Como surgiu a noção do Ocidente em oposição ao Oriente?

Perguntado por: nsalazar6 . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.7 / 5 11 votos

Resposta: A partir da divisão dos territórios, ou seja, da criação dos mapas em escala global.

1. Ocidente (Oeste): Todas as regiões situadas a oeste do Meridiano de Greenwich. 2. Oriente (Leste): Toda as regiões situadas a Leste do Meridiano de Greenwich.

Essa relação entre o Ocidente e o Oriente no passado foi vista durante a Idade Antiga com conflitos entre romanos e gregos e povos orientais, na Idade Média com as cruzadas e invasões muçulmanas, e na história recente, na Segunda Guerra Mundial e durante a guerra fria.

No dia 13 de outubro de 1851 o Meridiano de Greenwich foi definido como a linha imaginária que separa o Ocidente do Oriente.

Por que existe essa divisão entre Europa Ocidental e Oriental? Essa divisão foi “criada” no fim da Segunda Guerra Mundial, para dividir os países capitalistas (sob influência dos Estados Unidos) dos comunistas (sob influência da União Soviética).

Qual a diferença entre a cultura Oriental e Ocidental? A diferença entre a cultura Oriental e Ocidental está na visão de mundo de cada hemisfério. Na cultura oriental predominam as filosofias e religiões panteístas e gnósticas. A cultura ocidental é pautada na razão e na realidade em si.

Resposta: Esses conceitos refletem a disputa de poder no mundo e se transformam ao longo da história, de acordo com as dinâmicas mundiais e os atores nelas envolvidos.

Significado de Ocidente
Parte do mundo que está do lado em que o sol se põe (grafado com letra maiúscula). [Geografia] Lado esquerdo de um mapa ou de uma carta geogrática. [Geografia] Designação comum usada para se referir à Europa ocidental, setentrional e meridional, aos Estados Unidos da América e ao Canadá.

O Brasil, em termos de localização geográfica, é um país ocidental, por se estabelecer a oeste do meridiano de Greenwich, além de 93% do território estar abaixo do hemisfério sul, esse fator influencia diretamente no tipo de clima apresentado, no caso, considerado como tropical.

Rudyard Kipling, poeta e escritor britânico, vencedor do Nobel de Literatura em 1907, afirmou: “Oriente é Oriente, Ocidente é Ocidente e jamais se encontrarão”.

Divisão pilítica: o Meridiano de Greenwich é a linha imaginária que faz a divisão do mundo em ocidente e oriente.

Os países que fazem parte do Extremo Oriente são: China (as províncias de Tibete, Qinghai e Xinjiang ficam na Ásia Central), Japão, Coréia do Norte, Coréia do Sul, Taiwan. Algumas vezes são considerados parte do Extremo Oriente: a Mongólia e o Vietnã bem como algumas das subregiões asiáticas da Rússia.

De modo geral, o consenso atual seria definir como parte do Ocidente, no mínimo, as culturas e os povos da Europa, Estados Unidos, Canadá, Austrália, Nova Zelândia e uma grande parte da América Central e do Sul, como Argentina e Brasil.

Europa Ocidental: é formada por países capitalistas desenvolvidos, ou do primeiro mundo, que se caracterizam por apresentarem uma economia de mercado consolidada. Europa Oriental: É formada por países ex-socialistas, que até alguns anos tinham uma economia planificada.