Como substituir a palavra decepcionado?

Perguntado por: opacheco . Última atualização: 25 de abril de 2023
4.8 / 5 13 votos

1 desapontado, desenganado, desesperançado, desiludido.

adjetivo Que sofreu alguma decepção. Que se desapontou; desapontado. Que teve uma desilusão; desiludido. Etimologia (origem da palavra decepcionado).

O contrário de decepcionado é: 1 satisfeito, encantado.

5 passos para aprender como lidar com a decepção

  1. 1 – Entenda que a decepção é algo normal. ...
  2. 2 – Entenda o que te decepcionou. ...
  3. 3 – Não culpe ninguém por sua decepção. ...
  4. 4 – Respeite seu tempo para se curar da decepção. ...
  5. 5 – Por fim, aprenda com a decepção.

Tristeza, frustração, raiva, remorso, sentimento de humilhação e de fracasso, ou até mesmo desconforto físico, como dores no corpo, falta de ar, entre outros sintomas. Tais sinais podem nos acometer ao mesmo uma vez no decorrer de nossa vida, principalmente a decepção amorosa.

Você me decepcionou

Se você cometeu erros na relação, perdoe-se por isso. Se a pessoa que o decepcionou falhou de alguma forma, perdoe-a por isso. O perdão nos ajuda a deixar sentimentos negativos para trás, esquecer acontecimentos ruins e superar mágoas. Compreenda que todas as pessoas podem cometer erros.

Do verbo decepcionar, é o mesmo que provocar uma decepção ou sofrer uma. É causar ou sofrer um sentimento de mágoa ou tristeza. Ele me decepcionou profundamente com seus atos.

Significado de Chateado
adjetivo [Informal] Que sofreu algum tipo de chateação; que está ou foi aborrecido; contrariado. [Por Extensão] Que se apresenta infeliz; triste. Etimologia (origem da palavra chateado).

[Figurado] Tristeza; desgosto; dor de alma; amargura.

2. Decepcionado. Adj. Que sofreu decepção; desiludido.

O contrário de mágica é: 1 desencanto, desencantamento. 2 decepção, desilusão, desengano.

O melhor é tentar fazer da decepção um fator que motive alguma ação que nos permita crescer, avançar rumo ao nosso objetivo, questionar e encarar a realidade como ela é. A decepção é muito similar à frustração, que também precisa ser experimentada de forma a promover o aprendizado e o crescimento.

Resposta: É o Latim DECEPTIO, “engano, dolo, empulhação”, de DECIPERE, “enganar, prejudicar”, formado por DE-, “fora”, mais CAPERE, “tomar, agarrar, pegar”.

Na verdade, nos decepcionamos porque não encontramos a pessoa que idealizamos. Esperamos muito dos outros. Essa é a razão pela qual muitos relacionamentos – seja amizade, namoro, casamento – chegam ao fim.

  1. 1 – Perdoe a si mesmo em primeiro lugar.
  2. 2 – Entenda que todos estão sujeitos a cometerem erros, inclusive você
  3. 3 – Perdoe a pessoa que te decepcionou.
  4. 4 – Lembre-se que cada indivíduo é único.
  5. 5 – Dê pequenos votos de confiança.
  6. 6 – Reconheça o poder da confiança.
  7. 7 – Seja confiável e se mostre digno de confiança.

Esta é uma experiência bastante comum da existência humana, a qual causa muito sofrimento e pode incitar modificações permanentes na personalidade de uma pessoa. Isso porque grande parte dos nossos mecanismos de defesa são criados a partir de situações decepcionantes.

Quais são as causas da decepção amorosa? As causas de uma decepção geral são diversas, contudo as mais comuns são, por exemplo, infidelidade e rompimento abrupto. No primeiro caso, há uma quebra de confiança, pois quando estamos em um relacionamento amoroso monogâmico é esperado que haja fidelidade.

A forma [decepcionam]é [terceira pessoa plural do presente do indicativo de decepcionar] .

1 agastado, amuado, maçado, aborrecido, amofinado, amolado, aperreado, apoquentado, cheio, contrariado, deprimido, desanimado, descontente, desgostoso, enfadado, enfastiado, entediado, infeliz, insatisfeito, melancólico, triste, tristonho.