Como trabalhar o Dia do Índio De acordo com a Bncc?

Perguntado por: adorneles . Última atualização: 19 de maio de 2023
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Apresentar suas considerações sobre o assunto estudado. Comunicar resultado de pesquisas sobre o assunto em questão. Valorizar a cultura indígena como parte integrante da cultura do nosso pais. Confeccionar brinquedos referentes à cultura indígena.

A TEMÁTICA INDÍGENA NA BNCC
A proposta da BNCC para o ensino de História abrange o que esperamos de um ensino de valorização e fortalecimento da cultura indígena, desde as séries iniciais e principalmente nos últimos anos do ensino fundamental.

O “Dia do Índio” é um resgate a nossa história e nossas raízes. Objetivo Geral: Conhecer e refletir com as crianças sobre a cultura indígena, seus hábitos, alimentos e costumes.

Decodificação/Fluência de leitura (BNCC – EF15LP02) Estabelecer expectativas em relação ao texto que vai ler (pressuposições antecipadoras dos sentidos, da forma e da função social do texto), apoiando-se em seus conhecimentos prévios sobre as condições de produção e recepção desse texto, o gênero, o suporte e o ...

A habilidade EF01HI08 consiste em: Reconhecer o significado das comemorações e festas escolares, diferenciando-as das datas festivas comemoradas no âmbito familiar ou da comunidade.

CÓDIGOS ALFANUMÉRICOS DEFINIDOS PELA BNCC: COMO LER? Os códigos alfanuméricos, por exemplo EI01TS01, servem para identificar e classificar os objetivos de aprendizagem. Eles ajudam a contextualizar qual é a etapa de ensino, a faixa etária e o campo de experiência relacionado.

(EF03GE03) Reconhecer os diferentes modos de vida das populações tradicionais em distintos lugares. Relação com a prática didático-pedagógica • Observar as diferenças entre as paisagens do campo e da cidade. Analisar o modo de vida da população indígena, bem como suas contribuições culturais.

Os objetivos e as habilidades da BNCC são as aptidões desenvolvidas ao longo de cada etapa de ensino e que contribuem para o desenvolvimento das competências gerais e específicas da Base.

Valorizar a pluralidade cultural que existe no Brasil; • Adquirir conhecimento sobre a história dos índios; • Conhecer os hábitos e costumes dos indígenas; • Valorizar a pluralidade do patrimônio sociocultural brasileiro.

O Dia dos Povos Indígenas é uma data comemorativa celebrada em 19 de abril. Celebra a diversidade dos povos indígenas do Brasil. Foi criado, em 1943, por meio de um decreto do governo de Getúlio Vargas. Sua criação foi resultado de uma orientação realizada no Congresso Indigenista Interamericano.

O Dia do Indígena / Dia do Índio na escola é parte da programação anual das instituições de ensino. A data é importante para valorizar as culturas que formaram nosso país. Falar dos povos indígenas é falar da natureza, riqueza linguística e cultural, resistência e diversos temas sempre atuais.

(EI03EF02) Inventar brincadeiras cantadas, poemas e canções, criando rimas, aliterações e ritmos. (EI03EF03) Escolher e folhear livros, procurando orientar-se por temas e ilustrações e tentando identificar palavras conhecidas.

A habilidade EI03EF04 consiste em: Recontar histórias ouvidas e planejar coletivamente roteiros de vídeos e de encenações, definindo os contextos, os personagens, a estrutura da história.

A habilidade EI03TS02 consiste em: Expressar-se livremente por meio de desenho, pintura, colagem, dobradura e escultura, criando produções bidimensionais e tridimensionais.

(EF02HI05) Selecionar objetos e documentos pessoais e de grupos próximos ao seu convívio e compreender sua função, seu uso e seu significado. (EF01LP05) Reconhecer o sistema de escrita alfabética como representação dos sons da fala.

A habilidade EF02LP03 consiste em: Ler e escrever palavras com correspondências regulares diretas entre letras e fonemas (f, v, t, d, p, b) e correspondências regulares contextuais (c e q; e e o, em posição átona em final de palavra).

- Papel das fontes históricas no trabalho do historiador (EF02HI01) Reconhecer espaços de sociabilidade e identificar os motivos que aproximam e separam as pessoas em diferentes grupos sociais ou de parentesco.

(EF15LP03) Localizar informações explícitas em textos. (EF15LP04) Identificar o efeito de sentido produzido pelo uso de recursos expressivos gráfico-visuais em textos multissemióticos. - Interpretação oral e/ou escrita de textos de diversos gêneros textuais.