Como tirar os gases da bolsa de colostomia?

Perguntado por: evieira . Última atualização: 17 de maio de 2023
4.4 / 5 15 votos

O filtro também ajuda a minimizar a quantidade de gases dentro da bolsa, evitando que ela “inche”. O importante é encontrar uma forma de deixar o filtro o mais seco possível, pois ele dura mais assim. Algumas marcas recomendam enrolá-lo em papel toalha.

Verdade: Quando a pele ao redor do estoma está irritada o paciente pode sentir dor e ter infecção no local. Por isso, a prevenção é a chave para manter a pele periestomal saudável.

Apresentar inchaço no local do estoma após a cirurgia pode ser normal. No entanto, é importante monitorar a área nesse período. Em caso de dor, náusea, vomito, inatividade ou mudanças significativas na temperatura, entre em contato com seu enfermeiro estomaterapeuta ou profissional de saúde.

Com as fezes presa no intestino, a produção de gases tende a aumentar, com um mau cheiro característico. Por isso, se quiser evitar sintomas desagradáveis, priorize a ingestão de fibras por meio de frutas e vegetais, associados sempre à ingestão de água.

MITO! A bolsa tem suas extremidades fechadas e, portanto, não deixa o odor passar. Porém, se não for higienizada corretamente, ela pode adquirir um cheiro ruim. Se o paciente mantiver uma boa rotina de limpeza e trocá-la conforme indicação do fabricante, dificilmente as pessoas ao redor sentirão algum odor.

Se o ostomizado sempre consumiu essa proteína e nunca teve problemas, pode continuar após a cirurgia, desde que escolha cortes mais magros (como lombo, mignon suíno, bisteca ou pernil, por exemplo) sem a gordura aparente e priorize o preparo cozido, assado ou grelhado e sempre bem passado.

ALIMENTOS PERMITIDOS:
Frutas frescas e sucos de frutas. Verduras e legumes (exceto os formadores de gases), preferencialmente cozidos. Leite, iogurte e queijos de acordo com a tolerância. Carnes, peixes e aves cozidas, grelhadas ou assadas.

Alimentos a limitar
Alimentos ricos em fibras, como vegetais crus (exceto alface). Alguns vegetais podem causar gases ou odores para algumas pessoas. Se um determinado vegetal causar gás ou odor, evite comer esse vegetal.

Isso pode acontecer por causa de uma fixação inadequada do estoma à parede abdominal durante a cirurgia. Isso pode ser tratado por meio do uso de um aparelho para acomodar essa porção do intestino.

Obstrução. Quando não houver eliminação de fezes através do estoma por mais de 4 a 6 horas e se existirem também cólicas, dores ou náuseas, o intestino pode estar bloqueado ou obstruído. Nestes casos é necessário ajuda médica imediata.

Ostomizado não pode fazer exercícios físicos.
Com autorização médica você pode ir à academia, correr, caminhar e praticar esportes. Mas atenção! Evite esportes com muito contato físico ou que possam causar traumas ao estoma. Além disso, esteja sempre atento ao seu limite.

5 DICAS PARA COMBATER O INCHAÇO ABDOMINAL

  1. 1 – Coma mais frutas e verdura. ...
  2. 2 – Beba mais água. ...
  3. 3 – Evite alimentos de difícil digestão, que possam causar gases. ...
  4. 4 – Coma mais fibra. ...
  5. 5 – Faça exercícios físicos diariamente.

A irrigação é uma técnica de limpeza mecânica que busca regularizar a atividade do intestino. A partir desse método, é possível controlar a eliminação de fezes por meio do estoma, “educando” o intestino a funcionar a cada 24, 48 ou até 72 horas.

Um estoma não possui terminações nervosas; portanto, não deve doer. É, no entanto, rico em vasos sanguíneos e pode sangrar ligeiramente se irritado ou esfregado. Isso é normal, mas se o sangramento for prolongado ou se a secreção do estoma for sanguinolenta, entre em contato com seu profissional de saúde.

8 melhores remédios caseiros para excesso de gases

  1. Chá de erva-doce. ...
  2. Chá de hortelã-pimenta. ...
  3. Chá de gengibre. ...
  4. Chá de erva-cidreira. ...
  5. Chá de camomila. ...
  6. Chá da raiz de angélica. ...
  7. Chá de louro. ...
  8. Exercício para eliminar os gases.