Como surdo percebe o som?

Perguntado por: lcastro . Última atualização: 21 de maio de 2023
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As pessoas surdas podem sentir a música de dois jeitos diferentes, muitas vezes complementares: (1) por meio de vibrações ou (2) com interpretações de LIBRAS (língua brasileira de sinais ).

O surdo percebe o mundo de forma diferenciada dos ouvintes, através de uma experiência visual e faz uso de uma linguagem especifica para isso, a língua de sinais. A língua de sinais é antes de tudo imagens do pensamento dos surdos e faz parte da experiência vivida da comunidade surda.

A maioria dos surdos têm as cordas vocais em perfeito funcionamento, portanto, são minorias os surdos que também são mudos. Muitas pessoas surdas não falam porque não aprenderam a falar. Alguns surdos falam, são os surdos oralizados, que desenvolveram a fala através de um trabalho com fonoaudiologia.

O som é uma onda capaz de propagar-se pelo ar e por outros meios a partir da vibração de suas moléculas. Os sons são percebidos por nós quando eles incidem sobre o nosso aparelho auditivo, que são traduzidos em estímulos elétricos e direcionados ao nosso cérebro, que os interpreta.

As consoantes surdas são aqueles produzidas com a glote aberta, desta forma o ar passa sem vibrar, como na produção de /p/, /t/ e /f/, por exemplo. Já as consoantes sonoras são aquelas produzidas com a vibração do ar quando este passa pela glote, como em /b/, /d/ e /v/, por exemplo.

Os surdos podem sentir os sons das músicas, através de vibrações das ondas sonoras no corpo e no chão, percebem os ritmos e as pausas e captam rapidamente os movimentos da coreografia observando o professor.

O oralismo, a comunicação total e o bilinguismo sem dúvidas são as principais abordagens educacionais no ensino do surdo utilizado em grande parte do mundo. Com características próprias quanto à concepção do sujeito surdo, a surdez, a língua de sinais, a cultura, entre outros.

As melhores dicas para estimular crianças surdas

  1. “Pequeno grande” chefe de cozinha! Culinária é uma atividade completa, beneficiando as crianças com surdez de várias formas. ...
  2. Fazendo arte. ...
  3. Aposte em um quebra-cabeça. ...
  4. Contando histórias. ...
  5. Conte com a ajuda dos brinquedos favoritos da criança.

Trata-se de uma visão pouco nítida, onde o indivíduo percebe a presença dos objetos e movimentos, mas desfocados. Embora pesquisas anteriores já tivessem descoberto a ligação entre surdez e aumento da visão periférica, os cientistas pensaram que o córtex visual no cérebro era responsável, não as retinas.

A comunicação entre surdos e ouvintes, nesse sentido, torna-se um dos principais na socialização dos surdos que, por consequência, implica em falta de acesso à educação de qualidade, consumo de produtos e serviços, bem como dificuldade de inserção no mercado de trabalho.

Libras é a linguagem responsável em estabelecer contato com surdos e mudos. A Linguagem Brasileira de Sinais (Libras) é a forma usada para se comunicar com deficientes auditivos.

Da mesma forma, um surdo deve pensar na língua de sinais que usa diariamente e é sua língua dominante.

Sabemos que a falta de feedback auditivo é responsável pelas alterações na qualidade vocal e na produção da fala de indivíduos surdos. A relação entre a articulação e a qualidade vocal nos deficientes auditivos é essencial para garantir a inteligibilidade de fala 1,2.

As pessoas que apresentam essa deficiência geralmente se comunicam através de gestos, numa linguagem própria, feita através de sinais. Essa linguagem recebe a nomenclatura de Língua Brasileira de Sinais, mais conhecida como LIBRAS.

Orelha interna: é o local onde estão localizadas as células capazes de captar as vibrações sonoras e encaminhar o estímulo nervoso para o cérebro. Na orelha interna, encontramos a cóclea e os canais semicirculares. A cóclea, responsável pela audição, apresenta-se como um tubo enrolado cheio de líquido.

O som chega até nossos ouvidos a partir de ondas sonoras, e ele se propaga por materiais sólidos, líquidos e gasosos, como o ferro, a água e o ar. As ondas sonoras precisam de um meio material para se propagar, e se propagam com velocidades diferentes, de acordo com o meio material.