Como tomar Riss?

Perguntado por: ipadilha3 . Última atualização: 30 de maio de 2023
4.6 / 5 5 votos

Riss® (risperidona) pode ser administrado uma ou duas vezes ao dia. A dose inicial recomendada é de 2 mg/dia. A dose pode ser aumentada para 4 mg no segundo dia. A partir de então, a dose deve permanecer inalterada, ou ser posteriormente individualizada, se necessário.

Para risperidona: tome o comprimido com um copo de água, antes, durante ou após as refeições. Siga os horários estabelecidos pelo seu médico. Em caso de esquecimento de uma dose, tome logo que possível. Se faltar pouco tempo para a próxima tomada, aguarde e tome somente a quantidade do próximo horário.

Riss® (risperidona) é indicado, por até 12 semanas, para o tratamento de transtornos de agitação, agressividade ou sintomas psicóticos em pacientes com demência do tipo Alzheimer moderada a grave.

Pode levar vários dias ou até meses para que alguns sintomas melhorem. Os efeitos colaterais mais comuns incluem sonolência, distúrbios do movimento e dores de cabeça. Essa medicação pode fazer você sentir mais fome do que o normal, então você pode engordar se não controlar seu apetite.

Riss® (risperidona) também é usado, por até 12 semanas, em demência relacionada à doença de Alzheimer moderada a grave, especificamente para controlar agitação, agressividade ou sintomas psicóticos (tais como acreditar em coisas que não são verdadeiras, ou ver, sentir ou ouvir coisas que não existem).

Recomenda-se uma dose inicial de 0,5 mg por dia, administrada em dose única diária pela manhã ou à noite. Se indicado, essa dose pode ser então ajustada em intervalos de, no mínimo, 24 horas com incrementos de 0,5 ou 1 mg/dia, conforme tolerado, até a dose recomendada de 2,5 mg/dia.

O que é o Risperidona? É um medicamento antipsicótico voltado para tratar pacientes com distúrbios mentais, que inclui transtorno bipolar, esquizofrenia, entre outros. A sua principal função é manter o equilíbrio da dopamina e serotonina no cérebro da pessoa.

No entanto, um dos efeitos colaterais da risperidona é a sonolência. Isso ocorre porque a droga pode causar sedação ao diminuir a atividade do sistema nervoso central. Se você estiver tomando risperidona, é importante evitar atividades que exijam alerta mental ou coordenação física, como dirigir.

Risperidona é um medicamento utilizado para tratar determinados transtornos mentais, entre eles citamos a esquizofrenia, o transtorno bipolar e irritabilidade associada ao transtorno do espectro autista. A risperidona pertence a uma classe de medicamentos denominados antipsicóticos atípicos.

A risperidona pertence à classe dos antipsicóticos de segunda geração e tem a função de equilibrar os neurotransmissores dopamina e serotonina no cérebro, responsáveis, entre outras coisas, por controlar o humor, a ansiedade, a saciedade e o sono.

Riss® (risperidona) pode ser usado tanto em quadros de início súbito (agudos) como nos de longa duração (crônicos). Além disso, após o alívio dos sintomas, Riss® (risperidona) é usado para manter os distúrbios sob controle, isto é, para prevenir recaídas. A substância ativa do Riss® é a risperidona.

Após administração oral a pacientes psicóticos, a risperidona é eliminada com uma meia-vida de 3 horas. A meia- vida de eliminação da 9 hidroxi-risperidona e da fração antipsicótica ativa é de 24 horas.

Alguns dos efeitos colaterais comuns da risperidona incluem sonolência, tontura, visão turva, aumento de peso, tremores e movimentos involuntários. Se esses efeitos colaterais forem graves, eles podem afetar a capacidade de uma pessoa para realizar atividades diárias, incluindo atividades profissionais.

A única forma de ter certeza se a risperidona está fazendo efeito é conversando com o seu médico. Faça isso quatro a seis semanas depois de começar a tomar o medicamento.