Como tirar lêndeas mortas do cabelo?

Perguntado por: umello . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.1 / 5 17 votos

Para remover as lêndeas é necessário passar água morna com vinagre nos cabelos, deixa agir por 15 minutos e passar pente fino. Você deve aplicar água morna misturada com vinagre (metade de cada) e deixar por 2h. Depois retirar as lêndeas com pente fino de metal.

Orienta-se lavar os cabelos com shampoo normal (não usar condicionador) e secar com auxílio de uma toalha. Aplicar o produto nos cabelos quase secos até saturar e em todo couro cabeludo, não esquecendo de aplicar na nuca e atrás das orelhas. Deixar agir por 10 minutos e enxaguar com água morna.

Para matar o piolho é necessário esmagar com a unha
FALSO. Não faça isso em hipótese alguma. Depois de tirar o parasita da cabeça da criança, mergulhe os piolhos em uma solução de 500ml de vinagre e 500ml de água.

Se as lêndeas estiverem mais afastadas do couro cabeludo e não forem identificados piolhos vivos é provável que se trate de uma infestação mais antiga.

Os “vazios” (lêndeas) são de cor branca e ficam mais afastados da raiz do cabelo. O cabelo cresce cerca de 0,4 mm/dia e o ovo demora aproximadamente 8-10 dias a esvaziar (deixar sair o piolho jovem) e situa-se perto da raiz.

Atenção: a lêndea morta não vira piolho, a lêndea morta indica que o piolho já saiu do ovo.

A fêmea do piolho coloca seus ovos, conhecidos como lêndeas, envoltos numa espécie de cola que os adere aos fios de cabelo. De sete a dez dias depois, estes ovos liberam as ninfas – nome do estágio do piolho logo que sai do ovo. De nove a 12 dias depois, as ninfas chegam à fase adulta.

Vinagre para piolho
Mas, o vinagre pode sim ser utilizado no combate contra os piolhos. Isso porque é recomendado que você não esprema os piolhos que são retirados do cabelo, já que isso pode fazer com que os ovos que estão dentro dele se espalhem e causem uma nova infestação.

O vinagre pode ser útil para desgrudar as lêndeas do cabelo e facilitar sua remoção com o pente fino. Ou seja, a solução pode ser usada como complemento, para retirar piolhos e lêndeas que restaram após a aplicação do medicamento. Utilize uma medida de vinagre para uma medida de água.

Shampoos ou até sprays são ótimas opções para acabar com piolhos e lêndeas. Eles promovem a morte dos insetos e facilitam a remoção deles com um pente fino. Hoje em dia, já existem diversos shampoos de tratamento desenvolvidos para serem aplicados em cabelos secos ou molhados.

Piolhos não saltam nem voam. A transmissão ocorre mais facilmente pelo contato direto com a cabeça do infectado. Também pode ocorrer contágio por compartilhamento de roupas, boné, capacete, chapéu, travesseiro, pente ou escova.

Os óleos de coco, lavanda, hortelã-pimenta e eucalipto ajudam a matar os piolhos e lêndeas e por isso pode ser usado para eliminar estes parasitas. Basta misturar os óleos e aplicar em todo couro cabeludo, deixando por 20 minutos. Depois, passar o pente fino e retirar os piolhos e lêndeas mortas.

As principais complicações da pediculose não tratada são consequências do ato de coçar. A coçadura provoca escoriações que, além de tornar o prurido mais intenso, podem provocar infecções de pele inicialmente localizadas como foliculite, impetigo ou celulite.

Os ovos, conhecidos como lêndeas, são depositados pelo piolho da cabeça bem próximo da região da raiz dos cabelos. Esses ovos apresentam um espécie de cola, o que lhes garante maior aderência aos fios. Durante sua vida, um piolho fêmea pode produzir cerca de 300 ovos.