Como termina mesmo amando?

Perguntado por: esilveira . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.5 / 5 20 votos

Respeite os sentimentos da pessoa e a necessidade de respostas. Seja direto ao falar os motivos para terminar o namoro. Resista à tentação de expressar seu pesar com um clichê como “O problema não é você, sou eu” ou algo do tipo. Simplesmente diga o que tem a dizer da forma mais direta possível.

Trate a pessoa com respeito e cordialidade.

  1. Evite colocar a culpa em alguém. Explique por que está indo embora, mas não diga coisas como "Estou indo por causa de você".
  2. Ouça os sentimentos da pessoa. Se a ama, respeite-a e dedique um tempo ao que ela tem a dizer.
  3. Espere um tempo até que ambos estejam recuperados.

Seja honesta e breve: não faça rodeios e muito menos invente desculpas para terminar. Fale a verdade e explique para o outro seus sentimentos, por mais que não seja fácil admitir certas coisas. Preserve a privacidade de vocês: escolha um lugar discreto e privado para este momento.

Por outro lado, existem pesquisas que tentam responder essa pergunta. Uma delas, realizada na Universidade de Minnesota, nos Estados Unidos, constatou que o tempo médio que as pessoas levam para superar o fim de um relacionamento seja de 11 semanas, o que é equivalente a quase três meses.

De acordo com o relacionamento e a personalidade de cada pessoa, pode levar de seis meses a dois anos para superar um término de maneira saudável. O importante é não acreditar que você deve se jogar em uma cama e esperar que os meses passem.

Diga a pessoa o que realmente acontece, e que você quer o fim. Evite dizer qualquer coisa que deixe dúvidas, como: “eu acho…”, “melhor darmos um tempo”, “talvez”. Seja claro e direto, sem rodeios, por mais que doa você não deixará dúvidas, e ninguém sofrerá pensando no “se”.

Se seu(a) parceiro(a) faz a maioria dessas coisas, talvez seja hora de terminar. Ele(a) te culpa por todas as brigas? Cancela planos com você o tempo todo? Não quer te apresentar a sua família e seus amigos?

Diga claramente que deseja terminar.
A melhor coisa a fazer é declarar, de forma bem clara e literal, a intenção de colocar um ponto final no namoro. Por exemplo: "Eu quero terminar." "Quero continuar sendo sua amiga, mas não quero mais ser sua namorada."

Ficar longe da pessoa amada incomoda. Quando a saudade é muito grande sentimos como se faltasse algo em nós. Quem já passou por isso sabe que a angústia causada pela distância do objeto de amor e desejo pode levar ao aumento da ansiedade, desencadear perturbações do sono e, em casos mais graves, deflagrar a depressão.

Porque amar é deixar ir na espera de que volte. Porque amar, acima de tudo, é querer a volta mesmo que, muitas vezes, voltar seja algo fora de cogitação. Porque por mais bonita que seja uma flor, arrancá-la é decretar sua morte sem que ela possa exercer seu direito básico de vida: a beleza.

Não saber terminar um relacionamento pode implicar um forte apego pela outra pessoa. Também pode ser um sinal de não sabermos estar com nós mesmos, fruto de um profundo medo de estar sozinho. Mas então, como enfrentar o momento em que o outro diz que não quer mais continuar conosco?

4 dicas de como criar coragem para se separar

  1. Não tenha medo de magoar o outro. Algumas pessoas acabam aceitando uma situação de insatisfação e evitam a separação porque acham que o parceiro “não merece passar por isso”. ...
  2. Coragem para agir. ...
  3. Enfrente a situação. ...
  4. Saia da zona de conforto. ...
  5. Tenha inteligência Emocional.

Um relacionamento tóxico é caracterizado pela falta de apoio mútuo, pela competição, desrespeito e, muitas vezes, pelo conflito. Ele mina a sua autoestima, faz você se sentir triste e enche você de culpa.

É, no entanto, também a ciência que sugere que, sim, para além de qualquer cinismo, o amor pode sim ser duradouro – e é isso que a psicóloga Sue Johnson defende.