Qual a diferença da caixa de som amplificada para caixa de som acústica?

Perguntado por: lmaia . Última atualização: 26 de abril de 2023
4 / 5 11 votos

Esse aparelho une a caixa de som com o amplificador em um único produto, sendo a função da caixa acústica utilizar os alto-falantes para reproduzir o som e do amplificador é aumentar o volume deste áudio. Sendo assim, a caixa de som amplificada propaga um som com um volume muito mais alto do que uma caixa de som comum.

Melhor Caixa de Som Amplificada em Custo Benefício
Pensando em custo benefício, a caixa de som amplificada que pode ser considerada a melhor é a Caixa de Som Amplificada Portátil TRC 5515. Essa opção possui 150 watts de potência e oferece conexão bluetooth, USB, AUX e leitor de cartão de memória.

No geral, é interessante escolher aquelas com som estéreo e potência mínima de 5W RMS. As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos.

Enquanto a caixa acústica possui um alto-falante que faz apenas a reprodução do áudio, o amplificador aumenta o volume. Ou seja, a caixa amplificada é ótima para reproduzir músicas em locais onde o som precisa ser alto.

O preço médio de caixa amplificada depende do que o produto oferece. Em média, um usuário conseguirá achar caixa amplificada por valores entre R$ 179,99 e R$ 2.399,90.

potência. e a ganhadora da medalha de ouro da caixa de som mais potente tocando em área aberta com volume no máximo de 2022 vai para caixa de som Philips nx8 com 3.200 de potência.

As Caixas ativas possui um amplificador de potência integrado, que requer apenas uma fonte de alimentação (ou bateria) para operar, enquanto as caixas passivas exigem um amplificador de potência externo para operar. Em resumo, você precisa de um amplificador para caixas passivas, e não ativas.

Já se você tem orçamento um pouco maior, saiba que as melhores caixas de som em custo-benefício do nosso artigo são: JBL GO 2, i2GO Essential Sound Go, Adamantiun Nirvan AS12, JBL Clip 3 e JBL Clip 4.

Aquelas que têm até 50 W são indicadas pra ouvir a dois ou em ambientes pequenos e com poucas interferências sonoras, como os tecidos e madeiras. As caixas com até 200 W de potência dão conta daquele churrasco com os amigos. Já pra uma reunião maior, escolha um modelo com mais de 200 W de potência.

Marca. Não há dúvida de que adquirir um caixa de som ativa de uma das marcas mais prestigiadas é garantia de qualidade e bom atendimento ao cliente. Neste sentido, alguns dos principais fabricantes disponíveis no mercado brasileiro são JBL, Behringer, Yamaha, Bose e Frahm.

Caixa de Som Portátil: o que você precisa saber antes de comprar...

  1. Frequência. As variações das frequências, faixas mínima e máxima, fazem uma grande diferença na acústica da sua caixinha. ...
  2. Potência RMS (Root Mean Square) ...
  3. Sensibilidade. ...
  4. Autonomia de reprodução. ...
  5. Resistência a água. ...
  6. Conectividade. ...
  7. Tamanho e designer.

Ele pode ser relacionada ao volume do aparelho e representa a potência máxima que esse equipamento pode apresentar sem que haja distorção sonora. Então quanto maior a quantidade de W da caixa de som, por exemplo, maior o ambiente que ela vai conseguir cobrir, por ter um volume mais alto.

2.000W

A potência de uma caixa de som varia muito, podendo ir de 5W a 2.000W dependendo do tamanho e da função de uso do aparelho. A qualidade de um equipamento também vai depender de outras questões, como os alto-falantes que algumas caixas possuem embutidos.

Potência e qualidade de som
Para eventos em espaços pequenos e fechados, uma caixa de som com potência de 50 a 100 W deve ser suficiente. Eventos de médio porte devem se dar bem com aparelhos de 100 a 200 W. No caso de festas maiores e ao ar livre, uma caixa de som com no mínimo 200W é o recomendável.

Um som amplificado na verdade, é nada mais do que um sinal qualquer que começou pequeno e ficou grande, ou seja, ganhou potência!

A caixa de som passiva, como dito anteriormente, é aquela que não possui um amplificador embutido e necessita de um aparelho externo para funcionar. Geralmente, ela também não precisa de alimentação de energia externa, ou seja, não é ligada na tomada.

Caixa de som passiva
Modelos passivos levam esse nome porque não têm um amplificador embutido, o que significa que sua potência é limitada. Elas dependem, portanto, de algum tipo de amplificador independente, colocado entre a fonte do som – um notebook, por exemplo – e a caixa em si.

Confira a potência
Nada como música alta, por isso uma caixa de som potente para festa é item fundamental. As caixas de som costumam ter entre 3 a 25W RMS de potência. Este valor indica o quanto você consegue aumentar o som sem haver perda de qualidade, como distorção ou ruídos.