Como trabalhar músicas juninas na educação infantil?
Como música é uma excelente ferramenta pedagógica, você pode planejar diversas atividades de festa junina relacionadas com as melodias. Com isso, os alunos podem treinar a escrita, relacionar o conteúdo com outras disciplinas e praticar a oralidade.
Qual a importância das músicas juninas?
Qual a importância da música nas festas juninas? Se as comidas tradicionais como paçoca, rapadura e bolo de milho são o coração das festas juninas, podemos dizer que a música é a alma. Afinal, é a música que anima as festas, é dela que surgem as quadrilhas e brincadeiras que fazem essa tradição brasileira.
Qual habilidade para trabalhar festa junina?
Habilidade(s) da BNCC: (EF01HI08) Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.
Como explicar a origem da festa junina para educação infantil?
Origem da Festa Junina
Estas festas eram, e ainda são, em homenagem a três santos católicos: São João, São Pedro e Santo Antônio. Outra versão diz que o nome desta festa tem origem em países católicos da Europa e, portanto, seriam em homenagem apenas a São João. No princípio, a festa era chamada de Joanina.
O que diz a Bncc sobre a festa junina?
A festa junina também pode ser o espaço para a inserção de competências e habilidades da Base Nacional Comum Curricular — BNCC —, as quais, segundo o documento, devem ser estimuladas tanto dentro quanto fora da sala de aula, incluindo os eventos e as atividades culturais promovidos pela instituição escolar.
O que trabalhar com o tema festa junina?
Faça um projeto interdisciplinar da Festa Junina na escola
Na Educação Física os professores podem trabalhar (e ensaiar com os alunos) as danças típicas, como a quadrilha e ainda coreografar as músicas mais populares da época: 'Cai, Cai, Balão', 'Pula fogueira' e 'Requebradinho'.
Qual o objetivo inicial das festas juninas?
A origem da festa junina é pagã, ou seja, é contrária à doutrina cristã, porque as festas que deram origem às festas juninas homenageavam os deuses da natureza e da fertilidade e pediam fartura nas safras, pois era nessa altura que começava o período da colheita de cereais.
Qual é o estilo de música de festa junina?
Música junina ou canção junina é o gênero musical que faz parte da festa, como o forró, xote, baião, reisado, samba de coco e as cantigas da própria festa. Os instrumentos musicais mais utilizados nestes gêneros são: reco-reco, violão, cavaquinho, triângulo e a sanfona.
Qual é a música típica do São João?
ARRASTA-PÉ Esse gênero musical típico do Nordeste é baseado no forró pé de serra e sua origem vem dos bailes populares realizados no final do século XIX, chamados de "forrobodó", "forrobodança" ou "forrobodão”.
Qual o nome da música junina?
Talvez a música nordestina mais importante da história, Asa Branca é obrigatória nas festas juninas que se prezem — principalmente na voz do Rei do Baião.
O que falar sobre festa junina na educação infantil?
Pontos de atenção para as equipes escolares
Outro ponto que merece nossa atenção é o fato de que, por muito tempo, as festividades juninas evidenciaram estereótipos distorcidos do povo da roça. As brincadeiras e encenações abordavam gestos, trejeitos e falas depreciativas, que não condizem com a realidade.
O que trabalhar na educação infantil no mês de junho?
Cinema e celebrações populares são apenas alguns exemplos de temas que você pode trabalhar em sala de aula com os estudantes durante o mês. Lembrando que as efemérides representam uma excelente oportunidade de aprofundar discussões e engajar os estudantes no processo de ensino-aprendizagem.
Quais os principais benefícios de realizar uma festa junina na escola?
AO POSSIBILITAR A INTEGRAÇÃO ENTRE AS CRIANÇAS, ESSA FESTIVIDADE ESTIMULA COMPETÊNCIAS IMPORTANTES PARA A SOCIABILIZAÇÃO, COMO A COOPERAÇÃO, A PACIÊNCIA E O RESPEITO. O TRABALHO COM ELEMENTOS DE CULTURAS E REGIÕES DIFERENTES PERMITE DESENVOLVER A EMPATIA E A NOÇÃO DE ALTERIDADE, BEM COMO A TOLERÂNCIA DOS ESTUDANTES.
Como organizar brincadeiras de festa junina?
Delimite uma área, coloque todos os balões lá e solte o pequeno no meio do “curral”. Boca do palhaço: Separe galões de água vazios ou caixas de papelão e recorte grandes bocas neles. O objetivo é acertar as bolinhas improvisadas com papel alumínio ou recortes de revista no buraco, ou melhor, na boca do palhaço!
Qual é a origem da música da festa junina?
Origens. No século XVI surgiram as escolas jesuítas para índios e dali se originou a música junina se espalhando pelo Brasil, em 1603 a obra História do Brasil de Frei Vicente do Salvador, relatou que os índios eram muito amigos das novidades, como do dia de São João Batista por causa das fogueiras e capelas.
Qual a importância das brincadeiras das festas juninas?
As brincadeiras são extremamente importantes. Tem o lado social, o lado emocional muito bacana nessas brincadeiras. Além de queimar caloria, você desenvolve habilidades, como equilíbrio e coordenação".
Quais são as 4 cantigas?
São elas: cantigas de amor, de amigo, de escárnio e de maldizer.
Como são as músicas e danças que fazem parte da festa junina?
Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, como viola, triângulo, sanfona, zabumba e pandeiro, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste Brasileiro, com destaque para o Xaxado, Baião, Xote, samba-de-coco e quadrilha.
Qual é o nome da dança típica das festas juninas?
A QUADRILHA É UMA DANÇA TÍPICA DAS FESTAS JUNINAS BRASILEIRAS, MAS SUA ORIGEM VEM DE PARIS, COMO UMA DANÇA DE SALÃO COMPOSTA POR QUATRO PESSOAS.
Qual é o ritmo da quadrilha junina?
O estilo que está mais relacionado com as músicas de quadrilha é a música instrumental caipira. Os principais instrumentos que fazem parte da música da quadrilha tradicional são a viola, o violão, a sanfona, o triângulo e a zabumba.
Quais são os tipos de música do São João?
Com predomínio de instrumentos bem tradicionais, em especial o triângulo, a sanfona e a zabumba, os principais ritmos encontrados nas festas juninas são oriundos do nosso Nordeste brasileiro, como o xaxado, baião, xote, samba-de-coco e quadrilha.