Como tirar a certidão negativa da Polícia Federal?

Perguntado por: ddias8 . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
4.6 / 5 20 votos

Os interessados devem acessar o site da Polícia Federal, preencher formulário eletrônico próprio com os dados exigidos (nome completo, data de nascimento, nome completo do pai e da mãe, número da carteira de identidade, número do passaporte e número do CPF) e, em seguida, enviar o formulário preenchido via internet.

Os pedidos para obter a certidão pela internet poderão ser feitos a partir desta sexta-feira, em dias úteis, das 9h às 19h, no site do Tribunal, www.tjdft.jus.br, página principal, menu Cidadãos (à direita), opção Certidão Nada Consta. A autenticidade do documento pode ser verificada na opção “autenticar”.

Certidão Negativa da Justiça Federal
A Certidão Negativa de Débitos (CND) é um documento emitido por qualquer órgão do governo que confirma não haver pendências financeiras ou processuais em nome dessa pessoa física, jurídica ou mesmo de um bem.

Para emitir o atestado basta acessar o site da Secretaria da Segurança Pública e escolher a opção “Serviços”. Clique no botão “Solicitar atestado” e preencha os dados. Após o preenchimento é gerado o resultado e também será fornecido um código de segurança.

A primeira opção para quem deseja consultar a existência de antecedentes criminais sobre uma pessoa é acessando o site da Secretaria da Segurança Pública (SSP). O portal é bem simples e objetivo, e com ele é possível emitir o atestado imediatamente.

Acessar o link https://servicos.dpf.gov.br/antecedentes-criminais/validacao, preencher o formulário com os dados solicitados (Nome, Número da Certidão, Hora de Emissão e Data da Emissão) e clicar no botão "Validar".

As certidões emitidas pela justiça estadual são informações acerca da pessos solicitante dentro de uma determinada área (comarca) já as certidões federais estas abrangem todo o território federal, seja da justiça federal ou da polícia federal.

O aplicativo “Sinesp” pode ser baixado gratuitamente em celulares e tabletes. Apenas com o nome do suspeito, ou da mãe dele, ou o número de algum documento, como o CPF e o RG, é possível obter informações se há contra a pessoa um mandado de prisão e o crime cometido.

Dessa forma, procure pela aba Atestado de Antecedentes Criminais, no site da Polícia Civil do estado que você deseja ou no site da Polícia Federal e apenas com o número do RG, nome completo e data de nascimento, você consegue emitir um Atestado de Antecedentes.

Casos em que a emissão online não é possível
A emissão online da Certidão Negativa de Tributos Federais pode ficar indisponível quando as dívidas não estão relacionadas aos créditos sem inscrição na Dívida Ativa da União e que sejam administrados pela Receita Federal.

No que se refere à questão central da presente Pergunta & Resposta, temos que o prazo de validade da Certidão Negativa de Débitos (CND) é de 180 (cento e oitenta) dias, contados da data de sua emissão. Base Legal: Arts. 1º, caput e 10, caput da Portaria Conjunta PGFN/RFB nº 1.751/2014 (Checado pela Valor em 12/11/22).

A CND (Certidão Negativa de Débitos) Federal é uma prova de regularidade que comprova a inexistência de pendências financeiras, civis ou criminais de uma empresa e seus sócios nos âmbitos federal, estadual e municipal. Também é chamada, popularmente, de “nada consta”.

Tirar antecedentes criminais pelo celular é possível com o aplicativo Atestado de Antecedentes, disponível para Android e iPhone (iOS). O app é da Secretaria de Segurança Pública do Estado de São Paulo e vale apenas para usuários com RG emitido no estado paulista.

Acesse o site da Policia Federal (http://www.pf.gov.br). Do lado esquerdo, localize o tópico ”Antecedentes Criminais”, dentro do Menu “Serviços”. No menu esquerdo, localize “Serviços” > “Antecedentes Criminais”. Clique em Emissão.

O Atestado de Antecedentes não apresenta a ficha pessoal do cidadão. Ele só coloca disponível uma resposta negativa ou positiva quanto a possííveis pendências jurídico-criminais atuais.

Para saber se uma pessoa é procurada pela Justiça deve-se buscar informações na delegacia de polícia mais próxima. Além disso, a Polícia Civil disponibiliza, na internet, algumas fotos de procurados pela Justiça.

Qualquer cidadão pode emitir e validar o Nada Consta de forma gratuita pelo Portal de Multas de Trânsito do DNIT. Para emitir a Certidão clique aqui, e para realizar sua validação clique aqui.

Sendo assim, o fato de um indivíduo possuir em seu desfavor uma investigação em andamento ou mesmo um processo criminal não o torna portador de maus antecedentes e, tal circunstância não pode ser utilizada em seu desfavor sob hipótese alguma, vez que violaria o princípio constitucional da presunção de inocência.