pois a multiplicação das produções feitas pelos diversos ofícios (que só são possíveis graças à divisão do trabalho) gera uma riqueza universal que se estende até as camadas mais baixas da sociedade.

A ideia de que a riqueza de uma nação era proporcional à quantidade de ouro e prata acumulados se popularizou até mesmo em Roma, através de suas grandes conquistas pelo mar mediterrâneo, e teve seu auge com as descobertas de jazidas de ouro e prata na América.

A divisão do trabalho, na medida em que pode ser introduzida, gera, em cada oficio, um aumento proporcional das forças produtivas do trabalho. A diferenciação das ocupações e empregos parece haver-se efetuado em decorrência dessa vantagem.

Ele defendia a propriedade privada, a não intervenção do Estado na economia e a liberdade contratual entre patrões e empregados. Assim, o papel do Estado deveria ser apenas de manter a segurança pública e a ordem e garantir o direito de propriedade privada e as liberdades individuais das pessoas.

O escocês Adam Smith não foi propriamente o “pai” da economia moderna, mas foi, entre aqueles que primeiro se debruçaram sobre esse tema no século XVIII, o que construiu um modelo de explicação que se tornou clássico entre os britânicos e que exerceu muita influência sobre a quase totalidade de economistas e teóricos ...

Quais são as críticas ao Mercantilismo? Um dos maiores críticos a esse sistema foi Adam Smith, considerado por muitos como o criador do liberalismo econômico. Isso porque, segundo ele, a riqueza de uma nação não deve ser proveniente do acumulo de metais e sim através do trabalho.