Como termina a Ilíada?

Perguntado por: ocarvalho . Última atualização: 21 de janeiro de 2023
4.3 / 5 19 votos

Na verdade, a Ilíada inicia no 9º ano da Guerra de Troia, bem após o seu começo. E se encerra com a entrega do cadáver de Heitor – o guerreiro troiano – ao seu pai, Príamo, a fim de que lhe conceda sepultura.

No décimo ano da guerra de Tróia, Páris, ou Apolo com as feições de Páris, matou Aquiles cravando-lhe uma seta no calcanhar.

A Guerra de Troia foi um conflito bélico entre gregos e troianos, justificado pelo suposto rapto de Helena (esposa de Menelau, rei espartano), realizado por Páris e Heitor (filhos do rei troiano Príamo), sendo uma guerra que durou cerca de dez anos.

A história de amor de Aquiles por Polixena conta a paixão irracional do grego pela troiana, que aquele conheceu na altura do resgate do corpo do troiano. Aquiles, que tinha vingado a morte do amigo Pátroclos, com a morte de Heitor, recusava-se a devolver o corpo do troiano à família.

Próximo do final do conflito, Páris, irmão de Heitor, acerta uma flecha envenenada no calcanhar de Aquiles, o que resulta em sua morte. De acordo com a mitologia grega, Páris foi guiado pelo deus Apolo para acertar a flecha.

Algumas histórias afirmam que ela ficou em Esparta até morrer. Outras contam que ela foi expulsa de Esparta após a morte de Menelau, indo viver na Ilha de Rodes. Na ilha, Polixo, esposa de um dos líderes gregos mortos na guerra, mandou enforcar Helena para se vingar pela morte do marido.

O Calcanhar de Aquiles
No momento da imersão ela segurava seu calcanhar e, por esse motivo, ele ficou vulnerável nesse local. Quando ele está lutando na Guerra de Troia, Aquiles morre atingido no calcanhar por uma flecha envenenada, seu único ponto fraco. Foi Pária, o filho do rei da Etiópia, quem o atingiu.

Após a captura de Troia, Menelau se vingou de Dêifobo, que havia tomado Helena por esposa após a morte de Alexandre; Dêifobo foi torturado até a morte, cortado em pedaços, e teve orelhas, braços, nariz e o resto do corpo cortados.

Segundo Píndaro e os tragediógrafos, Agamemnon foi assassinado pela esposa sozinho no banho. Clitemnestra também matou Cassandra. A sua cólera face ao sacrifício de Ifigénia, e os seus ciúmes de Cassandra são apontados como os motivos do seu crime.

Aquiles era filho de Peleu e de Tétis e para que ele se tornasse imortal, sua mãe mergulhou-o no rio Estipe, segurando-o pelos calcanhares, que assim se tornou a única parte vulnerável de seu corpo.

O nome “Ilíada” é derivado de “Ilion”, antigo nome de "Troia". A primeira denominação é uma homenagem a "Ilos" e a segunda a "Tros", seu pai, ambos ancestrais lendários do "rei Príamo".

Depois de uma jornada com muitas aventuras e revezes, Odisseu encontra Telêmaco e seu grupo e juntos retornam a Ítaca.

Hera - É considerada a principal das deusas do Olimpo. É também filha de Cronos e Réia, portanto irmã de Zeus, e com quem ela se casaria. Protegia Aquiles, pois fora criada por Tétis, mãe do herói. É representada como uma deusa ciumenta, brava e vingativa, sempre irritada com a infidelidade de Zeus.

Não satisfeito em matá-lo, Aquiles amarrou o corpo de Heitor no seu carro e o arrastou pelo pó da planície até o acampamento grego, onde o deixou insepulto para ser devorado pelos cães famintos que rondavam o campo de batalha.