Como transformar barro em terra fértil?

Perguntado por: eazambuja3 . Última atualização: 17 de janeiro de 2023
4.8 / 5 19 votos

De modo geral, há duas possiblidades para transformar o solo e deixá-lo fértil: artificialmente ou organicamente. De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos.

Os vasos de barro e terracota ainda são os queridinhos de quem pratica jardinagem. Além de baratos, eles são porosos e drenam melhor a água do que os de plástico, favorecendo a saúde e o desenvolvimento das plantas.

Veja algumas práticas que são realmente efetivas na recuperação do solo degradado e garanta sucesso no plantio da sua lavoura!

  1. Aplicação de biocarvão. ...
  2. Plantio em linhas alternadas. ...
  3. Sistemas agroflorestais. ...
  4. Plantio de leguminosas.

"Quando vazado ou jogado no solo, o OLUC provoca a infertilidade do terreno, inutilizando-o tanto para a agricultura quanto para edificações", explica.

De forma orgânica, é possível fazer o processo através de ingredientes caseiros, como casca de ovos triturada, borra de café sem açúcar, casca de banana e outras derivações de alimentos limpos. Isso nada mais é do que uma boa adubação, que repõe os nutrientes da terra e deixa ela pronta para um plantio saudável.

A terra vermelha indica solo de qualidade, por isso é muito bem aproveitada na jardinagem, que é o cultivo de plantas, flores, árvores, hortaliças, dentre outras. Quando os primeiros imigrantes italianos chegaram ao Brasil, instalaram-se em áreas de solo argiloso desenvolvidas sobre basaltos.

Faça drenagem do solo: a compactação do solo pode ser evitada antes do plantio e também durante. Uma receita prática consiste em adicionar um pouco de areia durante o preparo do solo. Se no seu caso, as plantinhas já foram cultivadas, o mais indicado é adicionar composto orgânico ou húmus de minhoca.

Indicadores Físicos: densidade, porosidade, textura, compactação, etc. Químicos: pH, capacidade da troca de cátions (CTC), salinidade, etc. Biológicos: matéria orgânica, diversidade de microrganismos, atividade microbiológica, etc. Visuais: observação do solo, de fotografias aéreas, resposta da planta no solo e outros.

Plantas que gostam de vaso de barro

  • Cactos. Por serem plantas que guardam muita umidade em seu interior e se desenvolvem bem quando expostas ao sol, os cactos são um dos tipos de plantas que gostam de vaso de barro. ...
  • Orquídeas. ...
  • Suculentas. ...
  • Peperômia.

Para fazer a argila caseira, misture o sal, a farinha e o óleo em uma tigela grande e mexa com as mãos. Adicione a água aos poucos, caso contrário a mistura para argila caseira ficará muito mole. Retire a mistura de argila caseira da tigela e amasse bem com as mãos, até conseguir uma consistência sólida mas moldável.

"Simplesmente misturamos argila natural na água que colocamos sobre a areia e criamos uma capa de meio metro no solo que converte a areia em terra fértil", explica Ole Morten Olesen, filho de Kristian e diretor de operações da empresa Desert Control, fundada por seu pai para vender a tecnologia.

Barro: Terra vermelha, amarela ou branca, composta principalmente de alumina e sílica, que é utilizada na fabricação de telhas, tijolos, vasos, potes, argila, greda etc. Terra: solo, sobre que se anda. A parte branda do solo, que produz os vegetais.

O barro mantém a temperatura e a umidade do solo para o plantio de grama. Depois é a hora de iniciar o plantio das placas de leiva. Na colocação, faça uma compactação do gramado usando um socador com um pedaço de tábua embaixo.

Ao adicionar estercos, Bokashi, húmus de minhoca, farinha de osso, composto orgânico, torta de mamona, farinha de sangue e tantos outros adubos orgânicos, procure misturar esse material à terra velha numa camada de no máximo 20 cm, que é a faixa de melhor acesso para as raízes.

Quando as partículas do solo ficam muito próximas, ocorre a chamada compactação. Nesse caso, ele fica duro e seco — e, por consequência, as plantas perdem a cor e a água acumula.

Tchernozion. O solo tchernozion é encontrado na Argentina e na Ucrânia. Trata-se de um solo escuro com grande concentração de matéria orgânica. Esse solo fértil é utilizado, principalmente, para o cultivo de trigo.

O solo argiloso é muito denso, podendo causar problemas graves de drenagem para suas plantas.
...
Há várias maneiras para fazer isso:

  1. Adicionando um fertilizante à base de amônia.
  2. Adicionando enxofre elementar ou sulfato de ferro.
  3. Adicionando farinha de semente de algodão, esfagno, ou outro composto.

Humoso (Orgânico)
Sendo que, é muito fértil visto que possui, em sua composição, matéria orgânica em decomposição, que servem como um adubo para as plantas. Dessa forma, é o solo humoso é o mais recomendado para a agricultura.

Ao cultivar alface em vasos, opte por recipientes de plástico ou grandes sacos de jardim. Não use vasos de barro, pois pode secar facilmente o solo no verão.

Vamos listar aqui boas práticas de recuperação do solo degradado e os benefícios que elas podem trazer à lavoura.

  1. Rotação de culturas. ...
  2. Recuperação de pastagens. ...
  3. Cordões de vegetação permanente. ...
  4. Introdução de leguminosas. ...
  5. Manejo Integrado de Pragas (MIP) ...
  6. Reflorestamento e florestamento. ...
  7. Descarte correto de embalagens.

Como preparar a terra para plantar: dicas principais
A primeira orientação é simples: para deixar o solo pronto para o plantio, o ideal é fazer uma mistura entre compostos orgânicos e inorgânicos. Os orgânicos são formados pela decomposição de microrganismos, animais ou vegetais, como húmus de minhoca.