Como treinar para ser velocista?

Perguntado por: lfreitas . Última atualização: 18 de janeiro de 2023
4.4 / 5 14 votos

Veja como fazer: Aumente a velocidade nos primeiros metros. Certifique-se de manter uma postura inclinada e com pequenos passos. Aumente gradativamente a velocidade, a força e a amplitude dos seus passos. Ao mesmo tempo, seu contato com o chão ficará cada vez menor.

Os 10km também é uma distância muito boa para se desenvolver no quesito velocidade. Isso porque o tempo de corrida – que pode variar de 35 minutos até 1h30 entre amadores – acaba não sendo um volume tão inalcançável para um iniciante, se comparado a uma meia maratona (21 km) ou maratona (42 km), por exemplo.

Segundo pesquisas, os homens normalmente correm a uma média de 9,4 km/h hora, enquanto as mulheres correm a uma média de 8,4 km/h.

7 Dicas para ganhar velocidade na corrida

  1. Use roupas e equipamentos adequados. ...
  2. Aqueça e alongue. ...
  3. Cuide da postura. ...
  4. Realize passadas rápidas. ...
  5. Enfrente subidas. ...
  6. Invista em caminhadas. ...
  7. Descansar também é importante.

Faça exercícios de equilíbrio para aumentar sua agilidade de modo geral. Isso não só poderá fortalecer os músculos, mas também o ajudará a focar a atividade nos pequenos detalhes. Tente ficar de pé, apoiado em uma só perna, com a outra estendida à sua frente.

Ele recomenda alongar após a corrida, para ajudar no relaxamento muscular, mas, caso o atleta se sinta bem alongando antes de correr, o ideal é realizar os exercícios de modo leve, sem estirar demais as estruturas. “Os membros superiores ajudam no equilíbrio do corpo e na mecânica do movimento completo da corrida.

Mas o homem mais rápido do mundo tem 80% da musculatura composta por fibras rápidas. Os competidores dos 100 metros rasos, em geral, pesam entre 90 e 100 kg. Por isso, quando passam pela etapa de aceleração da corrida, devem fazer contrações muito potentes dos quadríceps (coxas) para acelerar rapidamente o corpo.

O recorde mundial estabelecido hoje pelo jamaicano Usain Bolt nos 100m rasos rendeu ao atleta um prêmio de US$ 160 mil.

Aumente a quantidade de sprints ao longo do tempo
Uma dica é elevar a quantidade de sprints a cada 2 ou 3 semanas de prática, mas isso vai depender de sua capacidade. O máximo pode chegar até 8 sprints de 30 segundos por treino.

Pisar com o antepé significa aterrissar no chão primeiro com a parte da frente do pé (“peito” do pé) e, a seguir, tocar o calcanhar no solo. O segredo está em correr com o corpo ligeiramente inclinado para frente, o pé alinhado ao centro do corpo e a pisada com uma leve flexão do joelho, evitando os impactos lesivos.

Bolt chegou a uma velocidade média de 37,4 km/h nos Jogos Olímpicos de Londres (2012), com o tempo de 9,63 s e uma máxima de 44 km/h. A velocidade de um corredor varia durante toda a prova. A técnica utilizada na largada, meio e fim da prova também foram bastante aperfeiçoadas na busca por milésimos de segundos.

Colocando essa teoria na prática, um fã do anime decidiu completar o treino do herói, realizando 100 flexões, 100 abdominais, 100 agachamentos e uma corrida de 10 km por dia num período total de 100 dias — diferente do anime, que cita que o protagonista teria treinado durante três anos.

É recomendado que seu tempo atual nos 5K seja no máximo 35 minutos, caso contrário talvez não consiga cumprir o treino proposto. Caso não se enquadre nos quesitos acima, recomendamos continuar treinando um pouco mais leve até atingir e então partir para as recomendações abaixo.

Desde então, pesquisadores investigam a meta de 10 mil passos por dia. O fato de alguns estudos terem mostrado que essa quantidade de passos faz bem para o coração, melhora a saúde mental e até reduz o risco de diabetes, explica, até certo ponto, por que continuamos com esse número arbitrário.

E por aí vai mas lembre que você, corredor, é a peça fundamental para realizar o melhor Pace", afirma Dias. "Se você já começou a correr e quer saber um tempo ideal para esse início, é possível dizer que o ideal é correr os 10 km abaixo de 1 hora, ou seja, num Pace de aproximadamente 6 minutos por km.