Como surgiu a matemática resumo?

Perguntado por: atrindade . Última atualização: 23 de janeiro de 2023
4.7 / 5 10 votos

A Matemática, como a conhecemos hoje, surgiu no Antigo Egito e no Império Babilônico, por volta de 3500 a.C. Porém, na pré-história, os seres humanos já usavam os conceitos de contar e medir. Por isso, a matemática não teve nenhum inventor, mas foi criada a partir da necessidade das pessoas em medir e contar objetos.

Tales de Mileto foi o primeiro matemático.

O Movimento da Matemática Moderna foi um movimento internacional do ensino de matemática que surgiu na década de 1960 e se baseava na formalidade e no rigor dos fundamentos da teoria dos conjuntos e da álgebra para o ensino e a aprendizagem de Matemática.

A matemática é essencial para a vida de qualquer pessoa. Precisamos dela para calcular trocos e também para cozinhar. A matemática nos auxilia no raciocínio, inclusive, em outras disciplinas! Para desenvolver um cálculo matemático, é necessária muita concentração.

A matemática é mais presente na vida do dia a dia que podemos imaginar. Ela serve para entender melhor o mundo no qual vivemos. A utilização de contas e números estão em tudo, na cozinha, na medicina até na mídia através da utilização de gráficos e porcentagens.

Se não existisse a matemática não teríamos edifícios, pontes, aviões, computadores, etc. Você sabia que o avião só voa devido a equações matemáticas descobertas por Daniel Bernoulli no século XVIII? Pois é.

Gauss é considerado o Príncipe dos Matemáticos. A história de que ele somou de 1 até 100 em poucos minutos quando ainda tinha 8 anos é a história que gera mais impacto.

A história do ensino de matemática no Brasil inicia-se no Brasil Colônia, devido às necessidades militares. Com a necessidade de defender seu território, a Coroa Portuguesa necessitava instruir seus militares no Brasil para a construção de fortificações e a artilharia.

Áreas de estudos da matemática
Para facilitar o aprendizado, a matemática é subdividida em aritmética, álgebra, trigonometria e geometria.

Foi criado pelos hindus e espalhado pelo mundo ocidental pelos árabes. Por isso, ele é chamado indo-arábico. Os hindus desenvolveram um sistema onde cada número era um símbolo e não era preciso escrever um sinal diferente para indicar cada agrupamento de objetos, como tinham feitos os egípcios.

Leonhard Euler (1707-1783)
Vivendo de 1707 a 1783, ele é considerado o maior matemático que já caminhou neste planeta. Diz-se que todas as fórmulas matemáticas têm o nome da próxima pessoa depois de Euler que as descobriu. Euler assumiu as rédeas do cálculo onde Newton e Leibniz pararam.

Admite-se universalmente que os gregos foram os primeiros matemáticos. Primeiros no sentido de que foram eles que iniciaram o desenvolvimento da matemática a partir de princípios básicos.

A matemática elementar viu seus dias com Euclides, Arquimedes de Siracusa e Apolônio de Perga. Foi o que deu vida à geometria euclidiana, os estudos dos círculos, a estática e a lei do empuxo de Arquimedes. O empuxo, aliás, permitiu a construção de grandes barcos na idade antiga.

Você sabe de onde vem a palavra “matemática”? Ela foi criada no século VI a.C., por seguidores de Pitágoras, a partir do termo grego mathema – que significa “tema do conhecimento”. Fazendo jus à etimologia, e mesmo antes de receber esse nome, a matemática transformou o conhecimento humano.

6 O Sistema de numeração Indo-Arábico
O primeiro número inventado foi o 1 e ele significava o homem e sua unicidade, o segundo número 2, significava a mulher da família, a dualidade e o número 3 (três) significava muitos, multidão.

Um dos principais elementos que tornam a matemática um “bicho de sete cabeças” é sua principal característica: ser uma matéria acumulativa, ou seja, se você não aprendeu nada da matéria neste ano, provavelmente, você terá dificuldades em aprender o que será ensinado no próximo período letivo.

Matemática é a área do conhecimento que envolve o estudo da aritmética, álgebra, geometria, trigonometria, estatística e cálculo, em busca da sistematização de quantidades, medidas, espaços, estruturas e variações.