Qual é o papel do professor de acordo com a BNCC?

Perguntado por: aribeiro2 . Última atualização: 23 de fevereiro de 2023
4.5 / 5 18 votos

É necessário que o professor se comprometa com seu próprio desenvolvimento profissional, com a aprendizagem dos estudantes e com o princípio de que todos são capazes de aprender. Também deve participar da construção do projeto pedagógico da escola e da construção de valores democráticos.

Atuar como mediador do conhecimento
O professor precisa entender que o conhecimento deve ser construído em métodos colaborativos, que coloquem os estudantes como agentes ativos do seu próprio aprendizado. Afinal, a prática pedagógica depende de todos os atores envolvidos no processo de ensino-aprendizagem.

Ampliar o universo de experiências, conhecimentos e habilidades, diversificando e consolidando novas aprendizagens. Esse é o principal objetivo da educação infantil, determinado pela Base Nacional Comum Curricular (BNCC).

Dever de ser assíduo e pontual. Dever de participar ativamente na vida escolar. Dever de não limitar a ação educativa à sala de aula. Dever de utilizar, no processo de ensino-aprendizagem, os métodos mais adequados e de diligenciar pelo seu aperfeiçoamento constante, tendo em vista o sucesso educativo.

Qual seria o papel do professor? Menciona, por assim dizer, duas dimensões relacionadas ao papel docente: INSTRUIR e EDUCAR. A ideia que está por trás do instruir tem a ver com toda relação do ensinar e do aprender. E ao termo educar associa-se o processo de formação humana.

A seguir, listamos algumas das principais mudanças que a Base Nacional Comum Curricular trará para a rotina do professor. Dentre elas, citamos a intensificação do novo olhar sobre a educação: o maior protagonismo do aluno, a maior inserção da tecnologia e as novas metodologias de avaliação.

Foram apresentadas aos respondentes 12 competências, sendo elas: didática, relacionamento, exigência, domínio da área de conhecimento, experiência de mercado, flexibilidade, criatividade, comunicação, liderança, planejamento, comprometimento e empatia.

Portanto, a BNCC traz implicações para o currículo da Educação Básica à medida que tenta regular o conhecimento por meio de conteúdos mínimos, competências, habilidades e desempenho nas avaliações.

Educador é o sujeito responsável por coordenar, na relação com o outro, os processos de ensino e aprendizagem. Isso significa que o educador é um profissional que investe no processo de desenvolvimento do educando, sempre ciente do que ele, efetivamente, necessita aprender.

É papel de o professor planejar a aula, selecionar, organizar os conteúdos de ensino, programar atividades, criar condições favoráveis de estudo dentro da sala de aula, estimular a curiosidade e criatividade dos alunos, ou seja, o professor dirige as atividades de aprendizagem dos alunos a fim de que estes se tornem ...

O professor da Educação Infantil faz mais do que facilitar projetos de arte e artesanato ao longo do dia. É ele quem fornece estrutura e ajuda as crianças a crescerem em suas habilidades de leitura e escrita; ensina Ciências instigando a curiosidade e ajuda as crianças a se entenderem no mundo.

Cabe ao professor individualizar as situações de aprendizagem oferecidas às crianças, considerando suas capacidades afetivas, emocionais, sociais, cognitivas assim como os conhecimentos que possuem dos mais diferentes assuntos e suas origens socioculturais diversas.

Para Vygotsky, o professor é figura essencial do saber por representar um elo intermediário entre o aluno e o conhecimento disponível no ambiente.

No artigo 67 da LDB, são os seguintes direitos assegurados aos docentes do magistério público: a) ingresso, exclusivamente, por concurso de provas e títulos; b) Aperfeiçoamento profissional continuado, inclusive com licenciamento periódico remunerado para esse fim; c) Piso salarial profissional; d) Progressão funcional ...

A conduta ética do professor está no sentido de reconhecer que os alunos, bem como ele mesmo, podem errar, mas o que importa é o processo de busca do conhecimen- to, é o lançar-se em novos momentos de busca de rompimento do que condiciona o homem.

Base Nacional para a Formação de Professores
Nesse sentido, a proposta se baseia em três dimensões: Conhecimento: domínio dos conteúdos ensinados. Prática: gestão da aprendizagem. Engajamento: interação e compromisso quanto ao trabalho como educador.

Além disso, a formação inicial dos professores precisa mirar na aprendizagem por meio de pesquisa, experiências práticas e promover comunidades de aprendizagem, envolvendo também as famílias. Ou seja, é preciso aposentar a formação voltada inteiramente para as aulas expositivas.