Como transformar álcool 96 para 70?

Perguntado por: rzagalo3 . Última atualização: 18 de maio de 2023
4.9 / 5 9 votos

Modo de preparação: Colocar, dentro de um recipiente, 1 frasco de 250 ml de álcool etílico a 96%-98% e adicionar 10 colheres de sopa de água destilada (aproximadamente 100 ml); Misturar bem.

Queremos 1 litro de alcool a 70%, ou seja: 700 mL de alcool e 300 mL de água.

Por exemplo, nesse caso de 96°GL significa que em cada 100 mL, temos 96 mL de álcool e 4 mL de água. Assim, esse valor é uma porcentagem em volume (96%v/v e 77%v/v). Agora, quando a porcentagem se refere à massa, a sigla utilizada é INPM (porcentagem de álcool em peso ou grau alcoólico).

O álcool 70% (mais hidratado) é um bactericida mais eficaz do que o álcool 96%, pois o grau de hidratação é um fator importante para a atividade antimicrobiana.

O álcool etílico (álcool comum) forma com a água uma mistura azeotrópica (95,5% de álcool e 4,5% de água) que destila à temperatura de 78,1° C. Este é um caso de mistura homogênea de líquidos que não pode ser separada por processo físico como, por exemplo, a destilação.

Utilizados como desinfetantes e antissépticos.

O álcool em gel, assim como outros sanitizantes de mãos à base de álcool, foram projetados para matar 99,9% dos germes que podem ser encontrados nas nossas mãos. A solução em álcool na casa dos 70% garante a dissolução das camadas protetoras dos germes, matando todos em apenas alguns segundos.

Outra alternativa seria misturar 2 partes de álcool 70 INPM com uma parte álcool 46,2o INPM, formando 3 partes de álcool 62 INPM.

0,364 mL

Qual será o volume aproximado necessário de álcool etílico 96% para o preparo dessa solução de álcool etílico 70%? 0,364 mL.

Quando se adiciona água ao álcool, estes vão formar uma mistura não ideal, porque o volume final não corresponde ao total adicionado. Isso é devido à possibilidade das moléculas de água interagir com as moléculas de álcool, porque possuem ligações intermoleculares semelhantes, do tipo ligações de hidrogênio.

O álcool líquido 70° possui 70% de álcool puro + 30% de água, ou seja, tem concentração exata para o efeito de eliminação dos microrganismos nocivos aos seres humanos.

Defina qual o volume total de álcool 70º INPM que deseja preparar, 500 mL, por exemplo. Calcule o volume da solução de partida que deverá utilizar, empregando a proporção de diluição C1V1 = C2V2, sendo 1 = solução de partida e 2 a solução final: V1 = (C2V2) / C1 = (70º INPM * 500 mL) / xº INPM.

O factor de diluição é sempre superior a 1 (f = 1 indica que não há diluição, sendo cinicial=cfinal c i n i c i a l = c f i n a l ). Exemplo: um fator de diluição igual a 4 indica que a solução final apresenta uma concentração 4 vezes menor que a solução inicial.

Diferença básica do álcool 70% para o álcool 90%
Portanto, quando dizemos “álcool 70%” significa que a composição consiste em 70% de álcool (etílico ou isopropílico) + 30% de água. Essa concentração, portanto, seria a diferença básica do álcool 70% para o álcool 90%.

Desvantagens do álcool 70% em Gel
Dificuldade do uso de álcool gel para limpeza de superfícies grandes e diluição na água.

Não aplique sobre machucados abertos. Não passe nos olhos, nariz, boca ou partes íntimas.

Álcool e dipirona: o efeito do álcool pode ser potencializado. Álcool e paracetamol: Aumenta o risco de hepatite medicamentosa. Álcool e ácido acetilsalicílico: Eleva-se o risco de sangramentos no estômago. O acetilsalicílico irrita a mucosa estomacal.

O álcool mais recomendado para a produção de licores é o de cereais. “ A qualidade do licor está na dependência direta da qualidade do álcool utilizado”. Embora, na pratica, o tipo mais utilizado seja a pinga comercial. Normalmente o álcool de cereais é 96º GL.

O álcool 70% possui concentração ótima para o efeito bactericida, porque a desnaturação das proteínas do microrganismo faz-se mais eficientemente na presença da água, pois esta facilita a entrada do álcool para dentro da bactéria e também retarda a volatilização do álcool, permitindo maior tempo de contato.