Como ter segurança na compra de um imóvel?

Perguntado por: agentil . Última atualização: 20 de fevereiro de 2023
4.4 / 5 2 votos

8 dicas para comprar um imóvel com segurança

  1. Realize um planejamento detalhado. ...
  2. Avalie as suas reais necessidades. ...
  3. Conheça alguns gastos inesperados. ...
  4. Verifique atentamente toda a documentação. ...
  5. Cheque também a documentação do vendedor. ...
  6. Escolha a melhor forma de pagamento. ...
  7. Registre logo a escritura em cartório.

1. Baixa na taxa básica de juros. Quando a taxa básica de juros, ou Selic, está em baixa é o momento ideal para os financiamentos. Nesse cenário os rendimentos dos investimentos em renda fixa, por exemplo, caem consideravelmente, com os juros, tornando mais vantajosa a compra do bem.

Primeiro se paga o sinal e assinado o contrato particular com as regras acordadas entre as partes, depois se providencia a documentação completa e escritura e na assinatrua da escritura quita-se o preço. A última etapa é o registro da escritura pública no cartório de imóveis.

Prazos e preços
Desde como será feito o pagamento, se será parcelado, se é um financiamento, se haverá entrada, ou algum bem como garantia, também deve ser descrito o prazo para a entrada, os vencimentos das parcelas e valores de cada uma, descrevendo se haverá alguma correção posteriormente.

Os riscos avaliados estão ligados a possibilidades de fraude à credores, fraude à execução, processos trabalhistas, dívidas trabalhistas e previdenciárias, débitos de condomínio, se o imóvel garante alguma obrigação em qualquer localidade do país, entre outros.

Assim, depois que o contrato for assinado por ambas as partes, ele precisa ser registrado em cartório. Só a partir de então é criado o direito real da compra do imóvel. Se não houver o registro em cartório, o contrato não terá valor jurídico. Por isso, é importante registrar o documento.

Para consultar a dívida ativa de IPTU, é preciso entrar em contato com a Procuradoria Geral do Município do imóvel. É possível também fazer uma consulta online no site da prefeitura da cidade utilizando o CPF do devedor ou o número do cadastro do imóvel.

Quem tem a obrigação de pagar as despesas cartorárias é sempre o comprador. A pessoa que está adquirindo o imóvel vai ter os gastos com o ITBI (Imposto sobre Transmissão de Bens Imóveis), o registro e a escritura” .

1 – Contrato de compra e venda tem valor de escritura? Muitas pessoas acreditam que fazendo o contrato de compra e venda, esse passará a ter o mesmo valor de escritura, dispensando a confecção desta em cartório. A esse tipo de contrato, que não é levado a registro, dá-se o nome popular de contrato de gaveta.

O contrato de gaveta também tem riscos para o vendedor. Um deles é a possibilidade do comprador deixar de pagar as parcelas do financiamento acordado, tornando o vendedor um devedor. Além disso, o comprador pode fazer dívidas relacionadas ao imóvel e o dono oficial terá que arcar com esses valores.

Se você deseja comprar ou vender um imóvel, seja qual for o meio, ter um contrato é indispensável. Apenas com ele ambas as partes podem ter garantias quanto às condições estabelecidas nas negociações. A negociação do imóvel só será efetivada após a assinatura do contrato pelos envolvidos no processo.

A falta de liquidez é um dos grandes motivos para não investir em imóveis, já que a venda de um imóvel pode demorar muito tempo e é um processo burocrático. Já os fundos imobiliários possuem a vantagem de terem bastante liquidez. Como as cotas são negociadas na bolsa, o risco de não conseguir vender é pequeno.

Como você viu, o investimento em imóveis é uma opção mais segura do que investir em aplicações, pois tem mais chances de valorização, lucratividade e rentabilidade.

Uma casa não averbada não está apta para ser vendida por meio de financiamento bancário, além de ocorrer a desvalorização da propriedade por falta de regularização. Para averbar qualquer mudança referente à construção ou ampliação de construção, é obrigatório a apresentação de alguns documentos.