Como ficou conhecido o período de 1970 a 1973?

Perguntado por: amesquita . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.8 / 5 3 votos

O país viveu uma excepcional fase do crescimento, no período que vai de 1968 a 1973, conhecido como "milagre econômico", Na época, estava a frente da economia brasileira o ministro Antonio Delfim Netto, da extinta ARENA, e hoje deputado federal pelo PMDB de São Paulo.

O período 1968-1973 é conhecido como "milagre" econômico brasileiro, em função das extraordinárias taxas de crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) então verificadas, de 11,1% ao ano (a.a.).

milagre econômico

(Unesp 2012) Entre o final da década de 1960 e o início da década de 1970, a economia brasileira obteve altos índices de crescimento. O fenômeno se tornou conhecido como milagre econômico e derivou da aplicação de uma política que provocou, entre outros efeitos, a) êxodo rural e incremento no setor ferroviário.

A década de 1970 ficou conhecida como aquela em que a crença nos ícones dos anos 60 fora abalada, o que levou algumas manifestações a tornarem-se mais sutis e desregradas, como nos festivais de rock ao ar livre, onde se festejava a vida alternativa, de amor e drogas.

Foi a última década do período classic rock. É também conhecida como a "Era da Discoteca", devido ao surgimento da disco music. Surgiu também nesta década o movimento punk.

O período 1968/1973 ficou conhecido como o do "milagre" econômico brasileiro em função das extraordinárias taxas de crescimento do PIB verificadas (11,1% a.a.).

Milagre Econômico ou "milagre econômico brasileiro" corresponde ao crescimento econômico ocorrido no Brasil entre os anos de 1968 a 1973. Esse período foi caracterizado pela aceleração do crescimento do PIB (Produto Interno Bruto), industrialização e inflação baixa.

No governo do presidente Médici foi implantado no Brasil uma medida de crescimento econômico, o principal idealizador dessa medida foi o ministro da fazenda, que atuava desde o governo Costa e Silva, Antonio Delfim Netto, esse projeto tinha como princípio o crescimento rápido.

Ficou conhecido como Milagre Econômico o fenômeno ocorrido no Brasil entre 1968 e 1973 - durante a Ditadura Militar -, que consistiu em um enorme crescimento econômico no país.

A economia brasileira cresceu cerca de 11,1% durante o período do milagre econômico. No início do período, o crescimento do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro estava em 9,8% ao ano, chegando a 14% em 1973. Nesse mesmo período a inflação teve queda de 25,5% para 15,6%.

Após o primeiro choque do aumento do preço do petróleo em 1973, a chamada crise do petróleo, ou crise da energia, deslancha um aumento dos preços internacionais das matérias-primas a partir de 1974. Tendo como pano de fundo esse cenário a economia brasileira consegue crescer de forma considerável.

Durante toda a década dos anos 70 houve uma ditadura militar no Brasil como forma de governo. Foi neste período que o regime atingiu seu auge popular, graças ao 'milagre econômico', coincidindo com o momento que aplicava censura em todos os meios de comunicação, torturava e exilava.

Durante as crises, o petróleo chegou a subir mais de 40% em um ano. O preço da gasolina acompanhou a alta e o governo a colocou em ação medidas de racionamento. Gasolina não era vendida nos finais de semana e ficava proibido andar a mais de 80 quilômetros por hora nas estradas.

O ano de 1973 foi marcado especialmente por sequestros, violências, abuso sexual e assassinatos de três crianças. Foram episódios que abalaram o país e até hoje não têm solução e os envolvidos permanecem impunes.

- Início da década de 1970 - Brasil vive a fase do "Milagre Econômico". Crise do Petróleo em 1973: um dos principais problemas econômicos ocorridos na década de 1970. - Março de 1970 - Depois de muito sucesso, acaba a banda de rock Beatles. - 16 de agosto de 1977 - Morre o rei do rock, Elvis Presley.

3 de abril - É realizada a primeira ligação do primeiro Telefone móvel, o modelo DynaTAC, pelo engenheiro da Motorola, Martin Cooper, inventor do aparelho, consagrando-o assim como o Pai do Celular. 4 de abril - Inauguração do World Trade Center, em Nova York.

24 de fevereiro: Um incêndio no Edifício da Pirani, atualmente mais conhecido como Edifício Andraus, deixa 16 mortos e 330 feridos na cidade de São Paulo, sendo uma das maiores tragédias da história da cidade. 12 de abril: Inicia a Guerrilha do Araguaia, no sul do Pará.

A divisão regional brasileira atual foi definida em 1970, mas inúmeras outras divisões foram realizadas ao longo da história do Brasil.

18 de dezembro: A Reforma Ortográfica de 1971 é sancionada pelo presidente Emílio Garrastazu Médici, aprovado as alterações na ortografia da língua portuguesa do Brasil. 19 de dezembro: O Clube Atlético Mineiro sagra-se o primeiro campeão brasileiro de futebol, ao derrotar o Botafogo, no Maracanã, por 1 x 0.

O crescimento econômico brasileiro começou a diminuir a partir de 1974 com uma crise mundial provocada pelo “choque do petróleo”. O elevado aumento do petróleo no mercado mundial afetou diretamente a economia brasileira.