Como surgiu a massificação?
No Brasil, a massificação social começou a ganhar força em meados da década de trinta, com o fim da República do Café, quando os investimentos estrangeiros e o capital acumulado no setor cafeeiro passaram a ser empregados na industrialização, o que provocou intensificação do êxodo rural[3].
O que foi a massificação cultural?
A noção de massificação está associada à ideia de massas, a pessoa coletiva cujos integrantes compartem certos comportamentos sociais ou culturais. Quando as massas adotam determina conduta, esta massifica-se (isto é, torna-se massiva). Esse processo de crescimento é conhecido pelo nome de massificação.
Quem criou o conceito de cultura de massa?
Os termos “cultura de massa” e “indústria cultural” foram cunhados pelos filósofos e sociólogos judeus alemães da Escola de Frankfurt: Theodor Adorno e Max Horkheimer, no livro Dialética do esclarecimento.
Onde começou a cultura de massa?
O significado corrente do termo, cultura para consumo da massa, originou-se especialmente nos Estados Unidos, estabelecendo-se ao final da Segunda Guerra Mundial. A forma abreviada em inglês pop culture data da década de 1900.
O que é a massificação do homem?
Massificação é um dos conceitos-chave do pensamentodo referido filósofo espanhol que explica como um sujeito perde sua individualidade, negando sua própria circunstância,para adentrar em um contexto de multidões, de massas.
Quando surgiu a sociedade de massa?
O termo sociedade de massa é usado justamente para descrever a nova ordem social que vivemos, que se formou no início do século XX após a Primeira Guerra Mundial.
Quais são as principais características da cultura de massa?
Cultura de Massa é o termo empregado para designar o processo de produção de livros, cinema, teatro, música ou qualquer outra manifestação artística pela indústria de entretenimento ou indústria cultural, com a finalidade de satisfazer as demandas capitalistas pela arte e cultura.
Quais as principais consequências da sociedade de massa?
Quais as consequências da Cultura de Massa? Uma das consequências da cultura de massa é a homogeneização cultural, que considera estranha qualquer manifestação cultural que não incentive o consumo exacerbado de bens e serviços.
Qual é o conceito de massificação?
Significado de Massificação
substantivo feminino Ação ou efeito de massificar, de popularizar, de tornar acessível à maioria da população; popularização.
Qual é o objetivo principal da cultura de massa?
A Cultura de Massa (ou “cultura pop”) é o produto realizado pela Indústria Cultural. Tem o intuito de atingir a massa social, considerando “massa” em seu sentido de coesão e opacidade. Portanto, cultura de massas é o meio e o fim pelo qual se submetem as mais variadas expressões culturais a um ideal comum e homogêneo.
Qual a diferença entre cultura de massa e massificação?
A cultura popular é autêntica por representar a vida, os hábitos e os costumes de uma população. Ela não é reprodução e não é uma tentativa de massificação das pessoas. A cultura popular, ao contrário da cultura de massa, visa atender a simples criação e não a busca dos padrões de venda de um mercado capitalista.
Quando surgiu a cultura de massa no Brasil?
Nosso país tem uma história de cultura de massas ocorrida no máximo duas décadas depois que essa surgiu nos países ditos desenvolvidos, pois, desde 1930, tivemos rádio comercial e indústria cinematográfica, sendo que o início das transmissões de televisão em 1950 foi pioneiro em relação a muitos países mais ...
Qual o impacto da cultura de massa em nossas vidas?
Além de estimular o mercado e desenvolver a economia capitalista, a cultura de massa promove a democratização do consumo, ou melhor, dela surge a cultura do consumo.
Quais são os pilares da cultura de massa?
A cultura de massa normalmente é vista como algo trivial, mais simples para alcançar a aceitação consensual da maioria e sustenta-se sobre três pilares chaves: a sociedade de consumo, a cultura comercial e a massificação das comunicações e da publicidade.
O que é o consumo de massa?
Produtos de consumo de massa são definidos como produtos de alta demanda. São os produtos exigidos por todos os estratos da sociedade, o que motiva a competição entre as empresas desse setor, atraindo clientes, tentando se diferenciar oferecendo alternativas, preços ou agregados.
Qual é a importância da cultura?
A cultura está relacionada diretamente à geração do conhecimento e ao exercício do pensamento, que são valores essenciais para o desenvolvimento da sociedade. Assim, a cultura é importante na formação pessoal, moral e intelectual do indivíduo e no desenvolvimento da sua capacidade de relacionar-se com o próximo.
É possível falar de etnocentrismo ainda nos dias de hoje de exemplo?
Ainda hoje existem casos de etnocentrismo religioso, quando, por exemplo, religiões de matriz africana são desrespeitadas por cristãos, que as associam ao pecado e ao que é considerado demoníaco, podendo acontecer também o movimento inverso (que é mais difícil de ocorrer por conta da hegemonia cristã ocidental).
O que pode substituir a palavra massificação?
Sinônimos de Massificação
popularizar envolvimento de grande numero das massas popular estereotipagem popularização difusão mais...
O que é massificação do trabalho?
2.2 O QUE É MASSIFICAÇÃO DO TRABALHO
O que anteriormente tratava-se de um aglomerado de trabalhadores sem conhecimento, trabalhando muitas vezes em chão de fábrica, ou subempregos, sob o domínio e fiscalização de empregadores, que não aplicavam a Consolidação das Leis do Trabalho.
O que é massificação cultural exemplos?
O que é? A expressão 'massificação cultural', anteriormente usada como 'indústria cultural', foi criada com o objetivo específico de atingir a massa popular, ou seja, a maioria de uma população, ignorando a natureza social, étnica, etária ou sexual.
O que é uma sociedade massificada?
O próprio termo sociedade de massa já faz referência a uma sociedade massificada, isto é, uma sociedade em que os indivíduos agem de forma semelhante com gostos e interesses praticamente padronizados.