O que colocar no relatório individual da educação infantil?

Perguntado por: aperalta . Última atualização: 30 de janeiro de 2023
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Tanto na educação infantil quanto no ensino fundamental, é preciso que o professor desenvolva o relatório individual de aluno. Trata-se de um documento que cita as qualidades, informa o que ele realmente aprendeu e avalia o desenvolvimento socioemocional do estudante, tendo como base a BNCC.

Confira as opções:

  • “Muito se tem discutido, recentemente, acerca de …”
  • “Muito se discute a importância de …”
  • “Pode-se afirmar que, em razão de …”
  • “Observando o cenário…”
  • “É de conhecimento geral que…”
  • “Em face do cenário atual…”
  • “Segundo a pesquisa…”
  • “Tendo em vista que…”.

Quando escrever o parecer descritivo, o educador deve se atentar a alguns pontos. Primeiro, cada aluno é diferente, logo, cada documento deve ser escrito de forma individualizada. Além disso, é importante abranger todos os pontos, com um olhar transdisciplinar.

Como fazer uma conclusão em 6 passos

  1. Seja breve e vá direto ao ponto. ...
  2. Retome a introdução para ressaltar a ideia principal. ...
  3. Resuma o que foi dito para amarrar suas ideias. ...
  4. Ressalte a ideia principal. ...
  5. Incentive o leitor a agir ou refletir. ...
  6. Evite clichês.
  1. Título. Deve informar o assunto da atividade. ...
  2. Objetivos. Indicam as finalidades com que o trabalho foi executado. ...
  3. Introdução. Devem conter de forma sucinta os fundamentos teóricos nos quais está baseada a experiência realizada. ...
  4. Descrição das atividades. ...
  5. Resultados. ...
  6. Discussão. ...
  7. Conclusão. ...
  8. Referências bibliográficas.

O aluno é muito bom, porém tem necessidade de consultar o professor. O aluno possui dificuldade, é dependente do professor, mas realiza apesar de apresentar bastante lentidão. O aluno possui dificuldade, é extremamente dependente do professor,não consegue realizar nada sozinho e não demonstra vontade em aprender.

Sugestões para iniciar relatórios:
Com base nos objetivos trabalhados no bimestre, foi possível observar que o aluno… Observando diariamente o desempenho do aluno, foi constatado que neste semestre… A partir das atividades apresentadas, o aluno demonstrou habilidades em…

O aluno não adquiriu os conceitos, está em fase de aprendizado. Ainda não desenvolveu habilidades para convívio no ambiente escolar, pois… Ainda não desenvolveu hábitos próprios de higiene e de cuidado com seus pertences. Costuma não aceitar e compreender as solicitações dos adultos; Tem dificuldades em cumprir regras.

Saiba como começar o texto
Para iniciar o relatório, o professor pode mencionar as atividades que foram desenvolvidas no período analisado e, na sequência, mencionar o desempenho do aluno. As anotações diárias podem ser feitas na forma de tópicos. Já o relatório em sim deve ser narrativo e descritivo.

O relatório é um gênero textual utilizado para expor resultados de alguma atividade realizada, apresentando os seus pontos principais e mais pertinentes ao contexto. Ele pode ser utilizado, por exemplo, para apresentar as conclusões de uma pesquisa científica ou os resultados de determinado período de trabalho.

Desde o nascimento os pais podem contribuir para estimular o desenvolvimento motor da criança oferecendo um ambiente rico de estímulos motores e sensoriais, como: colocar a criança livre num tatame no chão para que ela possa se movimentar e até rolar; colocar a criança de barriga para baixo quando ela estiver acordada ...

Habilidades Manipulativas = arremessar, quicar, chutar, lançar, rebater, cabecear, agarrar, rolar. Habilidades Locomotoras = andar, correr, saltar, saltitar, escorregar, escalar, desviar. Habilidade de Estabilização = flexionar, equilibrar, estender, girar, posições invertidas.

Segundo o Portal da Educação, os cinco tipos são os seguintes:

  • Coordenação Motora Geral; ...
  • Coordenação Motora Específica; ...
  • Coordenação Motora Fina; ...
  • Coordenação Motora Grossa; ...
  • Atividades de coordenação motora para fazer em casa!

O relatório de aprendizagem deve ser bastante descritivo. Ou seja, ele deve conter quais são, exatamente, as dificuldades que este estudante apresenta e em quais áreas. Tipo de aprendizagem em que o estudante apresenta dificuldade (diferenciação de números ou letras, por exemplo);

Importante conter um breve resumo dos pontos suscitados no parecer, apresentando uma opinião clara, seja ela favorável ou não com a opinião do parecerista, direcionando o solicitante sobre o tema. E, por fim, concluir com a expressão: “É o parecer”, seguido do nome do profissional, cargo e assinatura.

Cite o objetivo e como vai trabalhar. Fale também sobre o desenvolvimento das competências da BNCC. No caso da educação infantil, por exemplo, é possível colocar que serão desenvolvidas por meio da brincadeira e da interação. Não precisa fazer um texto sobre a BNCC, pois os pais não costumam conhecer.

Cabeçalho: com as informações como o nome da instituição, o(s) autor(res) do texto, a data de produção e o assunto. Alguns relatórios necessitam de capa, que pode comportar essas indicações. Título: preferencialmente claro, objetivo e relativo ao tema. Objetivos: gerais e específicos da produção do relatório.

Como iniciar um Parecer Descritivo do Aluno

  1. “Percebe-se o progresso de… ...
  2. “Com base nos objetivos trabalhados no trimestre, foi possível observar que o aluno…”
  3. “Observando o desempenho da aluna…, foi constatado que neste trimestre…”
  4. “Com base nas avaliações realizadas, foi possível constatar que a aluna… identifica…”

O relatório é o registro das atividades realizadas por uma pessoa ou grupo. Nele prevalece a objetividade e a clareza da linguagem. Ele é escrito de forma impessoal. Possui estrutura simples, com título, texto propriamente dito, data, local e assinatura.

Uma boa introdução precisa informar ao leitor de forma clara e objetiva o que será trabalhado no desenvolvimento e na conclusão do texto. Nela, apresentam-se os principais temas que serão discutidos ao longo do conteúdo, então deve servir como um convite para que o texto seja lido até o final.

No início do relatório, é importante apresentar as atividades trabalhadas com os estudantes dentro da disciplina que está sendo o foco do registro. Liste os objetivos de cada proposta pedagógica e explique o que a turma precisava fazer para atingi-los.